Aves

6 Tipos de Atobá mais conhecidos

Por Clério Luiz, em 01/03/2023
Tipos de Atobá mais conhecidos

Conheça os tipos de Atobá e como diferenciar essas ave marinhas que fazem parte da família Sulidae, que habitam em mares tropicais e subtropicais.

Tipos de Atobá mais conhecidos
Tipos de Atobá mais conhecidos

Hoje no blog dos pássaros vamos trazer aos nosso leitores algumas informações sobre os tipos de Atobá e como diferenciar cada espécie.

Tipos de Atobá

Atobá mascarado

Atoba mascarado ( Sula dactylatra )
Atoba mascarado ( Sula dactylatra )

Atobá mascarado ( Sula dactylatra ) é uma grande ave marinha da família dos atobás e gansos , Sulidae .também chamado de atobá grande.

A maior espécie de atobá, o atobá mascarado varia de 75 a 85 cm (30 a 33 pol.) De comprimento, com envergadura de 160–170 cm (63–67 pol.) E peso de 1,2–2,2 kg (2,6–4,9 lb).

Tem uma forma típica de corpo sulido , com bico longo e pontiagudo, pescoço longo, corpo aerodinâmico, asas longas e delgadas e cauda pontiaguda. O adulto é branco brilhante com asas escuras e cauda escura.

Os sexos têm plumagem semelhante sem variação sazonal, mas as fêmeas são em média um pouco mais pesadas e maiores que os machos.

A pele nua ao redor do rosto, garganta e lores é descrita como preta ou preto-azulada. Ele contrasta com a plumagem branca e dá uma aparência de máscara.

O projeto de lei da subespécie nomeadaé amarelo pálido com um tom esverdeado, às vezes acinzentado na base. De forma cônica, o bico é mais longo que a cabeça e afunila para uma ponta levemente curvada para baixo. As serrilhas apontando para trás revestem as mandíbulas.

Estado de conservação do atobá mascarado

A União Internacional para a Conservação da Natureza (IUCN) classifica a população de atobá mascarado como pouco afetada , embora tenha uma tendência decrescente.

O governo australiano avalia ambas as subespécies encontradas nas águas territoriais australianas ( personata e tasmani ) como vulneráveis ​​à mudança climática .

Colônias de subsp. personata estão localizados logo acima do nível do mar e estão ameaçados pelo aumento do nível dos oceanos.

Ambas as subespécies estão ainda mais ameaçadas pelo aumento das temperaturas oceânicas, o que resultará na redução do número de peixes, o que deverá ter um impacto negativo no sucesso da nidificação das tartarugas marinhas.

Atobá-de-pé-vermelho

Atoba-de-pe-vermelho ( Sula sula)
Atoba-de-pe-vermelho ( Sula sula)

Atobá-de-pé-vermelho ( Sula sula) é uma espécie de ave marinha da família dos sulídeos também conhecido como mombebo-branco.

O Atobá-de-pé-vermelho mede entre 66 e 77 centímetros de comprimento e pesa cerca de 1 quilograma e tem uma envergadura de 91 a 101 centímetros.

Além disso, essas aves possui a plumagem branca têm o corpo quase todo branco, muitas vezes um tom amarelo-damasco.

No entanto, o preto pode ser visto nas cores primárias, secundárias, grandes coberturas e primárias externas são geralmente de cor cinza-prateada.

Algumas formas de indivíduos brancos têm uma cauda enegrecida, outras têm uma cauda branca. Nas aves de plumagem escura, a cor varia de camurça a castanho chocolate.

Os indivíduos mais escuros têm as coberturas de cauda primárias que são apenas ligeiramente mais escuras do que as partes superiores das aves.

Atobá-de-pé-vermelho é encontrado nas ilhas dos Oceanos Atlântico, Pacífico e Índico.

Atobá-do-cabo

Atoba-do-cabo ( Morus capensis )
Atoba-do-cabo ( Morus capensis )

Atobá-do-cabo ( Morus capensis ) é uma espécie de ave suliforme da família Sulidae nativa das costas africanas.

O atobá-do-cabo atinge um comprimento de corpo entre 85 e 94 centímetros. As asas têm um comprimento de 45 a 51 centímetros, a envergadura é de 171 a 185 centímetros. Eles pesam entre 2,29 e 3,29 quilos, os machos tendem a ser ligeiramente maiores que as fêmeas.

Além disso a plumagem corporal dos atobá-do-cabo adultos é predominantemente branca, a cabeça e o pescoço são amarelados, mas esse amarelecimento varia individualmente e sazonalmente.

Essa especie tem azas pretas, exceto no interior, a plumagem da cauda também costuma ser totalmente preta. O bico é cinza-azulado e separado da plumagem da cabeça por uma faixa estreita de pele preta sem penas na base do bico.

Seus olhos são cinza claro. O anel do olho é azul e os pés e as pernas são enegrecidos, os juvenis são predominantemente marrom-acinzentados com marcas brancas na cabeça e no pescoço.

Esta mancha é mais visível no manto e nos élitros, do segundo ao quarto ano de vida, os filhotes ficam cada vez mais claros, mas costumam manter o peito escuro.

