Tico-tico-tricolor: caraterísticas, habitat, reprodução ealimentação
Tico-tico-tricolor (Atlapetes tricolor) é uma especie de ave da família dos Passerellidae que pertence ao gênero dos Atlapetes.
Endêmico com pequena distribuição na parte noroeste da América do Sul, nas encostas dos Andes . É considerada uma espécie de menor preocupação.
Hoje no blog dos pássaros vamos trazer aos nossos leitores algumas informações sobre essa maravilhoso pássaro e origem.
Características do tico-tico-tricolor
O tico-tico-tricolor é uma ave pequena com bico preto de tamanho médio e grosso na base. A maxila e a mandíbula são ligeiramente curvadas. Íris com uma tonalidade marrom-avermelhada distinta.
Pernas acinzentadas a pretas escuras. Os lados da cabeça são pretos. A testa, coroa e occipital são amarelos. Garganta, barbela, parte inferior do pescoço, peito e parte superior do ventre amarelos.
Parte superior do corpo verde-oliva a cinza escuro. A parte inferior do abdômen, flancos e garupa adquirem cor verde-oliva. Cauda enegrecida. As capas e asas são cinza escuro com penas com bordas verde-oliva.
Sem dimorfismo sexual . Os juvenis têm um gorro opaco e escuro e enferrujado, dorso marrom-escuro e partes inferiores do corpo acastanhadas.
Subespécie Crassustem um bico ligeiramente maior, uma parte superior do corpo mais escura, uma faixa amarelo-dourada no topo da cabeça e uma parte inferior do corpo mais intensamente verde-oliva. Comprimento do corpo com cauda 16–18 cm; peso corporal 29,5–40 g.
Habitat do tico-tico-tricolor
O tico-tico-tricolor é uma espécie endêmica . Seu habitat principal são matagais, florestas secundárias, bordas de floresta úmida e raras florestas nubladas.
A subespécie nomeada ocorre em altitudes de 700 a 3.050 m acima do nível do mar, enquanto A. t. crassus ocorre em altitudes de 600 a 2.300 m acima do nível do mar ( BirdLife International fornece uma faixa de altitude de 700 a 2.200 m acima do nível do mar).
Distribuição geografica
O tico-tico-tricolor ocorre apenas em uma pequena área na parte noroeste da América do Sul. A subespécie nomeada ocorre nos Andes orientais do Peru central, desde a região de La Libertad até as regiões de Cuzco e Junín.
O tico-tico-tricolor habita as encostas dos Andes do Norte, desde o departamento de Antioquia, na Colômbia, ao sul, até as províncias de Esmeraldas, El Oro, Azuay, Cotopaxi e Loja no Equador.
Reprodução do tico-tico-tricolor
Não há muitas informações sobre nidificação, reprodução e criação de filhotes. Um ninho examinado tinha formato de xícara e foi colocado próximo ao solo em um toco podre; dentro havia um ovo branco com manchas densas.
Alimentação do tico-tico-tricolor
Não há informações sobre os detalhes da dieta. Alimenta-se em alturas de 1 a 10 m acima do nível do solo, geralmente acima de 5 m.
Estado de conservação
Na Lista Vermelha de Espécies Ameaçadas da IUCN , desde 2016 o tico-tico-tricolor e o matagal-pintado-dourado ( A. t. crassus ) são classificados como espécies separadas; ambos são classificados como de menor preocupação (LC ).
A área de ocorrência, segundo estimativas da BirdLife International, abrange 78,8 mil. km² para o matagal das orelhas pretas e 85,6 mil km² para o matagal com manchas douradas.