Tetraz-grande: características, comportamento, alimentação e extinção
O tetraz-grande (Tetrao urogallus) é uma ave do grupo dos tetrazes, pertencente a família Phasianidae esta ave mede aproximadamente 86 cm e apresenta coloração inteiramente escura e marrom, peito com reflexos verdes e manchas vermelhas ao redor dos olhos.
Hoje no blog dos pássaros vamos trazer aos nosso leitores algumas informações sobre essa maravilhoso pássaro e origem.
Além disso, este grande pássaro de caça foi totalmente exterminado na Europa Ocidental até recentemente.
No entanto, ele foi reintroduzido com sucesso, voltando a distribuir-se por toda a Europa, ainda que de modo irregular, e existe também uma população na Escandinávia.
Características do tetraz-grande
O tetraz-grande macho pode chegar até 90 cm, pesando 8 kg, já a fêmea é menor e menos pesada.
Além disso, essas aves apresentam e exibem dimorfismo sexual muito explícito. No entanto, esta espécie tem uma cor escura no corpo, azuis e verdes iridescentes e um vermelho brilhante ao redor dos olhos.
E no caso dos machos, possuem uma luxuriante cauda em leque para atrair a atenção das fêmeas.
A fêmea se assemelha ao Galo Lira, mas é maior que ela e tem uma cor marrom mais vibrante. Em suma, são animais muito territoriais e têm uma distribuição paleártica por serem uma espécie não migratória.
Comportamento do tetraz
O comportamento do tetraz-grande é bastante peculiar, as fêmeas quando estão de crias, costumam andar em bandos matriarcais para procurar alimentos.
Com relação, os machos vivem solitários, ele são animais muito territoriais, principalmente os machos.
Além disso, os machos desta espécie produzem um som atraente, mas incomum, ou seja, emitem um som semelhante a um arroto, seguido de uma espécie de grito.
A perdiz é considerada promíscua e polígama. Portanto, as fêmeas mostram uma preferência por machos dominantes em termos de exibição.
Portanto, esses machos são responsáveis pela maioria das cópulas entre as fêmeas.
Alimentação
A alimentação do tetraz-grande é baseada no consumo de pinhas na maior parte do ano.
Com relação aos seus hábitos alimentares variam sazonalmente, isto é no inverno eles se alimentam dos frutos dos pinheiros ou de bagas de zimbro.
Eles também se alimentam de folhas, caules, musgos e bagas na primavera e no verão. Por outro lado, os jovens também se alimentam de invertebrados como aranhas, formigas e besouros.
Fotos do tetraz-grande
Extinção do tetraz-grande
A tetraz-grande é extremamente exterminada, antes da segunda metade do século 20, as práticas florestais levaram à extensão de alcance e alta conectividade.
Portanto, os habitats conectados provavelmente funcionaram como metapopulações durante esse período.
Em breve, as populações de perdizes negras estão diminuindo na maior parte de sua distribuição na Europa Central devido à degradação do habitat e à invasão humana.
O projeto Life está a trabalhar para restaurar este habitat e melhorar o estado de conservação desta espécie.
Por isso, é importante manter regiões de mata e áreas abertas com mirtilos, uma das principais culturas de que se alimentam.
Isso porque ninhos próximos ao solo aumentam o risco de serem vítimas de predadores como lobos ou javalis.
Além disso, o aquecimento global está fazendo com que as aves migrem para o norte e reduza certas populações.