Há 4 tipos de araponga que podem ser encontradas nas florestas úmidas tropicais ou subtropicais, geralmente em altitudes baixas ou contrafortes.
Hoje no blog dos pássaros vamos trazer aos nosso leitores algumas informações sobre os tipos de araponga e como diferenciar cada espécie.
Além disso, essas aves são membros da família Cotingidae, e possuem cantos extremamente altos que lembram uma campainha de metal sendo tocada.
As arapongas é conhecida em todo o Brasil pelo seu grito alto e estridente e em outras regiões do país, ela é conhecida por guiraponga, ferreiro ou ferrador, sendo que esses dois últimos nomes vêm do seu canto, que aparenta imitar o trabalho de um ferreiro, primeiramente com uma lima e a seguir com a batida estridente de um martelo sobre uma bigorna.
Características gerais das arapongas
A característica principal das arapongas é o canto alto e estridente, com timbres metálicos e som semelhante ao martelar do ferreiro na bigorna.
Além disso, essas aves possuem médio porte, geralmente não atingindo os trinta centímetros e se alimentam de frutos.
Como seu nome comum sugere, os machos têm chamados muito altos e profundos que ecoam na selva.
As fêmeas não têm barba e pele nua, e sua plumagem é principalmente verde-oliva com listras amareladas. Exceto pela vocalização, são muito discretos e ficam no topo da copa.
Tipos de araponga
Araponga-do-nicarágua
A araponga-do-nicarágua ( Procnias tricarunculatus) é muito importante para a sobrevivência da árvore Lauraceae, o pássaro de fato, foi chamado por Daniel Wenny de longe o mais eficaz dispersor de sementes de Lauraceae.
Enquanto come, o pássaro voa entre seus poleiros favoritos e espalha as sementes pelo chão da floresta, longe da árvore-mãe.
Além disso, a araponga-do-nicarágua é uma ave bastante grande, a forma rechonchuda, a cabeça pequena e arredondada e o rosto simples ajudam na identificação.
Este tipo de araponga possui o corpo ruivo escuro, cabeça e peito de um branco brilhante, com três barbilhões nus pendurados no bico.
Os sexos são muito diferentes na aparência, isso porque o macho tem cabeça e garganta brancas e a plumagem restante é castanha e a base do bico pendem três barbelas compridas, finas e pretas que ele usa em exibição.
Com relação a fêmea tem plumagem verde-oliva com plumagem amarelada na parte inferior e uma área de ventilação amarela.
Canto da araponga-do-nicarágua:
Araponga-da-amazônia
A araponga-da-amazônia (Procnias albus) é uma espécie que pode ser encontrada em florestas nas Guianas, com uma população pequena na Venezuela e nos estados brasileiros Pará e Roraima, assim como em Trinidad e Tobago.
Assim também como as duas outros espécies do gênero Procnias, os machos têm apêndices carnudos, estruturas semelhantes à pele vermelha que fica pendurada na garganta do galos.
O macho é inteiramente branco e possui um apêndice carnudo que se origina na base do bico e pende para baixo, geralmente preso ao lado direito do bico
O bico curto e largo, tarsos e patas são escuros, e a fêmea é verde-oliva na parte superior e amarelo pálido com uma fina faixa verde-oliva na parte inferior.
Além disso, a araponga-da-amazônia apresenta uma vocalização muito marcante, bastante incomum para um pássaro, semelhante ao alarme de um robô, ao som de uma conexão de internet milenar, ou de um instrumento musical indiano, ouvido a grande distância.
Canto da araponga-da-amazônia
Araponga-do-nordeste
A araponga-do-nordeste (Procnias averano) é um tipo de araponga que habita na copa e nas bordas de florestas úmidas e capoeiras.
Esta espécie se alimenta principalmente frutos, insetos e larvas, a partir do mês de novembro, no início das chuvas, alimenta-se do fruto da bacaba, período em que é facilmente avistada e ouvida.
O macho araponga-do-nordeste mede 28 centímetros de comprimento e a fêmea mede 26,5 centímetros e pesa entre 125 e 178 gramas.
Além disso, o macho é branco-acinzentado, com a cabeça marrom e as asas pretas, apresentando uma série de longas peles pendentes na região da garganta, onde não há penas e a fêmea é olivácea, com o alto da cabeça verde-opaco, sem as peles na garganta.
Com relação a sua vocalização é estridente que ela emite, é como se alguém estivesse batendo numa bigorna.
Canto da araponga-do-nordeste
Araponga-comum
A araponga-comum (Procnias nudicollis) é tipo de araponga que esta presente no Brasil, Paraguai e também na Argentina, realiza um som similar ao de um martelo numa bigorna.
Além disso, esta espécie é conhecida em todo o Brasil através do seu grito alto e estridente. Em demais regiões do país, a araponga imita com excelência o trabalho de um ferreiro, primeiramente com uma lima e a seguir com a batida estridente de um martelo sobre a bigorna.
A araponga-comum ou araponga tem cabeça chata, boca larga e larga e bico curto, os machos adultos são inteiramente brancos
Exceto pelos lados nus da cabeça e da garganta, que são de cor verde jade com cerdas pretas raras; bico preto e pés castanhos, espessura média de 27 centímetros.
A fêmea adulta tem a parte superior verde-oliva com a cabeça cinzenta e a parte inferior amarela com riscas amarelo-esverdeadas e cinzentas.
A garganta é cinza onde se intercalam listras pretas, é menor que o macho Amarelo cristal e o macho fica completamente branco aos 3 anos de idade.
Canto da araponga-comum