6 tipos de cegonha: características, informações e muito mais
Conheça alguns tipos de cegonha, aves muito famosas em todo o mundo por conta da sua relação histórica com bebês.
Além disso, as cegonhas são aves relacionadas a bebês e a família a muitos anos, estando presente na mitologia alemã, grega, chinesa, europeia e até mesmo na israelense.
Hoje no blog dos pássaros vamos trazer aos nosso leitores alguns tipos de cegonhas.
Tipos de cegonhas
Cegonha bico-de-sapato
A cegonha bico-de-sapato (Balaeniceps rex) é a única ave da família Balaenicipitidae conhecido como bico-de-tamanco ou bico-de-sapato.
A cegonha bico-de-sapato na verdade é um pelicano de cor cinzenta que atinge 120 centímetros, nidifica no solo e geralmente põe dois ovos.
Ele possui o bico grosso, grande, largo e comprido e os filhotes apresentam uma plumagem acastanhada.
Este tipo de cegonha se alimenta, basicamente de peixes e rãs ele caça nos pântanos e águas estagnadas da África tropical e oriental, particularmente em Uganda.
A cegonha bico-de-sapato habita em regiões pantanosas no leste tropical da África, em áreas entre o Sudão do Sul e a Zâmbia.
Cegonha da tempestade
Cegonha da tempestade ( Ciconia stormi ) é uma espécie de cegonha de tamanho médio da família do Ciconiidae do gênero ciconia .
Essa espécie ocorre principalmente nas florestas tropicais de planície da Indonésia , Malásia e sul da Tailândia . É considerada a mais rara de todas as cegonhas, e estima-se que tenha menos de 500 indivíduos selvagens em toda a sua distribuição geográfica.
A população está em declínio há muito tempo e a principal causa é amplamente considerada o desmatamento de seu habitat nativo.
Este tipo de cegonha foi descrita pela primeira vez por Blasius em 1896 e recebeu o nome do capitão do mar alemão Hugo Storm, um colecionador de espécimes zoológicos nas Índias Ocidentais.
Cegonha-oriental
A cegonha-oriental (Ciconia boyciana ) é uma espécie de cegonha ameaçada de extinção que se distingue da cegonha-branca pelas suas patas vermelhas.
Além disso, esta cegonha é uma ave migratória de longa distância, invernando em África desde a África subsariana até à África do Sul ou até mesmo no subcontinente indiano.
Na migração entre a Europa e a África, a ave evita cruzar o Mar Mediterrâneo, fazendo o desvio para leste pelo Levante ou para oeste pelo Estreito de Gibraltar porque as termais do ar das quais a ave depende não se formam sobre a água.
A cegonha-oriental é predominantemente branca, com asas negras, os adultos têm longas pernas vermelhas e longos bicos vermelhos pontiagudos, medindo em média de 100 a 115 cm da ponta do bico até o final da cauda e uma envergadura de 155 a 215 cm.
As duas subespécies, que diferem ligeiramente em tamanho, se reproduzem na Europa (do norte à Finlândia), noroeste da África, sudoeste da Ásia (leste ao sul do Cazaquistão) e sul da África.
Cegonha preta
A cegonha preta (Ciconia nigra) é uma espécie de ave migratória da família Ciconiidae, que habita em lagos, rios ou regiões alagadas rodeadas por densas florestas.
A cegonha preta é ligeiramente menor que a cegonha-branca, com cerca de 97 cm de comprimento e uma envergadura de cerca de 190 cm.
A cabeça, pescoço, costas e asas deste tipo de cegonha são de cor preta, com brilhos metálicos verde-ouro, roxo e vermelho-cobre em certas condições de iluminação.
A barriga é branca; as pernas e o bico são vermelhos, as fêmeas são levemente foscas e um pouco menores que os machos.
As penas dos juvenis são opacas, cinza-escuras, e o bico e as pernas são verdes. Esta espécie é comum em postes, árvores altas e falésias.
A cegonha preta é uma ave territorial e cada casal necessita de área extensa de 50 entre 150 Km2.
Além disso, esta espécie tem preferência por florestas espontâneas de folha caduca e mistas, nas quais encontra ribeiros, rios, prados, zonas palustres e charcos ricos em alimento.
Cegonha branca
A cegonha branca (Ciconia ciconia) é uma grande ave pernalta que pertence à família Ciconiidae a mesma das aves ciconiformes que inclui as cegonhas, marabu e o jabiru, entre outros.
Existem duas subespécies de cegonha branca e a cegonha branca africana, que se encontra no noroeste e na África Austral, e a cegonha branca europeia, que se encontra na Europa.
Além disso, as cegonhas brancas nidificam na Europa central e oriental, passando o inverno na África, cerca de um quarto da população de Cegonhas Brancas vivem na Polônia.
Esta espécie de ave mostra uma das silhuetas mais facilmente identificáveis da nossa avifauna.
Sobretudo, o seu pescoço e patas compridas, a tonalidade branca do corpo, com as pontas das primárias e secundárias pretas, e a sua coloração é vermelha viva do bico e das patas, tornam esta ave emblemática no nosso território.
Cegonha marabu
A cegonha marabu (Leptoptilos crumenifer) é uma ave que pertence a família Ciconiídeos do gênero Cicônia conhecido como cordufal.
A cegonha marabu é uma ave de grande porte ela chega a atingir uma altura de 110 cm, um peso superior a 9 kg e uma envergadura de asas de 3,5 m.
Além disso, a sua cabeça e pescoço são nus, ele possui um bico muito forte e uma bolsa pneumática na base do pescoço.
A cegonha marabu se alimenta de insetos e pequenos animais, que vivem em pântanos, lagos, lagoas ou estanques: peixes, rãs, lagartos, insetos, crustáceos, moluscos, vermes, enguias, cobras.
Também se alimentam de outros animais pequenos como ratos, toupeiras, pequenos pássaros, coelhos e lebres.
A cegonha marabu pode ser encontrada na África tropical, do Senegal à Eritreia, Etiópia, Somália, incluindo Namíbia e África do Sul.