5 Tipos de ave batuíra: caractericistas, alimentação, informações e muito mais
Conheça quais são os tipos de ave batuíra e como diferenciar cada espécie, as batuíras são aves que pertencem á família Charadriidae.
Além disso, essas aves se alimentam em regiões lamacentas e em praias, andando com outras espécies de maçaricos e batuíras, porém não se aglomerando, prefere se distanciar um dos outros.
Hoje no blog dos pássaros vamos trazer aos nosso leitores alguns tipos de ave batuíra e como diferenciar cada espécie.
Tipos de ave batuíra
Batuíra-de-papo-ferrugíneo
A batuíra-de-papo-ferrugíneo (Oreopholus ruficollis ) é uam ave que tem 25 a 29 cm de comprimento, e ambos os sexos são semelhantes e não apresentam mudanças sazonais na plumagem.
Os adultos da subespécie nomeada são em sua maioria amarelo-claro, com fortes listras escuras nas costas, eles têm um queixo branco, uma garganta laranja-amarronzada, pescoço e peito cinza e uma pequena mancha preta na barriga.
As batuíras-de-papo-ferrugíneo juvenis têm a garganta amarelada, estrias menos densas nas costas e partes inferiores mais claras com uma mancha marrom na barriga.
Este tipo de ave batuíra habita pastagens, matagais e campos e prados.
Batuíra-bicuda
A batuíra-bicuda (Charadrius wilsonia) é um tipo de ave batuíra que foi nomeado após o ornitólogo escocês-americano Alexander Wilson por seu amigo George Ord em 1814.
A batuíra-bicuda é uma ave costeira que se reproduz em ambas as costas das Américas desde o equador para o norte, e o seu alcance se estende ao norte para incluir grande parte da costa leste dos EUA e a costa do Pacífico do México a oeste.
Batuíra-de-coleira
A batuíra-de-coleira (Charadrius collaris) esta espécie habita as praias costeiras e de lagoas, rios e lagos, ele tem um bico fino, no padrão de cores da cabeça, na fina faixa preta no peito e nas longas pernas rosas.
No entanto, apesar do nome a ave não possui o colar branco completo como na maioria dos batuíras, a espécie é tipicamente é encontrada aos pares ou sozinho, não é visto em bandos, como muitos outros batuíras pequenos.
Este tipo de ave batuíra refere-se provavelmente a uma coleira negra na parte mediana da plumagem.
Além disso, esta ave tem cores que pendem para o ferrugíneo nas partes superiores, sem branco na nuca, e o bico é preto e as pernas, altas, são róseas-claras.
Batuíra-de-peito-tijolo
A batuíra-de-peito-tijolo (Charadrius modestus ) este tipo de ave batuíra é encontrado principalmente aos pares e em grupos dispersos durante o verão, entretanto grupos migratório e de inverno podem ter algumas centenas de aves.
Esta é uma ave distinta e tamanho médio que reproduz no extremo sul da América do Sul, migrando mais ao norte durante o inverno para praias e planícies costeiras.
Além disso, esta ave mede 19 centímetros de comprimento, ele possui a cor parda, com faixa ou lista superciliar e abdômen brancos e na plumagem nupcial tem peito avermelhado.
Batuíra-de-bando
A batuíra-de-bando (Charadrius semipalmatus) chega a medir 18 cm de comprimento, com o alto da cabeça e partes superiores marrons, fronte, garganta, partes inferiores e colar nucal brancos.
A ave possui o bico curto de base amarelada e pernas amarelas, a batuíra-de-bando utiliza frequentemente as praias brasileiras como locais de invernada e pontos de parada quando migram de países norte-americanos.
Além disso, o adulto é distinto, com forte sobrancelha branca e costas marrom-claro, na época reprodutiva a plumagem no peito é ferrugem sobre uma larga faixa preta.
Por outro lado, sem a plumagem reprodutiva a batuíra-de-bando é mais pálido e com as faixas no peito apagadas e os jovens possuem sobrancelha bege com brilho pálido nas costas, mas se parece com o adulto no meio do inverno.
Alimentação das aves batuíras
As aves batuíras se alimentam de insetos, pequenos crustáceos e vermes marinhos.