Descubra quais são os 9 tipos de beija-flor que podem ser encontrados no Brasil, pois esse é um país que possui uma grande diversidade de aves, são quase 2000 espécies sendo que algumas delas são endêmicas (apenas encontradas na região) e outras estão ameaçadas de extinção.
No entanto, hoje no blog dos pássaros vamos mencionar tipos de beija-flor que podem ser encontrados no Brasil.
Os beija-flores singulares e pequenas aves que abriga vários significados, pois sua velocidade inata ao voar a considera mensageira e guardiã do tempo. Assim como é identificada com amor, alegria e beleza.
As belezas naturais do Brasil encantam muita gente, desta forma podemos incluir a riquíssima flora e fauna do nosso território.
Entre as várias espécies aqui encontradas, as aves brasileiras são destaque para cientistas, entusiastas e turistas.
No entanto, as aves são um grupo que representam aproximadamente 60 das espécies dessas aves nativas.
Tipos de beija-flor
Beija-flor-rubi
O beija flor rubi (Clytolaema rubricauda) é um tipo de beija-flor da família dos troquilídeos, conhecido também como beija-flor-papo-de-fogo, beija-flor estrela-vermelha-da-mata, papo-de-fogo, topázio.
É uma espécie de beija-flor endêmica do Brasil, aparecendo principalmente nas regiões do Bahia, Goiás, Minas Gerais e Rio Grande do Sul.
É um pássaro muito belo, o macho tem cor verde com uma cauda avermelhada que lhe dá o apelido específico de Rubricude, que se distingue pela cor vermelho rubi do papo e o verde iridescente da testa de do peito.
Rabo-branco-acanelado
O rabo-branco-acanelado (Phaethornis pretrei) é uma ave apodiforme da família trochiliadae, conhecido como rabo-branco-de-sobre-amarelo, beija-flor-de-rabo-branco e limpa-casa.
Além disso, o rabo-branco-acanelado chega a medir cerca de 15 centímetros, sendo uma das maiores espécies de beija-flor no Brasil.
Esse tipo de beija-flor tem sua dieta baseada em carboidratos retirados do néctar das flores, além disso, o beija-flor também se alimenta de pequenos artrópodes.
O rabo-branco-acanelado é comumente encontrado em espaços abertos e semiabertos como matas e cerradões, praças e jardins em áreas urbanas. É encontrado principalmente no Maranhão e Rio Grande do Sul.
Beija-flor-de-peito-azul
O Beija-flor-de-peito-azul (Chionomesa lactea) é uma ave apadiforme da família Trochilidae, conhecida também como colibri-de-garganta-safira.
Além disso, é quase tão presente quanto o beija-flor-tesoura no Brasil. Porem, ele não chama tanta atenção por conta de seu tamanho e cores mais discretas.
O beija-flor-de-peito-azul é muito facilmente encontrado em nosso país, sobretudo em áreas semiabertas. É um dos menores beija-flor de sua família.
Mesmo chamando menos atenção que o beija-flor-tesoura, o pequeno beija-flor-de-peito-azul mede de 8 a 11 centímetros pesando de 3 a 6 gramas. Ele possui uma garganta violeta e uma faixa branca descendo do peito para a barriga.
Além disso, suas costas e nuca são verde brilhante e sua cauda e parte das assas são azul escuro, sendo a principal característica para o seu nome, sua garganta e parte do peito tem um tom de azul muito vivo.
O beija-flor-de-peito-azul tem uma importante representação na história do Brasil, a pequena ave estampou o reverso da nota de R$1,00 no ano de 1993.
Beija-flor-tesoura
O Beija-flor-tesoura (Eupetomena macroura) é uma ave da família Trochilidae, conhecida também como tesourão.
Além disso, a ave possui esse nome graças a sua cauda ser dividida no meio semelhante a uma tesoura. É conhecida por ser um dos beija-flores mais comuns de serem encontrados no leste do Brasil.
O beija-flor-tesouraé uma ave única e difícil de ser confundida por conta do azul violeta de sua cabeça, pescoço e superior do tórax. Ele pode chegar a medir de 15 a 18 centímetros, se consagrando como um dos maiores beija-flor do nosso país.
As fêmeas da espécie realizam a incubação dos ovos por cerca de 16 dias, após o nascimento ela alimenta os filhos principalmente com insetos, e enquanto isso o macho fica responsável por defender o território. Os filhotes do beija-flor-tesoura deixam o ninho em cerca de 24 dias.
