Aves de Rapina

15 Tipos de falcão mais conhecidos

Por Clério Luiz, em 07/03/2023
Tipos de Falcao mais conhecidos

Conheça os tipos de falcão e como diferencias estas belas aves de rapina, eximias caçadoras que são muito famosas no mundo.

Tipos de Falcao mais conhecidos
Tipos de Falcao mais conhecidos

Hoje no blog dos pássaros vamos trazer aos nosso leitores algumas informações sobre os tipos de falcão e como diferenciar cada espécie.

Tipos de falcão

Falcão-peregrino

falcao-peregrino (Falco peregrinus)
falcao-peregrino (Falco peregrinus)

O falcão-peregrino (Falco peregrinus) é uma ave de médio porte da família Falconidae bastante conhecida pela sua velocidade.

O falcão-peregrino mede entre 38 e 53 centímetros de comprimento e pesa entre 600 gramas até 1 quilo e meio.

Além disso, ele possui uma envergadura de asas entre 90 a 120 centímetros.

A única diferença entre o macho e a fêmea é o tamanho, as fêmeas de falcão-peregrino são maiores e mais pesadas que os machos.

Olhos são negros, coroa preta na cabeça, partes superiores cinza-azuladas claras.

Partes inferiores são brancas, o adulto possui barradas de preto, já os filhotes são estriadas.

Os pés são amarelos, as asas, pontiagudas e longas, e o bico escuro com base amarela.

Este tipo de falcão habita os mais diversos habitats em toda a sua distribuição, desde áreas montanhosas, tundras, savanas, regiões costeiras, ilhas oceânicas até áreas urbanas.

No Brasil, durante a época de invernada (outubro a abril) pode ser em vários centros urbanos onde a concentração de edificações (usadas como locais estratégicos de caça e descanso) e de presas (pombos e morcegos) é elevada.

Nas áreas rurais, normalmente utiliza árvores altas (eucaliptos e pinheiros) para caça e descanso.

Vive sozinho ou em pares; passa a maior parte do dia em seus poleiros preferidos, com atividades de caça concentradas no início da manhã ou no final da tarde, às vezes se estendendo até o início da noite para caçar morcegos.

Canto do  falcão-peregrino 

https://www.passaro.org/wp-content/uploads/2018/10/Conto-do-Falcão-Peregrino.mp3?_=1

Falcão de cooper

falcao de cooper (Accipiter cooperii)
falcao de cooper (Accipiter cooperii)

falcão de cooper (Accipiter cooperii) é um pássaro florestal da família Accipitrídeos, também conhecido como falcão-do-tanoeiro.

O falcão de cooper reproduz-se em extensas florestas e pequenos bosques de madeiras de pinheiro decíduas, coníferas e mistas, bem como em plantações de pinheiros, em habitats suburbanos e urbanos.

Captura uma variedade de presas, principalmente aves de tamanho médio e mamíferos como pombas, gaios, robins, esquilos e outros roedores.

Algumas populações orientais declinaram significativamente em meados do século XX, devido a disparos, armadilhas e contaminação por pesticidas.

Embora o ele ainda seja designado como ameaçado em vários estados do leste, as evidências sugerem que as populações reprodutoras se recuperaram em muitas áreas.

O falcão de cooper são aves carnívoras e eles caçam uma variedade de animais diferentes.

Que podem incluir pássaros de pequeno e médio porte, como tentilhões, pássaros canoros, estorninhos, codornizes, pombos, bem como pequenos mamíferos como ratos, ratazanas e, ocasionalmente, esquilos e esquilos.

Além disso, eles caçam voando perto de arbustos para emboscar pequenas presas ou empoleirando-se em postes, cercas ou árvores para esperar a aproximação de pequenos pássaros.

Falcão de galápagos

falcao de galapagos (Buteo galapagoensis)
falcao de galapagos (Buteo galapagoensis)

O falcão de galápagos (Buteo galapagoensis) é uma grande espécie de falcão da família Acipitrídeos que inclui a maioria das espécies de aves de rapina diurnas, como águias, gaviões, búteos, abutres ou milhafres.

O falcão das galápagos é uma espécie de falcão nativa das Ilhas Galápagos, constituindo-se assim como um dos representantes da fauna das Ilhas Galápagos, ele também é um dos falcões mais velozes do mundo.

Este tipo de falcão é um pássaro grande, de cor escura, com asas largas e cauda larga.

Além disso, esta espécie de falcão pode chegar a ter 55 centímetros de comprimento e uma envergadura de 120 centímetros.

