Tico-tico-de-bico-amarelo ( Arremon flavirostris ) é uma espécie de passeriforme da família Passerellidae endêmica do centro-leste do Brasil.
Descrita pela primeira vez em 1838. Ocorre em grandes áreas de florestas caducifólias, secas e úmidas, na parte central da América do Sul.
Hoje no blog dos pássaros vamos trazer aos nosso leitores algumas informações sobre essa maravilhoso pássaro e origem.
Juntamente com o besouro verde-oliva, pertence à espécie mais meridional do gênero Arremon. É uma espécie de menor preocupação.
Características do tico-tico-de-bico-amarelo
O nome do tico-tico-de-bico-amarelo vem de seu “bico amarelado “. A cabeça do macho adulto é quase toda preta, com um supercílio branco de cima do olho até a nuca.
O pescoço é cinza e as costas, asas e cauda são verdes. Sua parte inferior é branca com bordas acinzentadas e uma estreita faixa preta na parte superior do tórax. A fêmea adulta é semelhante, mas mais opaca no geral.
A parte inferior da fêmea é amarelada com flancos marrons. Os juvenis são semelhantes aos adultos, mas mais opacos.
O comprimento da espécie é de 15 a 16,5 cm. Os pesos médios de 27 espécimes de três populações foram de 23,6 a 28,1 g.
Habitat do tico-tico-de-bico-amarelo
O tico-tico-de-bico-amarelo habita principalmente a floresta tropical decídua , tanto primária quanto secundária.
É freqüentemente encontrado perto de bordas de florestas, aberturas internas e ao longo de cursos d’água. Em elevação, varia do nível do mar até 1.400 m.
Reprodução do tico-tico-de-bico-amarelo
Existem poucos dados sobre a reprodução desta espécie, eles vêm de um ninho examinado de A. f. polionotus de 1909.
O ninho estava bem escondido no tronco apodrecido de uma árvore caída, feito de folhas de mimosa e capim ralo. Dois ovos de 24 por 17 mm em ninhada com numerosas manchas avermelhadas.
Alimentação do tico-tico-de-bico-amarelo
O tico-tico-de-bico-amarelo tem como principal habitat o sub-bosque da Mata Atlântica , matas de galeria e margens de matas equatoriais úmidas , sendo também encontrado em matas secundárias.
Estado de conservação do tico-tico-de-bico-amarelo
Na Lista Vermelha de Espécies Ameaçadas da IUCN , o tico-tico-de-bico-amarelo é classificado como de menor preocupação (LC ). O tamanho da população não foi estimado, mas esta ave é descrita como bastante comum.
Devido à falta de evidências de declínios ou ameaças significativas à espécie, a BirdLife International considera a tendência populacional estável.