Tipos de aves chupa dente que ocorrem no Brasil, essas aves pertencem a família Conopophagidae. Além disso, as aves chupa dente é constituída de nove espécies, das quais sete ocorrem no Brasil, apesar no nome esses pássaros não possuem dentes, eles recebem esse nome devido o seu canto que lembra o barulho da língua no dente.
Essas vocalizações servem para comunicação no geral, como entre machos e fêmeas e para defesa de território. Os tipos de aves chupa dente são pequenos com caudas curtas e asas arredondadas que vivem no sub-bosque, na parte baixa perto do solo.
Hoje no blog dos pássaros vamos trazer aos nossos leitores algumas informações sobre os tipos de aves chupa dente e como diferenciar cada espécie.
Eles se alimentam de insetos e a maioria das espécies possui uma lista de penas na região no olho, geralmente branca, que é eriçada para a proteção.
Tipos de aves chupa dente encontradas no Brasil
Chupa-dente-de-cinta
O chupa-dente-de-cinta (Conopophaga aurita) ocorre em quase toda Amazônia brasileira, no leste do Pará e no Maranhão, também pode ser visto na Colômbia, Peru, Equador e nas Guianas.
O chupa-dente-de-cinta é um ave que mede cerca de 12 cm de comprimento, as diferenças nas plumagens dos dois sexos estão nas cores dos lados da cabeça e da garganta – preto no macho e ferrugíneo na fêmea, no macho, destaque para o longo tufo de penas brancas após o olho.
Este tipo de ave chupa dente se alimenta no chão ou até a folhagem, em busca de insetos, ele costuma mudar de poleiro com frequência, seguindo formigas-de-correição apenas ocasionalmente.
Canto do chupa-dente-de-cinta
Chupa-dente-do-peru
O chupa-dente-do-peru (Conopophaga peruviana) é nativa da Amazônia Ocidental na América do Sul, e também pode ser encontrado em mata de várzea e em encostas e topos de serras, e ambos os sexos possuem plumagem única na cabeça que são eriçados quando agitados.
Além disso, em grande parte do alcance do chupa-dente-do-peru, é encontrado até 600 m, mas geralmente apenas até 400 m na Bolívia e ocasionalmente até 1.000 m no Peru.
Este tipo de ave chupa dente habita em sub-bosque aberto da floresta de terra firme, especialmente emaranhados de cipós e quedas de árvores.
Canto do chupa-dente-do-peru
Chupa-dente-grande
O chupa-dente-grande (Conopophaga melanogaster) é o maior entre todas as outras espécies e pode ser encontrado na Amazônia brasileira.
O chupa-dente-grande mede 14,5 cm de comprimento, e possui bico preto e pernas cinza azuladas, macho possui a cabeça e partes inferiores negras.
Um tufo de penas brancas pós ocular bem destacado chama a atenção, as partes superiores marrom avermelhadas, e barriga cinza, fêmea sem a o negro do macho, com cinza nas partes inferiores, mais esbranquiçado na garganta.
Este tipo de ave chupa dente habita em florestas subtropicais ou tropicais húmidas de baixa altitude.
Canto do chupa-dente-grande
Chupa-dente-de-capuz
O chupa-dente-de-capuz (Conopophaga roberti) é endêmica do Brasil ocorre do leste do Pará ao Ceará e Piauí, é uma espécie rara ou incomum, sobre a qual há poucas informações
O chupa-dente-de-capuz é uma ave que mede cerca de 12 cm de comprimento, o macho apresenta a cabeça, garganta e peito de cor preta, formando um capuz (o que lhe valeu o nome popular) e a fêmea possui a cabeça marrom-ferrugínea e a garganta e o peito acinzentados.
Canto do chupa-dente-de-capuz
Chupa-dente-de-cinta
O chupa-dente-de-cinta (Conopophaga aurita) ocorre em quase toda Amazônia brasileira, no leste do Pará e no Maranhão, ele também pode ser visto na Colômbia, Peru, Equador e nas Guianas.
O chupa-dente-de-cinta é um ave que mede cerca de 12 cm de comprimento, as diferenças nas plumagens dos dois sexos estão nas cores dos lados da cabeça e da garganta – preto no macho e ferrugíneo na fêmea, no macho, destaque para o longo tufo de penas brancas após o olho.
Este tipo de ave chupa dente se alimenta no chão ou até a folhagem, em busca de insetos, ele costuma mudar de poleiro com frequência, seguindo formigas-de-correição apenas ocasionalmente.
Canto do chupa-dente-de-cinta
Chupa-dente-do-nordeste
O chupa-dente-do-nordeste (Conopophaga cearae) ocorre exclusivamente no Nordeste brasileiro e recentemente, em 2015, foi separado da espécie chupa-dente Conopophaga lineata.
O chupa-dente-do-nordeste é uma ave que mede entre 11,5 e 14 centímetros de comprimento e pesa entre 16 e 27 gramas, e os sexos quase iguais.
Além disso, o macho colorido semelhante ao seu congênere chupa-dente, apresentando porém, a coroa, o pescoço, peito e flancos com coloração castanha mais intensa e a sobrancelha branca mais marcada e face nua cinzenta.
Em relação ao dorso pardo, ventre brancacento, maxila esbranquiçada, o macho apresenta tufo pós-ocular branco puro e muito vistoso, na fêmea tufo é cinza ou ruivo.
Canto do chupa-dente-do-nordeste
Chupa-dente
O chupa-dente (Conopophaga lineata) mede entre 11,5 e 14 centímetros de comprimento e pesa entre 16 e 27 gramas, ambos sexos quase iguais, o macho de colorido semelhante ao da fêmea do cuspidor-de-máscara-preta, não tendo contudo o desenho negro nas costas.
Além disso, a barriga brancacenta, maxila esbranquiçada, apresenta tufo pós-ocular branco vistoso, sobrancelha pode faltar, na fêmea tufo cinza ou ruivo.
Canto do chupa-dente