Tesoura-do-campo (Alectrurus risora) é uma especie de ave da família dos Tyrannidae que pertence ao gênero dos Alectrurus.
Poleiros em grama alta ou em cercas de arame. Caça em voo, no solo ou entre gramíneas. Os machos fazem impressionantes voos nupciais a partir de julho.
No outono e inverno formam-se grupos de até 30 indivíduos entre juvenis e adultos. A espécie é polígama , os machos mantêm território onde se reproduzem com até quatro fêmeas.
Hoje no blog dos pássaros vamos trazer aos nossos leitores algumas informações sobre essa maravilhoso pássaro e origem.
Características do tesoura-do-campo
O tesoura-do-campo mede 20 cm de comprimento, os machos em período reprodutivo, com sua cauda longa podem medir 31 cm. 6 Pesa em média 21 a 25 g , o bico é rosa amarelado. A base da mandíbula é amarelada. Pernas cinza escuro.
Íris marrom. O macho tem cabeça preta e parte superior com penas com bordas ocráceas, Garupa cinza, a garganta é branca, mas perde as penas na época de reprodução, expondo a pele vermelho-salmão.
Larga faixa preta com penas com bordas ocres no peito, a região ventral é esbranquiçada, asas marrons com penas com bordas esbranquiçadas.
Cauda marrom e ocre, com duas penas pretas extraordinariamente alongadas emergindo do crissume são curvados (de modo que ficam perpendiculares e abaixo do resto da cauda), que se reduzem à raque na base, mas com o resto da palheta muito larga.
Habitat do tesoura-do-campo
Em áreas anteriormente habitadas no nordeste da Argentina era parcialmente migratório, com aves chegando à província de Buenos Aires ao sul durante a época de reprodução e ao Brasil nos invernos; mas hoje, com a redução do seu habitat, é quase invariavelmente residente.
No Paraguai o tesoura-do-campo é sedentário, permanecendo mesmo quando os campos são queimados.
Habita pastagens húmidas, nas proximidades de estuários ou pântanos, até 500 m acima do nível do mar. Aparentemente requer pastagens relativamente altas, entre 1 e 1,5 m.
Reprodução do tesoura-do-campo
A nidificação ocorre entre meados de setembro e meados de janeiro. Constrói um elaborado ninho em forma de hemisfério, feito de fibras vegetais, inflorescências, raízes e caules.
Internamente, forrado com fibras finas, cabelos e penas. Escondido no solo ou em baixa altura. Ninhos foram registrados em tacurús cobertos de grama .
A construção leva de 7 a 11 dias. São postos três ovos ovóides, de cor branca cremosa, com tamanho médio de 22 x 17 mm. O período de incubação é de 16 dias. A permanência dos filhotes no ninho varia entre 12 e 15 dias. Somente a fêmea constrói o ninho, incuba e cria os filhotes.
Alimentação do tesoura-do-campo
A dieta do tesoura-do-campo consiste em insetos : aranhas, lagartas de lepidópteros , libélulas , efêmeras , mantídeos , dípteros e ortópteros .
Canto do tesoura-do-campo
É praticamente silencioso na maior parte do tempo, mas algumas chamadas discretas foram gravadas.