Tico-tico-de-bico-laranja (Arremon aurantiirostris) é uma espécie de passeriforme da família Passerellidae que pertence ao gênero dos Arremon.
Listado na Lista Vermelha da IUCN como uma espécie de menor preocupação.
Hoje no blog dos pássaros vamos trazer aos nosso leitores algumas informações sobre essa maravilhoso pássaro e origem.
Ele vive em florestas úmidas tropicais e subtropicais bastante densas, geralmente nas terras baixas.
Características do tico-tico-de-bico-laranja
Os indivíduos adultos atingem um comprimento entre 14,5 e 16,5. Não há dimorfismo sexual aparente. Suas características são inconfundíveis: o bico é laranja brilhante, a cabeça é preta, com uma espessa linha supra-ocular branca.
Na parte central da coroa há uma linha cinza discreta. A garganta e a frente do pescoço são brancas, enquanto as laterais do pescoço e a nuca são cinza.
No peito há uma característica faixa preta muito grossa. O ventre é branco com flancos acinzentados. As partes dorsais (costas, asas e cauda) são de cor azeitona escura, com uma mancha amarela —nem sempre evidente— na espádua.
O tico-tico-de-bico-laranja juvenis têm o bico escuro e toda a plumagem é verde-oliva escura, com a garganta mais pálida. Em todos os casos, as pernas são cor de carne.
Habitat do tico-tico-de-bico-laranja
Vive em florestas tropicais úmidas bastante densas, ou em áreas adjacentes de crescimento secundário, geralmente em áreas baixas, embora na Costa Rica possa atingir 1.200 m de altitude.
Prefere arbustos ou solo para alimentação. Alimenta-se de sementes, insetos e frutas, podendo formar casais ou pequenos grupos.
Reprodução do tico-tico-de-bico-laranja
O tico-tico-de-bico-laranja se reproduzem de abril a agosto. Eles constroem um ninho no chão, um tronco ou um buraco. É uma estrutura grosseira coberta, feita de folhas, radículas, fibras e coberta com folhas de samambaias ou Selaginella .
As fêmeas põem dois ovos brancos com algumas pequenas manchas marrons ou pretas.
Alimentação do tico-tico-de-bico-laranja
O tico-tico-de-bico-laranja alimentam principalmente de sementes, insetos, frutas.
Estado de conservação
A espécie tem uma grande área de distribuição, mas acredita-se que esteja diminuindo em número, embora não o suficiente para ser considerada ameaçada de extinção.
A União Internacional para Conservação da Natureza IUCN, portanto, lista as espécies como viáveis (LC). A população é estimada em cerca de 50.000 a meio milhão de indivíduos adultos.