Tico-tico-de-barrete-ruivo ( Atlapetes pileatus ) é um pássaro da família dos pardais americanos dentro da ordem Atlapetes.
É endêmica das regiões montanhosas do México . A espécie está diminuindo em número, mas o estoque ainda é considerado viável .
Hoje no blog dos pássaros vamos trazer aos nosso leitores algumas informações sobre essa maravilhoso pássaro e origem.
Características do tico-tico-de-barrete-ruivo
O tico-tico-de-barrete-ruivo é um pardal de 14,5–16,5 cm de comprimento, distinto dentro de sua área com partes superiores verde-oliva.
A partes inferiores principalmente amarelas (com fuligem nos flancos) e uma crista marrom-ferrugem que contrasta com as coberturas das orelhas escuras.
O pássaro jovem se assemelha ao adulto, mas não tem a crista marrom-ferrugem, tem faixas nas asas claras e também é mais claro por baixo. A subespécie dilutus é mais leve e maior que a forma nominal.
Habitat do tico-tico-de-barrete-ruivo
O habitat principal do tico-tico-de-barrete-ruivo são os matagais e vegetação rasteira da área úmida de ocorrência de pinheiros e carvalhos nas terras altas mexicanas.
Ocorre em altitudes de 900 a 3.500 m acima do nível do mar ( BirdLife International relata que geralmente está na faixa de 1.300 a 3.400 m acima do nível do mar).
Reprodução do tico-tico-de-barrete-ruivo
Não há muita informação sobre nidificação, reprodução e criação de filhotes. A época de reprodução vai de abril a agosto.
Ninho em forma de copinho, feito principalmente de capim seco; um ninho examinado foi colocado 0,6 m acima do solo entre vegetação densa. 2 ovos em ninhada.
Alimentação do tico-tico-de-barrete-ruivo
O tico-tico-de-barrete-ruivo uma espécie onívora. Come vários tipos de insetos e sementes. Forrageia no chão ou logo acima da superfície.
Canto do tico-tico-de-barrete-ruivo
A música consiste de uma a duas notas finas seguidas por quatro trinados, às vezes estendidas em uma broca. O som é traduzido na literatura inglesa como um “chik” agitado ou “chi-chi-chi-chi”.