Estado de conservação 

O atobá-do-cabo é classificado como uma espécie extremamente ameaçada de extinção , pois sua população tem diminuído rapidamente. Em 1956, a população de quero-queros compreendia cerca de 254.000 casais.

O número de casais em 1968 era de cerca de 249.000, em 1989 cerca de 179.000, em 2005 cerca de 145.000 e na estimativa de 2015 apenas cerca de 123.000.

As razões para colocar a espécie em perigo são a sobrepesca , a poluição e a perturbação humana. A falta de comida é a principal razão pela qual o número de aves nas três colônias da Namíbia diminuiu de 85 a 98% entre 1956 e 2006.

Na África do Sul, o desenvolvimento foi parcialmente o oposto. Houve aumento do número de bocas fechadas em todos os assentamentos entre 1956 e 1996.

Atobá pardo

Atoba pardo (Sula leucogaster)
Atoba pardo (Sula leucogaster)

Atobá pardo (Sula leucogaster) é uma ave da marinha pertencente à família Sulidae conhecido popularmente como atobá-marrom, atobá-de-barriga-branca, toba e mergulhão.

Esta ave possui cerda de 132 até 155 cm e tamanho entre 64 até 85 cm, o corpo é escuro, com exceção da barriga branca e do bico e patas amarelos.

Além disso, a sua coloração é cor de café com a barriga branca e a garganta e o loro são nus, encarnados.

O bico desta ave é amarelado com um tom de verde e seus olhos são azuis celestes.

Por outro lado o macho tem as patas de um tom forte de amarelo e suas penas são mais escuras do que as da fêmea.

E as patas da fêmea são bem claras de um tom de amarelo desbotado e seu bico tem a ponta rosada, enquanto o do macho é todo amarelado.

O atobá pardo fica em bando em cima de barcos de pesca, onde pode pousar para descansar e às vezes conseguir um peixe jogado do barco.

O atobá pardo pesca mergulhando de média altura, geralmente em águas rasas, perto de praias e rochedos, mergulhando por completo.

Além disso, ele são excelentes mergulhadores, e são bastante rápidos, mostrando-se inquieto á aproximação humana.

Canto

https://www.passaro.org/wp-content/uploads/2018/11/atobas.mp3?_=1

Patola-de-pés-azuis

Patola-de-pes-azuis ( Sula nebouxii )
Patola-de-pes-azuis ( Sula nebouxii )

Patola-de-pés-azuis ( Sula nebouxii ) é uma espécie de ave Suliforme da família Sulidae típica do Pacífico americano .

Com 80 centímetros de comprimento, os patola-de-pés-azuis são do tamanho de gansos . As fêmeas são geralmente maiores e mais pesadas que os machos. Seu peso é de cerca de 1,5 kg.

Os pés palmados de couro azul brilhante são uma característica única desta espécie. A cauda e as asas são geralmente longas e pontiagudas.

A plumagem é marrom-esbranquiçada, o bico é verde-acinzentado. A cabeça é tracejada mais escura e parece espetada.

Os olhos das mulheres têm um anel escuro de pigmento na íris interna , que é a pupilaparecem maiores do que os machos. As aves mostram um comportamento destemido em relação aos humanos em seus criadouros .

Estado de conservação do patola-de-pés-azuis 

A preocupação com o declínio da população de patola-de-pés-azuis nas Ilhas Galápagos motivou um projeto de pesquisa em sua causa. O projeto, concluído em abril de 2014, confirmou o declínio da população.

A população do patola-de-pés-azuis parece estar tendo problemas para se reproduzir, portanto, está diminuindo lentamente.

Teme-se que o declínio seja de longo prazo, mas a coleta anual de dados é necessária para uma conclusão firme de que esta não é uma flutuação normal.

Problemas alimentares podem ser a causa de uma falha observada das aves até mesmo em tentar procriar. Isto está relacionado com a diminuição da sardinha ( Sardinops sagax ), uma parte importante da dieta dos atobás.

Trabalhos anteriores na Ilha Española tiveram sucesso na criação de patola-de-pés-azuis que têm acesso a sardinhas, caso em que sua dieta consiste essencialmente em sardinhas.

Ganso-patola

ganso-patola  (Morus bassanus)
ganso-patola  (Morus bassanus)

O ganso-patola  (Morus bassanus) é uma ave marinha da família Sulidae, conhecido como atobá-boreal.

ganso-patola medem 87–100 cm de comprimento e 165–180 cm de envergadura, sua plumagem é branca com asas de pontas negras.

Além disso, o bico é azul claro, os olhos são azuis claros, circundados por pele negra nua, na época de reprodução, a cabeça e o pescoço ficam matizados de um tom delicado de amarelo.

Com relação as aves jovens são de coloração marrom escura em seu primeiro ano, e gradualmente começam a tornar-se mais claros nas estações subsequentes, até atingirem a maturidade em cinco anos.

Realiza mergulhos oceânicos espetaculares em alta velocidade, até 40 metros de profundidade, apesar de ser um voador poderoso e ágil, é desajeitado na decolagem e no pouso.

ganso-patola é uma ave migratória e no outono viaja para o sul do Atlântico, época em que pode ser vista em Portugal.

Sair da versão mobile