O tipio (Sicalis luteola) é uma espécie de canário endêmico do Brasil conhecido também como canário-típio, canário-da-horta e canário-pirrita em algumas regiões.
Além disso, o tipio é um dos quatro representantes de canário do Brasil, é uma ave passeriforme da família dos turdídeos.
Hoje no blog dos pássaros vamos trazer aos nosso leitores algumas informações sobre essa maravilhoso pássaro e origem.
Esta espécie de pássaro está presente em um habitat é grande e variado que consiste principalmente de áreas com vegetação de pouca densidade, como campos, savanas, zonas úmidas e pastagens, tanto em clima tropical quanto subtropical.
Características do tipio
O tipio é uma ave que mede 12,5 centímetros de comprimento, o macho distingue-se do canário-da-terra-verdadeiro (Sicalis flaveola) por faltar-lhe o amarelo no píleo, porém possui um distinto desenho amarelo no loro e em torno do olho.
Além disso, garganta e ventre também são amarelos vivos, contrastando com uma estria malar e peito acinzentados e manto intensamente estriado a anegrado.
Com relação, a fêmea é parecida com o macho, porém com menos amarelo, ele possui voz fina e melodiosa, entoa estrofes fluentes e bem variadas, indo do agudo para o grave às vezes com trinados que lembram os do canário-do-reino, embora sejam muito mais fracos.
O tipio canta preferivelmente enquanto voa, deslizando mansamente para o solo com as asas obliquamente estendidas para cima e a cauda aberta.
Reprodução do tipio
O tipio nidifica em grupos e cada ninhada geralmente tem entre 3 e 4 ovos, tendo de 3 a 4 ninhadas por temporada, e os filhotes nascem após 13 dias.
Alimentação
O tipio é uma espécie granívora e se limenta de sementes.
Habitat
Vive em campos limpos, secos e úmidos, e até mesmo em áreas urbanizadas, está sempre correndo em enxames no chão, mesmo durante a época de reprodução.
Quando migra, centenas se reúnem nas moitas de bambu para dormir.
Canto do tipio
Distribuição geográfica
No Brasil, tem distribuição mais oriental, do Piauí ao Rio Grande do Sul. Também na parte leste da região CO.
Na Amazônia, só existe em certos campos, como Marajó e médio e baixo Amazonas, ou nos campos ao redor de Boa Vista (RR).
Ocorre desde o México e América Central até a Argentina. Nos Andes até 3000 metros de altitude.