Tesourinha: características, alimentação, reprodução, canto e hábitos
A tesourinha (Tyrannus savana) é uma espécie inconfundível pertencente a família Tiranídeos conhecido também como tesoura, tesoureira, tesoureiro e tesourinha-do-campo.
Hoje no blog dos pássaros vamos trazer aos nosso leitores algumas informações sobre essa maravilhosa ave e origem.
Além disso, este pássaro possui um capuz negro e a longa cauda que é maior do que o próprio corpo.
Nos machos a cauda é mais longa do que nas fêmeas, diferença visível quando as aves estão próximas.
As tesourinhas costumam habitat em áreas abertas, parques urbanos ou mesmo áreas residenciais, onde são vistas muitas vezes realizando voos acrobáticos que saem de um galho onde ficam empoleiradas para capturar insetos no ar.
E como qualquer bom defensor da sua prole, a tesourinha é reconhecidamente uma agressiva defensora de seu ninho, atacando quase qualquer ave que sobrevoe seu território, com relatos de agressões a falcões-de-coleira (Falco femoralis) e quiriquiri (F. sparverius).
Características da tesourinha
Apesar de não ser colorido, a facilidade e graça do voo e a distribuição das cores são muito marcantes.
O capuz é preto, tem uma cor amarela no meio da tampa, na maioria das vezes escondido, destaca-se contra a garganta e as partes inferiores brancas.
Reprodução da tesourinha
A época de reprodução da tesourinha é entre setembro e dezembro.
Os pais preferem construir seus ninhos na savana.
O tamanho da ninhada é de 1 a 3 ovos, a incubação dura em média 13,6 dias, e após 15 dias os filhotes saem do ninho.
Os filhotes nascem no final do ano e voam para o norte em fevereiro/março, na segunda grande migração da espécie.
Todos seguem para a parte norte do continente, onde passarão o outono/inverno do sul.
O par constrói um ninho fino, aberto e em forma de tigela de galhos mal empilhados.
A taxa de sucesso dos ovos é de 39,2%, é comum que filhotes e ovos sejam derrubados pelo vento, os pais se revezam na criação dos filhotes.
Os ovos têm 22,2 mm de comprimento e 15,8 mm de largura e pesam 3,2 g.
Alimentação
A tesourinha se alimenta de frutos durante a época de migração, dispersa os frutos de visco no cerrado com sua semente característica onde se destaca um pé pegajoso.
A polpa dos frutos circundantes é uma das principais fontes de abastecimento ao migrar para o norte , mas como contém a semente que não pega, alisa o bico nos galhos e deixa a semente do próximo visco grudada.
Em vôo atinge Agilidade de grandes, muda de direção facilmente ao perseguir uns aos outros ou presas (insetos).
Habitat
Habita áreas de campos e cerrados, embora já em setembro, apesar da migração em grupo, os machos apresentem seu voo territorial característico, voando em espirais com as asas e cauda abertas, emitindo simultaneamente um canto longo e rápido que termina com três ou quatro notas mais espaçadas.
Localmente eles procuram áreas abertas (daí a razão da savana em seu nome científico), pastagens e áreas cultivadas onde ficam isolados em postes, postes, arames e árvores.
Eles também pode procurar florestas ou mesmo cidades.
Canto do tesourinha
Dimorfismo sexual
Há um leve dimorfismo sexual, com os machos apresentando grande alongamento da cauda, principalmente das duas penas mais externas.
É fácil ver esta ave em pastagens e áreas cultivadas nesta época do ano. Em outro, desaparece completamente.
E isso é um fato, pois as tesourinhas migram, às vezes para o sul, às vezes em busca do norte (geralmente para escapar do inverno). Mas quando são graciosos, geralmente são bem numerosos.
De longe, lembram um bando de andorinhas no céu.
E embora não seja chamativo (no sentido de cores), chama a atenção pelo graça do voo e, claro, pela cauda em forma de tesoura (que lhe dá o nome).
Fotos da tesourinha
Hábitos
Embora migrem em grupos, já em setembro os machos mostram seu voo territorial característico, voando em espirais com as asas e cauda abertas enquanto emitem o canto longo e rápido que termina em três ou quatro tons mais espaçados.
Localmente, eles forrageiam para áreas abertas, como as savanas (daí o nome científico de savana), pastagens e áreas cultivadas onde pousam em postes de cercas, postes, arames e árvores ocasionais.
Você também pode pesquisar na floresta ou mesmo nas cidades.