Tijerila: espécies, características, alimentação, habitat e canto
A tijerila ( Xenopsaris albinucha) é uma espécie de ave pertencente á família Tityridae, é uma ave pequena cinza e branca com contrastante chapéu preto.
Além disso, os machos são cinza nas costas e brancos no ventre, nuca e loros brancos ambos visíveis a distância, a plumagem da fêmea é semelhante, porém é mais amarronzada nas costas com chapéu castanho.
Hoje no blog dos pássaros vamos trazer aos nosso leitores algumas informações sobre essa maravilhoso pássaro e origem.
A tijerila é encontrado em savanas úmidas e matas ralas, frequentemente próximo d’água; evita densa floresta úmida, ele pousa ereto e frequentemente em galhos expostos.
Esta espécie é encontrando na Argentina, Bolívia, Brasil, Paraguai, e Venezuela e o seu habitat natural são florestas subtropicais ou tropicais secas.
Subespécies
A tijerila possui duas subespécies reconhecidas:
– Xenopsaris albinucha albinucha: encontrado do nordeste do Brasil até o leste da Bolívia, oeste do Paraguai e norte da Argentina.
– Xenopsaris albinucha minor: encontrado localmente no oeste e na região central da Venezuela e no extremo norte do Brasil, no estado de Roraima.
Características da tijerila
A tijerila mede entre 12,5 e 13 centímetros de comprimento e pesa cerca de 10,2 gramas, ele apresenta o dorso de coloração cinza, asas e cauda de coloração escura, sendo que as coberteiras e rêmiges apresentam fina borda branca.
Além disso, a coroa é preta e apresenta uma leve crista, a nuca é clara e os lores e a parte frontal da testa são brancos, a garganta, peito, ventre e crisso são brancos.
Com relação as fêmeas apresentam plumagem semelhante a plumagem dos machos da espécie, entretanto apresentam coloração ligeiramente pardacentas para a porção inferior e cinza-pardacentas para a porção superior.
Por outro lado, os jovens da espécie apresentam a coroa manchada de castanho e coberteiras e rêmiges escuras com as bordas castanhas.
Alimentação
A tijerila é uma ave que se alimenta de insetos e frutos.
Hábitos
É raro e ocorre localmente em vegetação arbustiva ao longo de rios, campos com árvores esparsas, caatingas e cerrados, e mostra preferência por locais ribeirinhos ou pantanosos.
Ele vive solitário, em pares ou em bandos de até quatro indivíduos, geralmente não muito acima do solo.
Canto da tijerila
O canto da tijerila é uma série assobios incomuns tremidos e altos, o mancho é semelhante ao caneleiro-cinzento, mas com o formato mais delgado, bico mais fino e nuca branca (e não cinza), e as fêmeas das duas espécies são diferentes.
Fotos da tijerila
Distribuição geográfica
A tijerila esta presente em Roraima, Pará, próximo ao Rio Trombetas e nas regiões Nordeste e Centro-Oeste, partindo do Maranhão, Piauí, Ceará e Alagoas em direção sudoeste até o Mato Grosso do Sul. Também encontrado na Venezuela, Bolívia, Paraguai e Argentina.