7 Tipos de Araçari mais conhecidos
Conheça os tipos de Araçari e como diferenciar essas aves da família Ramphastidae, que chamam atenção por suas cores e tamanho.
Hoje no blog dos pássaros vamos trazer aos nosso leitores algumas informações sobre os tipos de Araçari e como diferenciar cada espécie.
Tipos de Araçari
Araçari-poca
A araçari-poca (Selenidera maculirostris) é uma espécie de ave da família Ramphastidae, conhecido também como araçari-do-bico-pintalgado, araçari-boi, araçari-tirador-de-leite, saripoca-de-bico-riscado, araçaripoca-de-bico-riscado e sari-poca.
Este tipo de Araçari é uma ave que mede cerca de 33 cm de comprimento e pesa por volta de 170 g, o macho apresenta cabeça, garganta e peito pretos, os quais são marrons na fêmea.
Além disso, tem de três a cinco riscos transversais no bico, que variam de formato de indivíduo para indivíduo e tem um tufo de penas pós-oculares de cor amarelo-ouro.
A araçari-poca possui uma grande mancha escura na íris, anterior e posterior à pupila, comum ao gênero Selenidera.
Canto da araçari-poca
O canto da araçari-poca vocaliza ao alvorecer ou durante a madrugada, ele produz uma série de coaxos baixos e guturais, bastante típicos da espécie gra ou ap, também o-gô…o-gô…o-gô.
Quando briga emite um gueee, durante o canto, movimenta a cabeça para cima e para baixo, ás vezes emite um chamado agudo grrrée.
Araçaripoca-grande
Araçaripoca-grande ( Selenidera spectabilis) é uma ave da família dos tucanos Ramphastidae, conhecido tucano-de-orelha-amarela é uma ave quase passeriforme.
A araçaripoca-grande tem 36 a 38 cm de comprimento e pesa 175 a 245 g, é o maior e mais distinto membro de plumagem de seu gênero, os machos e fêmeas têm o mesmo padrão de bico, mas o bico da fêmea é mais curto.
A conta tem uma linha preta vertical em sua base, a maxila é amarela com um triângulo marrom-oliva abaixo dela, estreitando-se a partir da base e pontas cor de chifre no tómio.
Além disso, a mandíbula é verde-oliva escuro a preto acastanhado, os machos adultos têm um gorro preto que se estende até o pescoço traseiro, pele nua azul a verde ao redor do olho e um grande tufo amarelo que se estende atrás do olho.
Eles são pretos do queixo à barriga com uma mancha amarela no flanco, coxas castanhas e coberturas infracaudais vermelhas, as fêmeas adultas têm testa e pescoço castanhos e não possuem o tufo amarelo da orelha do macho.
Os imaturos são mais opacos que os adultos e o padrão em seus bicos é menos distinto, o preto dos machos é fuliginoso e o castanho das fêmeas é acastanhado.
Canto da araçaripoca-grande
O canto da araçaripoca-grande é uma série curta a longa, normalmente de notas duplas, ‘tik-ett'” que às vezes é acompanhada por estalos de notas.
Além disso, os pares às vezes cantam simultaneamente, também faz chocalhos longos e curtos que podem ser vocais ou produzidos pela língua dentro do bico.
Araçari-banana
O araçari-banana (Pteroglossus bailloni) é uma ave piciforme da família Ramphostidae, conhecido também como araçari-branco.
O araçari-banana mede entre 35 a 39 cm de comprimento, com um peso que vai até 169 g. A ave possui uma plumagem amarela, o seu bico é muito característico, apresentando uma divisão de duas cores, metade vermelho e metade amarelo-esverdeado.
Além disso, existe uma diferença no tamanho do bico, o do macho é maior e também possui uma coloração diferente.
Este tipo de Araçari coloca de 2 a 3 ovos em uma ninhada, seus ninhos são construídos em buracos de árvores e até mesmo em cupinzeiros.
Além disso, os ovos ficam por cerca de 16 dias em período de incubação, e ambos o macho e fêmea cuidam dos filhotes.
O araçari-banana se alimenta de ovos de outros pássaros.
Canto do araçari-banana
Araçari-castanho
O araçari-castanho (Pteroglossus castanotis) é uma ave Piciforme da família Ramphastidae, conhecido também como araçari-de-nuca-castanha.
O araçari-castanho é uma ave que mede 43 centímetros de comprimento e pesa entre 220 e 310 gramas.
Além disso, esta ave possui plumagem negra da cabeça à nuca, marrom castanha nas laterais da cabeça.
Ele também tem uma base larga no bico, de cor laranja, contornada por uma linha basal amarela mais fina.
Portanto, tanto a parte inferior da nuca, como a parte superior da garganta são pretas, a cor verde-escura recobre o dorso e contrasta com o vermelho do uropígio e coberteiras superiores da cauda.
O araçari-castanho possui o peito amarelo, recortado por uma faixa horizontal e contrastante, vermelha e o calção castanho.
