10 Tipos de Estorninho mais conhecidos
Conheça os tipos de Estorninho aves da espécie passeriforme da família Sturnidae, que possuem vários tipos de plumagem.
Hoje no blog dos pássaros vamos trazer aos nosso leitores algumas informações sobre os tipos de Estorninho e como diferenciar cada espécie.
Além disso, os estorninhos são aves que vivem em bandos e são muito conhecidas pelos agricultores por conta do impacto negativo do pássaro nas plantações.
Tipos de Estorninho
Estorninho metálico
O estorninho metálico (Lamprotornis nitens) é uma ave que pertence a família Sturnidae é o único nativo dos estorninhos da Papua Nova Guiné e das ilhas australianas vizinhas.
Estorninhos metálicos são de tamanho médio, com uma cauda longa e graduada.
Eles parecem ser “metálicos” por causa do brilho roxo e verde que reflete quando a luz do sol os atinge.
Tanto machos quanto fêmeas são parecidos, sendo uma cor toda preta com olhos vermelhos e um bico curto.
Ao contrário dos adultos, os filhotes são castanhos com uma mancha branca no peito e coloração cinzenta na garganta.
À medida que amadurecem, desenvolvem o olho vermelho e a plumagem negra.
O traço juvenil final que eles perdem é a mancha branca no peito.
Estas aves migram para o norte da Austrália para reprodução em colônias maciças que consistem em milhares de aves.
Eles preparam ninhos de tecido globular que pendem das árvores. Isso difere de outros estorninhos que são construtores de ninhos de cavidades.
Estorninhos metálicos utilizam gramíneas, cascas e penas para a construção desses intrincados ninhos.
As fêmeas podem ter múltiplas garras durante este período prolongado, colocando um a três ovos por ninhada.
Em média, as fêmeas produzem cinco a sete filhotes durante toda a temporada de reprodução.
Os filhotes deixam o ninho em 21 a 25 dias, enquanto eles deixam o ninho, eles voltam para seus pais para se alimentar por algum tempo depois.
No início da primavera, as aves migram de volta para Papua Nova Guiné e ilhas australianas vizinhas.
Estas aves canoras são adaptáveis a muitos habitats, incluindo florestas, zonas úmidas costeiras e floresta tropical.
Eles são os únicos estorninhos nativos da Papua Nova Guiné e das ilhas vizinhas da Austrália.
Eles cobrem uma grande área por causa da migração durante a época de reprodução.
No final da estação seca, eles migram para o norte de Queensland para a época de reprodução.
Canto do estorninho metálico
Esses pássaros possuem um canto muito alto quando se comunicam um com o outro, seus talentos também são conhecidos por incluir a imitação de outras aves vizinhas.
De natureza gregária, essas aves têm uma tagarelice constante.
Colônias de nidificação são bastante fáceis de descobrir na natureza por causa do volume de indivíduos e vocalização.
Estorninho-malhado
Estorninho-malhado (Sturnus vulgaris) é uma ave passeriforme de tamanho médio da família dos esturnídeos.
O estorninho-malhado mede 22 cm e pesa entre 58 e 100 gramas, ele pode ser confundido com o melro, de comportamento e coloração semelhantes.
No entanto, tem uma cauda mais curta e um bico amarelo menos intenso do que o melro, também difere da estrela negra porque, ao contrário do malhado, não tem pontos de luz no verão.
No inverno ambos apresentam pequenas manchas, sendo a estrela negra menor, aves em período reprodutivo (quando apresentam bico amarelo), a base da mandíbula inferior é azulada ou cinza-azulada no macho e rosa na fêmea.
O estorninho-malhado é uma ave que nidifica por vezes em grandes colónias, em buracos de árvores, muros, debaixo das telhas e aceita com facilidade ninhos artificiais, ele choca de 4 a 6 ovos.
O estorninho-malhado caminha rápido e agitadamente em terrenos abertos, prados e relvados em busca de alimento.
O estorninho-malhado pode ser encontrado na América do Sul, Buenos Aires, Uruguai, Brasil, Rio Grande do Sul.
Estorninho-de-burchell
Estorninho-de-burchell ( Lamprotornis australis) é uma espécie de passeriforme da família Sturnidae, conhecido como estorninho.
O estorninho-de-burchell possui plumagem com forte brilho metálico e tons iridescentes de azul a violeta e é considerada uma ave viva monogâmica.
Sua distribuição é nos estados sul-africanos com áreas abertas levemente arborizadas e savanas com árvores e terreno de cor clara.
