Início » Aves » 10 Tipos de arara mais conhecidas no Brasil

10 Tipos de arara mais conhecidas no Brasil

Tipos de arara mais conhecidas no Brasil

Conheça tipos de arara e como diferenciar essas maravilhosas aves de coloração vibrante que são muito populares no Brasil.

Tipos de arara mais conhecidas no Brasil
Tipos de arara mais conhecidas no Brasil

Hoje no blog dos pássaros vamos trazer aos nosso leitores tipos de arara mais conhecidas no Brasil e suas características.

Tipos de arara 

Arara azul

arara azul (Anodorhynchus hyacinthinus) (2)
arara azul (Anodorhynchus hyacinthinus) (2)

A arara azul (Anodorhynchus hyacinthinus) é pássaro muito lindo e raro, pertence a família Psittacidae conhecido também como araraúna, arara-preta, arara-azul-grande e arara-hiacinta.

Algumas características da arara azul são marcantes, tornando-as fáceis de detectar.

Como o nome sugere, é um pássaro azul e podemos reconhecê-lo por suas características distintivas como plumagem e pele azul.

Ao redor dos olhos e na base do bico há uma espécie de faixa amarelada e o bico parece ser maior que a cabeça e a arara azul podem crescer até 1 metro de comprimento.

Além disso, a arara azul se alimenta principalmente de coqueiros, os chamados licuri, têm um bico muito poderoso e são adeptas de descascar seus alimentos.

Pronta para procriar três anos após o nascimento, a arara azul surge entre os meses de novembro e janeiro.

Esta época crítica de muito cuidado, principalmente entre os que vivem em cativeiro, pois cada filhote sobrevivente representa uma esperança para a espécie.

Arara-azul-pequena

arara-azul-pequena (Anodorhynchus glaucus) (1)
arara-azul-pequena (Anodorhynchus glaucus) (1)

A arara-azul-pequena (Anodorhynchus glaucus) é uma ave extinta da família Psittacidae era parente da arara-azul e da arara-azul-de-lear.

A arara-azul-pequena era uma ave que media 70 centímetros de comprimento, a plumagem tinha uma coloração azul pálida e esverdeada, a cabeça era grande, de plumagem acinzentada, com um bico grande e uma cauda muito longa.

Além disso, a área nua na base da mandíbula possuía formato quase triangular e de tom amarelo-pálido.

Com relação ao anel perioftálmico era amarelo, mais pálido do que na região em torno da mandíbula, e o tarso e metatarso eram cinza escuro.

arara-azul-pequena era uma arara encontrada na baixa bacia dos rios Paraná e Uruguai, na Argentina, Paraguai, Uruguai e sul do Brasil.

Arara de colarinho amarelo

arara de colarinho amarelo ( Ara ararauna)
arara de colarinho amarelo ( Ara ararauna)

A arara de colarinho amarelo ( Ara ararauna) é uma espécie de papagaio da família Psittacidae conhecida como arara amarela de gola.

As araras de colarinho amarelo são nativas do centro da América do Sul. Seu alcance inclui partes da Bolívia, além do norte do Paraguai e da Argentina.

Elas também podem ser encontradas no sudoeste do Brasil, juntamente com uma pequena área no centro do país.

As araras de colarinho amarelo possui principalmente corpos verdes em vários tons.

O verde pode ser um pouco mais escuro do que algumas araras, embora existam tons de verde-oliva e até alguns verdes de limão em muitos pássaros.

Eles obtêm seu nome comum de faixas amarelas em torno da nuca. As longas caudas marrons dos pássaros têm um tom azul brilhante nas pontas. Quando em vôo, você também notará amarelo sob as asas.

A testa dessa ave é de cor preto-azulada, o que contrasta com os grandes olhos brancos que circundam uma íris alaranjada.

Os bicos são principalmente negros, desvanecendo-se em um ponto branco no final da mandíbula superior e seus pés são cor de carne.

Os machos e as fêmeas são parecidos porque esta é uma espécie monomórfica de ave. A sexagem do DNA ou um procedimento cirúrgico é a única maneira de diferenciá-los.

Arara vermelha

Arara vermelha (Ara chloropterus)
Arara vermelha (Ara chloropterus)

Arara vermelha (Ara chloropterus) é um pássaro da família Psittacidae conhecido popularmente de arara-vermelha-grande.

As araras vermelhas estão entre as maiores araras do mundo, o corpo das araras vermelhas do bico à cauda pode ser tão longo quanto 85 centímetros.

Esta bela arara tem uma face branca e quase sem plumas, com plumagem vermelha brilhante que cobre a maior parte do seu corpo, asas e cauda longa.

Penas azuis e amarelas brilhantes também adornam as asas inferiores.

O bico forte do pássaro é adaptado para quebrar nozes duras encontradas na floresta tropical.

Arara de canindé

Arara de canindé (Ara ararauna)
Arara de canindé (Ara ararauna)

Arara de canindé (Ara ararauna) é um papagaio da família  Psittacidae conhecido como arara-de-barriga-amarela, arari, arara-amarela, arara-azul-e-amarela, araraí e canindé.

arara do canindé possui a plumagem apresenta basicamente duas cores: o azul da parte superior e o amarelo da inferior, principalmente região ventral. Além disso, a garganta e as fileiras de penas faciais são pretas.