O macho desta espécie de tucano é maior e possui o bico mais longo que o da fêmea.
O araçari-castanho é uma ave que costuma beber e tomar banho nas bromélias no alto das árvores, que ficam cheias durante as chuvas.
Esta é a espécie de tucano mais conhecida dos araçaris do Brasil central e oriental.
Canto do araçari-castanho
Araçari-miudinho
Araçari-miudinho (Pteroglossus viridis) é uma ave piciforme da família Ramphastidae, também chamado de araçari-verde e araçari-limão.
O araçari-miudinho é o menor tucano do gênero, ele mede entre 30 e 39 centímetros de comprimento e pesa entre 110 e 162g.
O macho dessa espécie apresenta a cabeça e o pescoço negros, e o dorso, asas e cauda são verdes, o uropígio é vermelho.
Além disso, ao contrário da maioria dos outros araçaris, ele não tem faixa transversal vermelha no abdômen e seu peito, ventre e crisso são completamente amarelos.
Contudo, a base do bico do araçari-miudinho é vermelha, a mandíbula superior é amarela e laranja e a mandíbula inferior é preta.
Já ao redor dos olhos apresenta uma pele nua na coloração turquesa e uma mancha vermelha na parte posterior dos olhos.
Com relação as fêmeas este tipo de Araçari apresentam a cabeça e o pescoço de coloração marrom com tons vináceos.
O araçari-miudinho pode ser encontrado na Venezuela, nas Guianas e na região nordeste da Amazônia, ao norte do Rio Amazonas.
Saripoca-de-coleira
A saripoca-de-coleira (Selenidera reinwardtii) é uma ave da família Ramphastidae, também conhecido como araçari-poca-de-bico-laranja e araçari-poca-de-bico-verde.
A saripoca-de-coleira mede 34 centímetros de comprimento e pesa entre 129 e 178 gramas, o macho tem a cabeça, peito e a parte superior do ventre pretos, a parte inferior é verde apagada.
Os olhos são amarelos e têm uma mancha preta, tanto na frente quanto atrás da pupila, ele também tem uma coleira amarela brilhante da qual recebeu seu nome, mas pode ser relativamente difícil de detectar.
O dorso e as asas são verde-oliva e o bico pode ser verde com ponta preta ou vermelho vivo com ponta preta, dependendo da subespécie.
A cauda é verde contrastando com a marrom, nas extremidades de dois ou três pares de retrizes centrais, e as fêmeas são igualmente marcantes, mas substituíram todo o preto no corpo por uma tonalidade marrom, além de um pouco mais curto bico e a região pós-ocular mais escura com fundo castanho-acinzentado.
A saripoca-de-coleira ele habita em matas de terra firme, matas de várzea e mata de transição, esta ave é solitário ou aos pares ou mesmo em pequenos grupos com até 4 indivíduos.
Canto da saripoca-de-coleira
O canto da saripoca-de-coleira lembra o coaxar de uma rã, como acontece com outras espécies do gênero, ele emite uma sequência de ruoc…ruoc…ruoc…ruoc… e os chamados incluem eh…uh…kik, os machos e fêmeas vocalizam sozinhos, ou seja, não fazem duetos.
Saripoca-de-bico-castanho
A saripoca-de-bico-castanho ( Selenidera nattereri) é uma ave da família Ramphastidae, que pode ser encontrada no noroeste da bacia amazônica da Venezuela, Brasil, leste da Colômbia e Guiana ocidental.
Este tipo de Araçari é uma ave que mede de 32 a 33 centímetros e pesa entre 148 e 165 gramas, o macho tem a cabeça, peito e a parte superior do ventre pretos, a parte inferior do ventre e os calções são castanhos.
Os olhos são castanhos escuros, mostra uma região de pele nua ao redor dos olhos no rosto, essa pele é de cor cinza-esverdeada, uma bela faixa pós-ocular amarelo pálido emoldura o rosto e se estende até a nuca do pássaro.
O tufo de penas na região pós-auricular é amarelo claro com pontas alaranjadas. A cor dos flancos varia do amarelo dourado ao vermelho enferrujado.
A área perioftálmica está corada de azul. que se transforma em um amarelo-esverdeado brilhante, a fêmea, por sua vez, apresenta cor de ferrugem do queixo ao ventre. Nas áreas onde o macho é preto, a fêmea é marrom.
Tanto a região retroauricular quanto a perioftálmica apresentam cores mais opacas que a masculina, e a cor verde escura cobre os flancos.
Canto da saripoca-de-bico-castanho
O canto do saripoca-de-bico-castanho é sequência de chamados graves e roucos que sugerem o coaxar de uma rã: há-ú…há-ú…há-ú…há-ú, caracterizam a vocalização dessa espécie.
Além disso, os sons emitidos lembram os sons produzidos pelas espécies S. maculirostris, S gouldii e S. reinwaedtii.
O saripoca-de-bico-castanho do chamado é uma série lenta e profunda de “ggrawnk” ou “ggrraaw,” facilmente passa despercebido.