Descubra quais são os tipos de aves exóticas mais conhecidas no Brasil e quais são as suas características físicas para diferencia-las.
Hoje no blog dos pássaros vamos trazer aos nosso leitores algumas característica para diferenciar cada tipo de ave exótica.
Além disso, diferentemente das espécies silvestres, as aves exóticas são aquelas que não podem ser encontradas no Brasil originalmente.
Exceto no caso daqueles introduzidos artificialmente pelo homem para viver em terras nacionais.
Contudo as aves exóticas possuem aspectos específicos de plumagem, cores, formatos e características que chamam a atenção de qualquer pessoa e são apreciadas no mundo inteiro.
Por esta razão, selecionamos alguns tipos de aves exóticas, para que você possa se surpreender e se encantar com elas.
Tipos de ave exótica
Diamante de gould
O diamante de gould (Erythrura gouldiae) é um pássaro que pertence a família Estrildidae e é conhecido como pássaro diamante.
Além disso, ele foi descoberto em 1833 por franceses no norte da Austrália.
Este tipo de ave exótica de pequeno porte, e possui penas que recobrem a cabeça nas cores vermelha, preta ou laranja, podendo ter até sete nuances diversas em uma única ave.
Esta ave possui beleza e elegância que se destacam, ele tem o temperamento dócil, esperto e saltitante, sendo muito sociáveis se mantendo em bandos.
É possível, inclusive, encontrar vários ninhos de diamante de gould em uma mesma árvore.
Canto do diamante de gould:
Ave do paraíso
A ave do paraíso (Paradisaea apoda) é o maior pássaro do paraíso pertencente a família Paradisaeidae da ordem Passeriformes, conhecido também como a grande ave do paraíso.
Este tipo de ave exótica é observada somente na ilha de Nova Guiné, leste da Austrália, sendo extremamente rara e, portanto, difícil de ser localizada.
Além disso, ela possui o habitat em regiões quase inacessíveis.
E são extraordinariamente lindas, e esta entre os tipos de aves exóticas que uma das que mais chamam a atenção por suas cores incríveis e uma cauda muito diferente das demais.
A ave do paraíso possui uma característica para atrair a fêmeas, para que se manter pendurados de cabeça para baixo e com suas plumas abertas.
O macho desta espécie se aproxima e a fêmea mantém observando um espetáculo de dança fantástica que precede o acasalamento.
Saíra sete cores
O Saíra sete cores (Tangara seledon) é um tipo de ave exótica da família Thraupidae conhecida como sete-cores, saí, saíra militar e saíra-de-bando
Ela está entre as aves exóticas dançarina verde, por apresentar um manto superior verde-amarelo e apresentar passos de dança incríveis.
O Saíra sete cores possui plumas de cores distintas e brilhantes.
Esta espécie tem o hábito monogâmico, ou seja ele monta seus ninhos com gramas e folhas pelo casal, escondido na vegetação ou nos troncos de árvores.
Este tipo de ave exótica pode ser encontrada na Argentina, Paraguai e Brasil, pode ser observada em grupos ou somente em pares.
Já durante a busca de alimentos, essa ave efetua verdadeiras acrobacias para recolher seus alimentos e efetua uma grande análise de ramos das árvores para identificar seu alimento.
Canto do saíra sete cores:
Cacatua inca
A cacatua inca (Laphocroa leadbeateri) é uma ave psitaciformes, pertencente à família Cacatuidae, conhecida também como cacatua-rosa.
Este tipo de ave exótica possui uma beleza e exuberância de suas plumagens, que possuem um contraste de cores incrível e muito delicado.
Um detalhe o diferencia de outras aves, é a sua maravilhosa crista, que se move para cima e para baixo dependendo do seu humor.
Esta ave vive nas regiões áridas e semi-áridas do sertão australiano e tem uma expectativa de vida entre 30 e 75 anos.
As cacatuas inca são sociáveis por natureza e vivem em grandes rebanhos com barulho.
Dóceis e brincalhões, aprendem a falar e cantar em cativeiro e são muito inteligentes, aprendendo a pegar coisas e abrir gaiolas com facilidade.
Eles adoram um banho e oferecem um momento único se molhar nas folhas e ficar de cabeça para baixo para absorver as gotículas de água ali depositadas.
Canto da cacatua inca
Arara azul
A arara azul (Anodorhynchus hyacinthinus) é pássaro muito lindo e raro, pertence a família Psittacidae conhecido também como araraúna, arara azul-grande e arara-hiacinta.
