Tetraz-lira: caraterísticas, comportamento, habitat e estado de conservação
O tetraz-lira (Lyrurus tetrix) é uma ave silvestre da família dos tetrazes, conhecido como lira do norte, galo-lira ou perdiz preta eurasiana.
Hoje no blog dos pássaros vamos trazer aos nosso leitores algumas informações sobre essa maravilhoso pássaro e origem.
Além disso, esta é uma espécie sedentária, que se estende por todo o Paleártico em charnecas e habitat de estepe durante a reprodução, muitas vezes perto de áreas arborizadas.
O tetraz-lira passa o inverno empoleirado em densas florestas, alimentando-se quase exclusivamente de folhas de coníferas.
Caraterísticas do tetraz-lira
O tetraz-lira é uma ave grande com machos em torno de 60 cm de comprimento e pesando de 1.100 a 1.250, às vezes até 2.100 g.
A plumagem extravagante dos machos é predominantemente preta com sombreamento azul profundo na nuca e nas costas, contrastando com a linha branca das asas e coberturas infracaudais e a pele vermelha nua sobre cada olho.
Além disso, a fêmea é marrom-acinzentada e tem um chamado cacarejante ou chilreante, ela assume total responsabilidade pela nidificação e cuidado dos filhotes, como acontece com a maioria dos Galliformes.
Comportamento
No início da primavera, os machos se reúnem ao amanhecer para se exibir, abrindo suas caudas profundamente bifurcadas e afofando suas coberturas infracaudais brancas enquanto emitem um chamado baixo e animado.
Habitat
O habitat varia de acordo com a distribuição, mas geralmente prefere florestas mais abertas e bordas de florestas, estepes, charnecas e pântanos.
Nas partes do sul da cordilheira, como os Alpes, prefere florestas mais densas com povoamentos de árvores coníferas.
Distribuição geografica
O tetraz-lira é uma ave que pode ser encontrado na Estônia e em toda a Rússia . Na Europa Oriental, pode ser encontrado na Hungria, Letônia, Lituânia, Polônia, Bielo-Rússia, Romênia e Ucrânia.
Além disso, há uma população nos Alpes e remanescentes isolados na Alemanha, França, Bélgica e Holanda.
Estado de conservação do tetraz-lira
Embora esta espécie tenha diminuído na maior parte de sua distribuição na Europa Ocidental, ela não é considerada ameaçada de extinção em todo o mundo devido à grande população, estimada em uma população global de 15 a 40 milhões de indivíduos, e à lenta taxa de declínio.
Seu declínio se deve à perda de habitat, perturbação, predação por raposas, corvos, etc., e a extinção gradual de pequenas populações.