O estorninho mede cerca de 30-34 cm e seu peso está entre 74 e 138 gramas, na Zâmbia, esta espécie de estorninho é relativamente leve na faixa de peso mais baixo, enquanto na Namíbia tem pesos significativamente mais altos.
Esta espécie costuma construir seus ninhos em cavidades naturais de árvores ou cavidades criadas por pica-paus e barbetes africanos, que devem ser relativamente grandes para esta espécie de ave.
As cavidades das árvores situam-se regularmente a uma altura compreendida entre os 2 e os 7 m, utilizando também fendas rochosas que se mostrem adequadas, bem como buracos em edifícios, caixas-ninho ou semelhantes.
Os ninhos são geralmente forrados com grama verde fresca, folhas verdes, penas, pele de cobra, mas também tiras de pano, papel ou plástico.
Eles geralmente colocam de 2 a 4 ovos lisos, azuis brilhantes a verde azulados que às vezes têm manchas marrom-avermelhadas, principalmente na extremidade mais grossa dos ovos.
O estorninho-de-burchell se alimentam de flores, frutas e pequenos animais.
O estorninho-de-burchell pode ser encontrada nos seguintes países como Angola, Botswana, Moçambique, Namíbia, África do Sul, Essuatíni, Zâmbia e Zimbabwe.
Canto do estorninho-de-burchell
Estorninho-carunculado
O estorninho-carunculado (Creatophora cinerea) é uma espécie de ave da família Sturnidae, conhecido como estorninho carnudo é o único estorninho africano que parece apresentar afinidades com os estorninhos asiáticos.
O estorninho-carunculado é uma ave que tem 21 cm de comprimento, cauda curta e asas pontiagudas, ele tem plumagem principalmente cinza, exceto por uma garupa branca e penas de vôo e cauda pretas.
O macho reprodutor tem uma mancha branca no ombro e um padrão de cabeça distinto com pele amarela sem penas e bochechas pretas na testa e na garganta.
A extensão em que essas características sazonais se desenvolvem aumenta à medida que a ave envelhece, e algumas fêmeas mais velhas podem exibir uma versão mais fraca dessa plumagem.
O estorninho-carunculado nidifica sempre em árvores ou arbustos, incluindo acácias e eucaliptos, entre 1 e 10 m acima do solo, o ninho de bola consiste em galhos e é forrado com gramíneas ou penas.
Os ovos de dois a cinco, geralmente três ou quatro, são azuis claros, sem manchas ou com algumas manchas castanhas, e são postos antes que a cúpula do ninho esteja completa. Ambos os sexos constroem o ninho, incubam os ovos e alimentam os filhotes.
Os ovos eclodem após 11 dias e os filhotes deixam o ninho em mais 13 a 16 dias, não voam e são fortemente caçados por grandes aves de rapina.
A reprodução está associada a uma oferta abundante de insetos e as colónias serão abandonadas mesmo quando os juvenis estão no ninho, por exemplo quando há enxames de gafanhotos, que são controlados por medidas de controle destruídas.
O estorninho-carunculado é uma espécie que habita em pastagem, floresta aberta e cultivo.
Estorninho-preto
Estorninho-preto (Sturnus unicolor) é uma ave passeriforme da família Sturnidae que pertence ao gênero dos Sturnus.
O estorninho-preto adulto é muito semelhante ao estorninho comum, mas marginalmente maior (21–23 cm de comprimento; 70–100 g de peso) e tem plumagem preta mais escura e oleosa.
Ligeiramente roxa ou verde brilhante na luz forte, que é totalmente imaculado na primavera e no verão, e apenas com pequenas manchas pálidas na plumagem de inverno, formada pelas pontas pálidas das penas.
Também difere por ter penas de garganta visivelmente mais longas (o dobro do comprimento das dos estorninhos comuns ), formando uma “barba” desgrenhada que é particularmente óbvia quando o pássaro está cantando.
Suas pernas são rosa brilhante. No verão, o bico é amarelo com base azulada nos machos e rosada nas fêmeas; no inverno, é mais opaco, geralmente enegrecido.
Os pássaros jovens são marrons opacos, mais escuros do que os estorninhos comuns jovens, e têm bico preto e pernas marrons.
A confusão com o estorninho comum é particularmente fácil durante o inverno, quando os estorninhos comuns são abundantes em toda a distribuição do estorninho sem manchas, mas também no verão, onde suas áreas de reprodução se sobrepõem no nordeste da Espanha e no extremo sul da França.
Também pode ser confundido com o melro comum ( Turdus merula ), que difere mais obviamente em sua cauda mais longa e falta de brilho da plumagem.
