Tetraz da montanha ( Terathopius ecaudatus ) é uma águia de tamanho médio da família de pássaros Accipitridae é o único membro do gênero Terathopius
Ocorre em grande parte da África subsaariana e habita paisagens de savana aberta ou semi-aberta. O menestrel alimenta-se principalmente de aves e mamíferos de pequeno a médio porte, que caça, mas também de carniça.
Hoje no blog dos pássaros vamos trazer aos nosso leitores algumas informações sobre essa maravilhoso pássaro e origem.
É notável por suas incursões estendidas, relativamente baixas, “jigging”, mantendo suas asas em um V profundo e balançando de um lado para o outro. Além disso, a exibição acrobática do namoro é bastante espetacular.
Características do tetraz da montanha
O tetraz da montanha é uma ave de rapina relativamente grande que é semelhante em físico ao abutre do Velho Mundo , mas está relacionado com a águia de dedos curtos.
O comprimento do corpo varia entre 55 e 70 cm, sendo a cauda extremamente curta, o que também é indicado pelo epíteto do nome científico ( ecaudatus = sem cauda). em adultos Os pássaros têm os pés esticados sobre a cauda durante o vôo.
No entanto, as asas, com as quais atinge envergaduras de 168 a 190 cm, são excepcionalmente longas e, aos 25 segundos, têm mais do que qualquer ave de rapina.
As bordas traseiras da asa do braço formam um grande arco, enquanto a asa da mão é relativamente curta e pontiaguda. A cabeça parece grande, com longa plumagem na nuca que pode ser erguida em forma de capuz. O peso está entre 1820 e 2950 g.
Os sexos são semelhantes, mas podem ser distinguidos com relativa facilidade devido aos secundários cinzentos das fêmeas. As fêmeas também são em média 6% maiores que os machos.
Reprodução do tetraz da montanha
A fêmea põe um único ovo que incuba por 42 a 43 dias. Leva mais 90 a 125 dias antes que o filhote esteja pronto para voar.
Os galos da montanha ficam com seus companheiros por toda a vida e continuam a usar o mesmo ninho por vários anos. Aves sem parceiros (presumivelmente de uma primeira ninhada) às vezes ajudam no ninho.
Alimentação do tetraz da montanha
A presa do tetraz da montanha são principalmente outras aves, como pombos ou pequenos mamíferos . Os galos da montanha também comem carniça.
Habitat do tetraz da montanha
O tetraz da montanha habita paisagens abertas e semi-abertas, como pastagens , savanas secas e arbustivas até matas esparsas e secas .
Por outro lado, está ausente em florestas fechadas e áreas úmidas, mas também pode ser observado em seus voos prolongados de forrageamento sobre esses ou outros habitats .
A distribuição de altitude está entre o nível do mar e 4500 m, mas principalmente abaixo de 3000 m.
Canto do tetraz da montanha
O tetraz da montanha geralmente não gosta muito de chamadas. Vocalizações podem ser ouvidas especialmente durante o namoro, mas também em caso de perigo ou discussões.
As chamadas principais são um schaaa-ah rouco ou um kau-or latindo . Eles podem ser ouvidos tanto de aves sentadas quanto de cortejantes, mas também de malabaristas perseguindo presas de outras espécies.
Eles são barulhentos e carregam longe e geralmente são trazidos para a frente com a cabeça jogada para trás. Em sua intensidade mais alta, eles lembram o chamado da Águia-pesqueira-africana .