Tetraz-das-pradarias: reprodução, alimentação, habitat, curiosidades e riscos de extinção
O tetraz-das-pradarias (Tympanuchus cupido) é uma ave galiforme do grupo dos tetrazes pertencente a família Phasianidae conhecido como galo-das-pradarias-grande ou galinha da pradaria.
Hoje no blog dos pássaros vamos trazer aos nosso leitores algumas informações sobre essa maravilhoso pássaro e origem.
O tetraz-das-pradarias é uma ave incomum e cada vez mais rara, nativa das planícies do meio-oeste americano.
Notável por flashes de cores chamativas e sua dança de acasalamento sincera, esta ave tem muitos admiradores e amigos no mundo das aves.
A redução do habitat e a caça têm causado danos significativos à população selvagem dessas aves. Várias subespécies estão extintas ou ameaçadas de extinção.
E a União Internacional para a Conservação da Natureza e dos Recursos Naturais (IUCN) declarou as espécies criticamente ameaçadas de extinção em 2008, observando uma tendência contínua de queda na população.
Reprodução do tetraz-das-pradaria
Durante a estação de acasalamento de tetraz-das-pradaria, vários machos podem dançar na mesma área, na esperança de atrair um companheiro entre as fêmeas próximas.
Além disso, durante a dança, o pássaro pula ou cambaleia, mantendo a cabeça baixa, inchando um tufo de penas na cabeça e inflando repetidamente os sacos alaranjados da garganta.
A dança desta ave é acompanhada de música, o macho faz uma chamada suave e baixa.
Os tetraz-das-pradarias acasalam em março e abril, com os ovos eclodindo em cerca de três semanas e antes de chocar, os ninhos enfrentam vários perigos das espécies concorrentes e do meio ambiente.
Isso porque os ninhos são construídos no terreno, tornando-os vulneráveis às fortes chuvas de primavera nas pradarias.
Alimentação
O tetraz-das-pradaria se alimentava principalmente de uma grande variedade de plantas e também insetos.
Habitat
Eles eram muito comuns em seu habitat durante o período colonial, mas como aves galináceas foram extensivamente caçados por colonos para alimentação e foram extintos em 1932.
Curiosidades sobre o tetraz-das-pradarias
Algumas terras de expansão, ou leks, estão em uso há mais de um século e são consideradas ancestrais, enquanto outras, estabelecidas mais recentemente, são chamadas de terras satélites.
Quando sua população é baixa, a maioria dos machos se reúne em áreas ancestrais, mas durante os períodos de maior população, as áreas satélites podem conter muitos machos (especialmente os mais jovens).
Os territórios masculinos dentro do terreno em expansão parecem estar alinhados com características do terreno, como depressões, drenos, cercas, esterco de vaca e rastros de rodas.
Alterar essas características pode fazer com que os machos mudem as formas de seus territórios.
Riscos de extinção do tetraz-das-pradaria
A redução do habitat e a caça têm causado danos significativos à população selvagem dessas aves, e várias subespécies estão extintas ou ameaçadas de extinção.
Fotos do tetraz-das-pradaria
Distribuição geografica
Esta espécie de ave é nativa da América do Norte, existiam desde o Canadá, até o sul dos Estados Unidos.
No emanto, hoje está limitada a áreas pequenas no norte dos EUA, essa espécie está na categoria em perigo pela IUCN.