5 Tipos de ave alvéola: características, cantos, informações e muito mais
Conheça alguns tipos de alvéola e como diferenciar cada espécie, essas aves são classificadas no género Motacilla da família Motacillidae.
Hoje no blog dos pássaros vamos trazer aos nossos leitores algumas informações sobre os tipos de alvéola.
Além disso, as alvéolas são aves de pequeno porte, com um comprimento que ronda os 19,5 centímetros, de constituição delgada, e o bico é alongado e fino, próprio para uma alimentação à base de insetos.
A plumagem é geralmente branca, negra e/ou cinzenta, mas algumas espécies podem ser mais coloridas, apresentando tons de amarelo, e as cores do macho e da fêmea são muito parecidas entre si, sendo que no entanto a cor cinzenta do dorso da fêmea geralmente penetra pelo preto da coroa.
Tipos de alvéola
Alvéola-do-japão
A alvéola-do-japão (Motacilla grandis) é é semelhante à alvéola branca, mas com um comprimento de corpo de 21-23 cm é maior em comparação direta, tem pernas longas e um bico ligeiramente mais longo.
Além disso, este tipo de alvéola pode ser encontrada na China, Japão, Coreia do Norte, Coreia do Sul, Rússia e Taiwan.
A alvéola-do-japão têm partes inferiores brancas e partes superiores, gargantas e costas pretas, já os seus supercílios também são brancos.
Esta espécie têm bicos pretos e pernas e pés cinza escuro, a plumagem de um juvenil é mais cinza que a de um adulto.
Canto da alvéola-do-japão
Alvéola-cinzenta
A alvéola-cinzenta (Motacilla alba) é uma ave insectívora de campo aberto, e se dapta a áreas urbanas procurando alimento em zonas pavimentadas, tais como parques de estacionamento.
Este tipo de alvéola possui um comprimento de corpo de cerca de 17 a 20 cm, a alvéola-cinzenta tem aproximadamente o mesmo tamanho de uma alvéola branca, mas é um pouco mais longa e mais magra, com 9 a 10,5 cm, o comprimento da asa é entre 80 e 89 mm.
Canto da alvéola-cinzenta
Alvéola africana
A alvéola africana (Motacilla aguimp) é uma espécie que pode ser encontrado em grande parte da África subsaariana, sul do Egito e partes do Sudão e da Etiópia, onde ocorre em quase todos os lugares em habitats abertos.
Muitas vezes a alvéola africana é encontrado perto de assentamentos e água, em áreas desérticas mesmo exclusivamente lá.
Este tipo de alvéola é amplamente difundida, comum e listada como de menor preocupação pela IUCN.
Canto da alvéola africana
Alvéola-citrina
A alvéola-citrina ( Motacilla citreola ) é uma espécie que possui a coloração amarelo-citrico da cabeça na plumagem reprodutiva dá -lhe o nome.
Além disso, a área de distribuição da espécie se estende da Europa Oriental, noroeste e centro da Sibéria ao sul através da Ásia Central até o Himalaia.
Este tipo de alvéola habita em pastagens abertas e não é incomum encontrá-lo perto da água. A alvéola-citrina é uma ave migratória encontrada principalmente no subcontinente indiano , mas também em outras partes do sul da Ásiahiberna.
Canto da alvéola-citrina
Alvéola branca
A alvéola branca ( Motacilla alba ) é uma espécie que vive em partes mais amenas de seu território, mas migra para a África.
A alvéola branca é uma ave insetívora que vive ao ar livre, frequentemente perto de áreas residenciais e corpos d’água, para alimentação, prefere áreas nuas onde possa ver e avistar suas presas.
Em áreas urbanas, adapta-se ao forrageamento em áreas pavimentadas, como estacionamentos. Aninha-se nas fendas das paredes de pedra e estruturas naturais e artificiais semelhantes.