O tiê-galo (Loriotus cristatus) é uma ave pertencente á família Thraupidae, conhecido também como galo-de-bando, gurundi-preto, xau-preto e gurricha (Pará).
Hoje no blog dos pássaros vamos trazer aos nosso leitores algumas informações sobre essa maravilhoso pássaro e origem.
Além disso, esta espécie é encontrada na copa de florestas úmidas, onde normalmente associa-se à bandos mistos.
Subespécies
– Loriotus cristatus cristatus: encontrado na Guiana Francesa e no norte do Brasil; ao norte do Amazonas;
– Loriotus cristatus pallidigula: encontrado no norte do Brasil; no leste do estado do Pará, no baixo Rio Tocantins;
– Loriotus cristatus brunneus: encontrado no leste do Brasil do estado de Pernambuco até o norte do estado de Santa Catarina.
– Loriotus cristatus cristatellus: encontrado da porção tropical do sudeste da Colômbia até o nordeste do Peru, sul da Venezuela e noroeste do Brasil;
– Loriotus cristatus huarandosae: encontrado no norte do Peru na região dos Vales dos rios Chinchipe e Marañón;
– Loriotus cristatus intercedens: encontrado no leste da Venezuela e no leste da região Bolívar, na Guiana e no Suriname;
– Loriotus cristatus fallax: encontrado do sul da Colômbia na região sudeste de Nariño até o leste do Equador e nordeste do Peru;
– Loriotus cristatus madeirae: encontrado no Brasil ao sul do Amazonas, da região de Tefé até o Rio Xingu e o estado de Mato Grosso;
Características do tiê-galo
O tiê-galo mede 15 centímetros, o macho é preto com uma distintiva crista laranja-avermelhada, uma mancha rosada ou creme na região gular e uropígio marron.
Com relação a fêmea da espécie é toda marrom e apresenta um característico anel periocular claro, ele pode ser diferenciada da fêmea de tiê-preto por apresentar a coloração mais clara (canela) e por possuir as extremidades das retrizes pontudas e não arredondadas como na fêmea de (Loriotus coronatus).
Esta espécie de ave possui a coloração preto, com o topete e queixo laranja-avermelhado, eles também possuem uma pequena mancha branca nos ombros e o uropígio pardo.
E as fêmeas são marrom-oliva uniforme, há subespécies cujas variações estão nas cores do topete, queixo e uropígio dos machos.
Reprodução do tiê-galo
O tiê-galo faz ninho na forma de uma cestinha, no sub-bosque da floresta.
Alimentação
Esta espécie de ave busca insetos ativamente na folhagem, bem acima do solo, alimentando-se também de frutos.
Hábitos
Distribui-se nas camadas média e superior de florestas úmidas de terra firme e várzea, com menor frequência em bordas de matas, matagais e pequenas clareiras adjacentes.
Ele vive aos pares ou em pequenos grupos familiares e acompanha quase sempre bandos mistos de outras aves.
Canto do tiê-galo
O canto do tiê-galo é uma série de trinados rápidos e agudos.
Fotos do tiê-galo
Distribuição geográfica
O tiê-galo esta presente em toda a Amazônia brasileira, em direção sul até o Mato Grosso e Goiás, e na região costeira que se estende do Pernambuco ao Paraná.
Ele também é encontrado em todos os demais países amazônicos Guianas, Venezuela, Colômbia, Equador, Peru e Bolívia.