O estorninho-preto usa uma ampla variedade de habitats e pode ser encontrado em qualquer ambiente razoavelmente aberto, desde terras agrícolas e olivais até habitações humanas.
As maiores densidades populacionais estão em bosques de azinheiras de pastoreio aberto e em habitats urbanos como Gibraltar, onde é comum.
Canto do estorninho-preto
As vocalizações do estorninho-preto são muito semelhantes às do estorninho, mas geralmente soam mais claras e nítidas, mais altas e puxadas para cima. Os trinados são geralmente mais fortes e soam mais rolantes.
Estorninho-rosado
Estorninho-rosado ( Sturnus roseus ) é uma espécie de ave da família dos estorninhos que pertence ao gênero dos Pastor.
O estorninho-rosado adulto é altamente distinto, com seu corpo rosa, pernas e bico laranja pálido e cabeça, asas e cauda pretas brilhantes.
Os machos na época de reprodução têm penas alongadas na cabeça que formam uma crista fina que é fofa e mais proeminente quando o pássaro fica excitado.
No inverno, a crista é mais curta e as bordas das penas pretas dentro da plumagem tornam-se mais pálidas à medida que as bordas dessas penas se desgastam. A plumagem de inverno nos machos é comparativamente monótona.
As fêmeas, em contraste, têm uma crista curta e não têm uma separação nítida entre rosa e preto.
As aves juvenis podem ser distinguidas do estorninho comum ( Sturnus vulgaris ) por sua plumagem obviamente mais pálida e bico amarelo curto.
Os pássaros jovens mudam para uma versão moderada da plumagem adulta no outono, mas eles não têm a crista. Eles não adquirem sua plumagem adulta até quase um ano de idade nas fêmeas e quase dois anos nos machos.
Os últimos crescem com plumagem muito semelhante às fêmeas adultas em seu segundo ano, mas se distinguem por cristas mais longas e bordas de penas visivelmente pálidas do que as fêmeas juvenis.
O estorninho-rosado prefere principalmente estepes, paisagens semidesérticas e desérticas, bem como planícies mediterrâneas. Muitas vezes aparece em áreas com boas populações de gafanhotos , o que também segue.
O estorninho-rosado pode ser observado em áreas secas e abertas, bem como em paisagens relvadas ou encostas rochosas.Requer acesso direto à água, mas é independente de zonas úmidas ou costas.
Ele gosta de buscar refúgio em grupos soltos de árvores e arbustos. As migrações em massa também levam os animais sociáveis a paisagens mais altas ou regiões montanhosas.
Canto do estorninho-rosado
A música é composta de sons ásperos que lembram estalos, estalos e ruídos brilhantes que ocorrem ao caminhar sobre vidros quebrados.
Ele parece animado e tipicamente parecido com uma estrela, embora não com a mesma riqueza de variedade que a estrela executa. As chamadas são curtas e ásperas.
Estorninho-de-colar-preto
Estorninho-de-colar-preto (Sturnus nigricollis) é uma espécie de ave da família Sturnidae que pertence ao gênero dos Sturnus.
O estorninho-de-colar-preto tem um comprimento de 26-30 cm, envergadura 14,6-16,2 cm Cabeça, garganta, peito e ventre esbranquiçados.
No topo da cabeça, as penas são um pouco desgrenhadas; um anel de pele sem penas amarela é claramente visível ao redor dos olhos. No pescoço há um colar largo de penas pretas com um leve brilho metálico.
A íris é cinza claro, o bico é escuro. O dorso, as asas e a cauda são predominantemente preto-acastanhados, com exceção das bases brancas das primárias e uma faixa branca ao longo da borda da cauda .
As pernas são amarelas. Fêmeas e machos não diferem externamente uns dos outros. Nos pássaros jovens, o colarinho preto não é pronunciado e a cabeça, pescoço e barriga são mais heterogêneos – cinza acastanhado com estrias brancas.
Ao contrário de muitas outras espécies de estorninhos, o estorninho-de-colar-preto constrói um ninho separado em vez de usar buracos e nichos adequados.
O ninho é uma estrutura áspera e convexa feita de galhos finos, capim seco ou palha de arroz e forrado com capim, penas e flores.
Geralmente está localizado no topo de uma árvore no meio de um prado ou em seus arredores. A ninhada geralmente contém 3-5 ovos azuis ou verde-azulados sem padrão. Tamanhos de ovos (29-37) x (21-25) mm.
Estorninho-de-hildebrandt
Estorninho-de-hildebrandt ( Lamprotornis hildebrandti ) uma espécie da família dos estorninhos que pertence ao gênero dos Lamprotornis.