Além disso, esta é um tipo de ave exótica exuberante, é considerada a maior da espécie entre as araras.
A arara azul vive no Brasil, Bolívia, Paraguai e Colômbia, em pequenos bandos ou somente o casal.
Esta ave possui cor maravilhosa e facilmente identificada pelo seu tom azul intenso e nuances diversas.
Porém é uma ave que está sob risco de extinção, classificada como espécie vulnerável, devido ao comércio ilegal e a destruição de seu habitat natural.
Além disso, as ações de preservação vêm sendo executadas para plantio das árvores que propiciam seus ninhos e instalação de reservas específicas; porém estima-se que atualmente sejam identificadas apenas 5 mil exemplares no Pantanal mato-grossense.
Canto da arara azul
Galo-da-serra
O galo da serra (Rupicola rupicola) é uma ave passeriforme da família Cotingidae conhecido como galo-da-rocha e galo-da-serra-do-pará.
Além disso, estas aves são encontradas no Brasil, Venezuela, Colômbia e Guianas, sendo consideradas um dos tipos de aves exóticas mais incríveis do planeta.
O galo da serra tem uma plumagem magnífica, de colorido intenso, vive de forma solitária e de difícil observação, pois têm hábitos de frequentar em florestas localizadas em escarpas de difícil acesso.
O galo da serra possui uma característica única de efetuar o cortejo da fêmea, o macho realiza o ritual em rochas, onde vivem normalmente e se exibem de maneira intensa, até que ocorra o acasalamento, após a fêmea ceder a seus encantos.
No entanto, esse ritual acaba atraindo predadores, pois, ao emitir seus sons de acasalamento ficam expostos e se arriscando a ser localizados por animais da selva.
Canto do galo da serra
Lóris-arco-íris
Este tipo de ave exótica possui cores intensas e vivas, passam a lembrar as araras, com diversas classificações de aves em seu grupo, que se diferenciam umas das outras por suas cores de plumas.
O Lóris-arco-íris se alimenta do néctar das flores e, dessa forma, são semelhantes ao beija-flor, devido ao tamanho de sua língua.
Canto do lóris-arco-íris
Tucano
O tucano (Ramphastidae) é uma ave de tamanho médio pertence a família Ramphastidae, possui cerca de 40 espécies diferentes de tucanos.
Além disso, este é um exemplo de uma das aves exóticas encontrada com muita frequência no Brasil, mas também pode ser identificada na Argentina e Guianas.
O tucano é um tipo de ave exótica bastante conhecido que vive em bandos e adora provocar desordens, sendo muito agitados.
Ele possui um bico enorme e, ao dormir, colocam suas cabeças para trás, descansando deu bico imenso ao colocá-lo sob a asa, muito colorida e com uma variedade enorme de tons.
Essas aves exóticas cumprem importante papel para a preservação do meio ambiente, pois, ao se alimentarem, acabam cuspindo os caroços das frutas que germinam e mantêm as florestas sempre intactas.
Canto do tucano:
Arara vermelha
A arara vermelha (Ara chloropterus) é um pássaro da família Psittacidae conhecido popularmente de araracanga, arara-macau, arara-piranga, macau e arara-vermelha-pequena.
Além disso, este tipo de ave exótica vive no Brasil, América Central, Colômbia, Venezuela, Equador, Peru e Bolívia.
É uma das aves exóticas mais conhecidas e vive em grupos, mistura-se com diferentes espécies, voa aos pares ou em pequenos grupos.
Com penas vermelhas e tons de verde, com asas azuis e amarelas, suas penas são caudas curtas e longas.
Com bicos fortes, largos e curvos, podem escalar e pegar objetos, a arara vermelha têm a característica de imitar sons humanos ou de vários animais.
Eles têm hábitos monogâmicos e ficam juntos por toda a vida, que pode durar até 75 anos.
Canto da arara vermelha
Rosela
A rosela (Platycercus) é uma ave da família dos papagaios do gênero Platycercus Elegans, essas aves são originárias da Austrália, extremamente resistentes ao frio.
Este é um tipo de ave exótica que não precisa se aquecer no inverno, as roselas também fazem muito barulho ao se assustar e são tremendamente ativas e dóceis.
Os machos da espécie se exibem ao fazer a corte e serem aceitos para o acasalamento e são típicos animais que podem ser criados sem problemas em cativeiro.
Canto da rosela