Esse tipo de beija-flor pode ser encontrado principalmente em áreas semiabertas como jardins, parques, bordas de florestas, campos e savanas.
Beija-flor-de-costas-violeta
O beija-flor-de-costas-violeta ( Thalurania watertonii) é uma ave apodiforme da família Trochilidae.
Esta espécie de beija flor é ameaçada de extinção ele é endêmico da Mata Atlântica nordestina, encontrado em florestas húmidas nos estados de Pernambuco, Alagoas, Sergipe e, possivelmente, no extremo norte da Bahia.
O beija-flor-de-costas-violeta mede aproximadamente 11,5 cm e o dimorfismo sexual é pronunciado, machos com o dorso azul-arroxeado, com a cabeça verde e o ventre verde metálico, com a cauda esbranquiçada.
Asas e cauda bifurcadas pretas, bico preto, fêmeas com partes inferiores cinzentas, partes superiores esverdeadas e asas pretas e cauda preta com ponta branca.
O beija-flor-de-costas-violeta habita em florestas estacionais semideciduais, as matas ombrófilas, e as áreas úmidas de elevada altitude que são encontradas em regiões semi-áridas de Pernambuco e Paraíba,
Beija-flor-de-leque-canela
O beija-flor-de-leque-canela (Lophornis ornatus) é uma ave da família Trochilidae também conhecido como tufinho-vermelho.
Além disso, esta é uma espécie incomum, mas generalizada, e parece ser um migrante local ou sazonal, embora seus movimentos não sejam bem compreendidos.
A bela plumagem dos machos adultos inclui uma crista laranja com longas penas laranja e pontas verde-escuras que se estendem das bochechas aos ombros, uma garupa branca e um forte bico laranja com ponta preta.
A fêmea carece dessas decorações, é verde no dorso e branco no ventre com contrastante garganta enferrujada, garupa bege e bico mais opaco.
O beija-flor-de-leque-canela vive em áreas de cultivo, áreas abertas (jardins) e nas bordas de florestas úmidas até uma altitude de 950 m.
Também ocorre em regiões de savana e mostra uma afinidade para a criação de feijão bóer. Geralmente encontrado para ser solitário e não agressivo, pois é manso e acessível.
Com seu tamanho pequeno e voo constante, muitas vezes se assemelha a uma grande abelha movendo-se de flor em flor.
Beija-flor-brilho-de-fogo
O beija-flor-brilho-de-fogo (Topaza pella) é uma ave Apodiformes da família Trochilidae, conhecido também como topázio-vermelho
Ele está entre os maiores beija-flores do Brasil, possuindo um acentuado dimorfismo entre macho e fêmea.
O macho mede cerca de 20 cm de comprimento com um capuz preto, uma garganta dourada ou em algumas vezes na cor verde metálico, também tem uma barriga vermelha metálico e pés rosas.
A fêmea é menor, medindo cerca de 12 cm de comprimento e também não possui a longa cauda do macho. Além disso, seu bico é curvo e na cor preto.
O beija-flor-brilho-de-fogo se alimenta de néctar das flores e pequenos artrópodes assim como outros tipos de beija-flor.
Topázio-de-fogo
O topázio-de-fogo (Topaza pyra) é uma ave Apodiforme da família Trochilidae, chamado em alemão de Flammenkolibri.
A ave apresenta um acentuado dimorfismo sexual entre as espécies. O macho tem cerca de 16 cm de comprimento, com uma longa cauda. Tem uma barriga vermelho metálica e uma garganta verde ou dourado metálica.
Já a fêmea possui cerca de 12 cm de comprimento com uma cauda menor, seu bico é curvo e a maior parte de sua plumagem é verde com garganta em cor vermelha metálica.
O topázio-de-fogo se diferencia do beija-flor-brilho-de-fogo por conta dele possuir um tamanho menor, nuca preta e largo colar preto na região do peitoral.
Beija-flor-rajado
O beija-flor-rajado (Ramphodon naevius) é uma ave Apodiforme da família Trochilidae, endêmico do Brasil, que esta em perigo de extinção por conta de seu habitat.
Além disso, possui entre 14 e 16 cm de comprimento com um peso de até 9 gramas, sendo considerado um dos maiores tipos de beija-flores encontrados na Mata Atlântica.
O beija-flor-rajado se alimenta do néctar de flores, além de consumir pequenos artrópodes.
É endêmico da Mata Atlântica e também pode ser observado em jardins que estejam perto da vegetação nativa. Além disso, ocorre em Minas Gerais, Rio Grande do Sul e Espirito Santo.