O bico esta ave é preto, forte, alto e curvado, adaptado para cortar sementes duras e a maxilar é branco, com a parte inferior negra.

Eles são pássaros muito sociáveis ​​e gostam de viver em pares dentro de um grupo maior de pássaros da mesma espécie (geralmente cerca de 30 indivíduos). 

Também é comum vê-lo desfrutar de um banho, já que ele não foge da água.

Ararajuba

ararajuba (Guaruba guarouba )
ararajuba (Guaruba guarouba )

A ararajuba (Guaruba guarouba ) é uma ave que pertence a família Psittacidae conhecido como guarajuba e tanajuba.

A ararajuba é uma espécie de papagaio que tem 34 centímetros de comprimento. Suas penas são predominantemente amarelas claras com asas verdes claras.

Tem um grande bico cinza, anéis rosa claro ao redor dos olhos, íris marrons e pernas rosa, as fêmeas e os machos parecem iguais por fora.

A prole, por outro lado, tem plumagem predominantemente verde, o contorno dos olhos é cinza claro e as pernas são marrons.

A ararajuba  é uma espécie de papagaio que precisa de viveiro bem espaçoso, de preferência com poleiros e plantas para que possam voar e se movimentar sem nenhuma restrição.

Maracanã-nobre

Maracanã-nobre (Diopsittaca nobilis)
Maracanã-nobre (Diopsittaca nobilis)

Maracanã-nobre (Diopsittaca nobilis) é uma ave da da família Psittacidae também conhecida como arara-nanica, ararinha-nanica, maracanã e maracanã-pequena.

A maracanã-nobre é realmente uma ararinha, distinguível pela testa azulada, pele branca nos lados do bico e ao redor dos olhos, ombro e parte média da asa vermelhos, extremo da asa azul.

Durante o voo vê-se a base da asa vermelha, borda da asa amarela e rabo oliva-dourado.

Ao redor dos olhos a pele nua é característica típica de seu grupo, mede cerca de 30-35 centímetros de comprimento e o peso varia de 129 a 169 g.

maracanã-nobre se alimenta de coquinhos de palmeiras como o dendê e frutos, principalmente o caroço, que tritura com seu possante bico, utiliza o bico como terceiro pé e usa as patas para segurar a comida, levando-a á boca.

Maracanã-de-colar

maracanã-de-colar (Primolius auricollis)
maracanã-de-colar (Primolius auricollis)

A maracanã-de-colar (Primolius auricollis) é uma ave psittaciforme da família Psittacidae, conhecido como ararinha-de-colar e arara-brava.

maracanã-de-colar mede 40 centímetros de comprimento e pesa de 240 a 260 gramas.

Além disso, essa espécie é característica por ter um colar amarelo-dourado mais notável na nuca.

Esta espécie também possui coroa azul, pele facial branca, e base do rabo laranja e durante o voo, pode-se ver o amarelo debaixo da asa.

maracanã-de-colar é encontrada no Pantanal de Mato Grosso e ao norte da Ilha do Bananal (região do Rio Araguaia), Goiás (região do Rio Araguaia), no oeste da bahia, no Tocantins e sul do Pará.

Jandaia-amarela

jandaia-amarela (Aratinga solstitialis)
jandaia-amarela (Aratinga solstitialis)

A jandaia-amarela (Aratinga solstitialis) é uma ave da família dos Psittacidae também é conhecida como jandaia-sol, cacaué, nandaia, nhandaia, queci-queci e quijuba.

A jandaia-amarela é uma ave que tem a plumagem das asas mais verde quando nova, com tons amarelos e de um alaranjado intenso, com penas verde azuladas na cauda e nas asas e alaranjados distribuídos pela cabeça, o peito e a barriga.

Além disso, esta é uma ave da família dos psitacídeos, a mesma dos papagaios, araras, periquitos e maitacas, e mede cerca de 30cm.

Ele também tem o bico preto, adaptado para partir e triturar sementes duras.

jandaia-amarela geralmente habita savanas, florestas secas com palmeiras e às vezes em áreas inundadas, até 1200 m.

Ararinha-azul

ararinha-azul (Cyanopsitta spixii)
ararinha-azul (Cyanopsitta spixii)

A ararinha-azul (Cyanopsitta spixii) é uma espécie de arara da família Psittacidae conhecido como ararinha é uma ave endêmica da caatinga.

ararinha-azul possui aproximadamente 57 cm, enquanto a arara-azul chega a até 1 metro. Esta espécie apresenta corpo azul, cabeça azul-acinzentada, íris amarela e bico negro.

Com relação ao ventre tem um tom pálido a esverdeado enquanto o dorso, asas e cauda tons mais vividos e as extremidades das asas e cauda são pretas.

Testa, bochechas e região da orelha são cinza-azuladas, o lórus e o anel perioftálmico são nus, e a pele é cinza escuro em adultos.

A cauda é proporcionalmente mais longa e as asas são mais longas e estreitas do que outras araras.

ararinha-azul se reproduz em setembro e estima-se que os jovens comecem a sair do ninho aos 4 meses.

Sou Graduado em ornitologia pela (UFRJ) Universidade Federal do Rio de Janeiro, sou um amante da vida natural, é focado em sempre levar boas informações aos leitores.