O Estorninho-de-hildebrandt tem 18 cm de comprimento e pesa de 50 a 69 g . O adulto tem plumagem iridescente brilhante na parte superior do corpo e nas superfícies superiores.
Como em seus parentes, essa iridescência é derivada da interferência da luz refletida de estruturas de penas microscópicas arregimentadas e não de pigmentos.
A cabeça é azul, assim como a maioria das partes superiores, as asas são verde-bronze com primárias azuis , a garganta e a parte superior do peito são roxas brilhantes e a cauda é verde-azulada brilhante.
O peito do meio e a parte superior da barriga são amarelo-alaranjados e a parte inferior da barriga é ruiva. A íris é vermelho-alaranjada e o bico e as pernas são pretos. Adultos masculinos e femininos são idênticos na aparência externa.
Pode ser confundido com o soberbo estorninho. Os juvenis são bastante diferentes, com partes superiores cinza-carvão e partes inferiores castanhas.
O estorninho-de-hildebrandt é encontrado no Quênia e na Tanzânia , onde ocupa um campo aberto entre 500 a 2.200 m. Seu habitat é a floresta aberta e o campo aberto de arbustos espinhosos.
Estorninho-polinésio
Estorninho-polinésio (Aplonis tabuensis) é uma espécie de ave da família Sturnidae que pertence ao gênero dos Aplonis.
Os estorninho-polinésio adultos da raça nominal, a altura é de cerca de 20 cm e a massa fica entre 52 e 69 gramas . As penas são marrons com variações de tonalidade dependendo de sua localização: marrom escuro com brilho arroxeado na testa e capuz, marrom-claro na parte inferior.
As da garganta e peito exibindo canos esbranquiçados criando um padrão de estrias. As asas são marrom-escuras, mas os filamentos externos das penas secundárias são mais claros.
A cauda tem formato terminal quadrado e o bico é curto e grosso, terminando em um pequeno gancho. As pernas são marrom-escuras, as íris marrom-avermelhadas.
A descrição dos menores não foi feita . As variações de cores são importantes entre as subespécies: algumas são mais claras, outras mais escuras.
Canto do estorninho-polinésio
O chamado de alerta do polinésio Stourme é um assobio duplo melodioso e agudo regularmente repetido “twee-wee”. Também emite outros tipos de assobios e assobios que podem ser ouvidos a uma distância bastante curta.
Estorninho-de-bali
Estorninho-de-bali ( Leucopsar rothschildi ) é uma espécie de ave canora da família dos Sturnidae e gênero Leucopsar .
O estorninho-de-bali é um pássaro atarracado de tamanho médio, pesando de 70 a 115 G. Ele mede até 25 cm, com uma cauda atingindo 7,9–8,8 cm de comprimento. O comprimento da asa é de 13,2–13,5 cm.
Pertence à espécie mais marcante da família dos estorninhos, a cor da sua plumagem distingue-a de todas as outras espécies. A plumagem é branca como a neve em quase todo o corpo da família Rothschild, as pontas das asas e cauda têm coloração preta.
O bico é cinza ou marrom. Uma pele azul se estende ao redor de cada olho que se afunila em uma ponta, a cor da íris pode ser branca, cinza ou marrom.
Um tufo é formado na cabeça desta espéciefeito de penas eriçadas, o que o torna quase inconfundível com outras propriedades. As pernas são cinza-azuladas.
Dimorfismo sexual significativo não é conhecido, então ambos os sexos parecem iguais, com exceção de um tufo menor na cabeça nas fêmeas (os jovens também têm um tufo menor, que pode estar ausente). Os juvenis podem ser cor de canela nas asas e ter corpo esfumaçado.
A estorninha-de-bali pode ser vista principalmente em florestas tropicais secas de planície, geralmente com vegetação gramínea, enquanto tende a evitar florestas densas.
Durante a época de reprodução, as estorninho-de-bali preferem paisagens de planícies abertas queimadas pelo fogo com arbustos dispersos e florestas úmidas próximas, dispersando-se de lá para as bordas da floresta e florestas de savana após a reprodução.
Dentro de ecossistemas alterados pelo homem, a espécie se adaptou à vida em coqueirais próximos a assentamentos humanos. A espécie não é migratória.
Canto do estorninho-de-bali
Os estorninho-de-bali se comunicam através de uma série de sons altos, assemelhando-se, por exemplo, a coaxar, assobiar ou rir. Ao decolar, esta espécie emite um “chirp”, a chamada de alerta é “zig, zig, zig”. Ambos os sexos cantam.