O falcão de galápagos adulto é geralmente uma cor preta acastanhada de fuligem; a coroa sendo ligeiramente mais preta que as costas.

Suas penas do manto são parcialmente afiadas com marrom mais pálido, cinza ou amarelo, com suas bases brancas aparecendo até certo ponto.

Suas coberturas de cauda também são barradas de branco, a cauda em si do falcão de Galápagos é cinza prateada acima, com cerca de dez barras pretas estreitas; abaixo é bastante pálido.

As penas das asas estão mais pálidas nas teias internas, barradas de branco.

Canto do falcão de galápagos

Para ouvir o canto falcão de galápagos basta clicar no botão play.

https://www.passaro.org/wp-content/uploads/2022/05/canto-do-falcao-de-galapagos.mp3?_=2

Falcão pigmeu

Falcao pigmeu (Polihierax semitorquatus)
Falcao pigmeu (Polihierax semitorquatus)

Falcão pigmeu (Polihierax semitorquatus) é a menor ave de rapina na África pertencente a família Falconídeos conhecido também como falcão pigmeu africano.

Ao contrário da maioria das outras espécies de aves de rapina, esses predadores pintados exibem dimorfismo sexual, machos e fêmeas têm marcas diferentes.

As fêmeas ostentam um manto marrom castanho-claro entre as asas, enquanto os machos possuem uma sólida cor cinza. Penas de vôo são pretas, com manchas e pontas brancas.

Eles têm uma cabeça cinza, olhos castanhos escuros e pernas e pés laranja-claros, tem um bico pequeno e afiado e anéis laranja em volta dos olhos.

É impressionante mesmo quando atinge rapidamente sua presa no chão de um poleiro.

Eles são conhecidos por caçar e capturar insetos em vôo. A envergadura do pigmeu pode exceder 37 centímetros.

O falcão pigmeu é uma ave predadora e feroz que caçam principalmente lagartos e grandes insetos, bem como pequenos roedores, pássaros e outros artrópodes.

Ocasionalmente, eles pegam um tecelão hospedeiro adulto ou filhote, eles costumam caçar de um poleiro e pegar sua refeição no chão.

Canto

https://www.passaro.org/wp-content/uploads/2018/10/canto-do-falcão-pigmeu-africano.mp3?_=3

Falcão-sacre

falcao-sacre (Falco cherrug)
falcao-sacre (Falco cherrug)

O falcão-sacre (Falco cherrug) é uma ave de rapina da família Falconidae, esta é uma de falcão muito utilizada na falcoaria, especialmente na Europa.

falcão-sacre é uma ave de rapina de grande porte, com a plumagem castanha e branca e asas ligeiramente arredondadas.

Parte superior castanho-avermelhada, cabeça clara com risca e bigode muito fino, parte inferior esbranquiçada com manchas marrons, bico azul-acinzentado com cera amarela, pés amarelos, íris marrom escuro.

Além disso, as fêmeas maiores que machos 45-55cm, 700-1300g.

Este tipo de falcão habitat em estepes arborizadas e semidesérticas, vertentes montanhosas.

O falcão-sacre não é um predador de aves, predando mais sobre roedores e outros mamíferos de tamanho pequeno.

O falcão-sacre pode ser encontrado do Sudeste da Europa até ao Transbaical, para sul até ao Himalaia.

Falcão europeu

Falcao europeu ( Falco subbuteo )
Falcao europeu ( Falco subbuteo )

O Falcão europeu ( Falco subbuteo ) é uma espécie de ave falconiforme da família Falconidae que pertence ao gênero dos falco

É um falcão pequeno e esguio , com asas que terminam em pontas e são tão compridas que, dobradas, ultrapassam a cauda.

Esta elegante ave de rapina mede de 30 a 35 cm, aproximadamente do tamanho de um francelho . Como todos os falcões, tem uma série de penas pretas sob cada olho que contrastam com o branco de suas bochechas.

O ventre é amarelado com listras pretas verticais nos indivíduos jovens e horizontais nos adultos. A parte superior das asas é cinza.

Outra característica da espécie em questão é que as penas atrás das pernas são vermelhas. Em voo pode parecer um andorinhão devido às suas longas asas.

Machos e fêmeas são muito parecidos, mas os filhotes são mais marrons que os adultos.

O falcão europeu habita em áreas de caça adequadas sejam adjacentes, ou seja, paisagens espaçosas, abertas e variadas.

Principalmente velhos (devido ao final da estação de reprodução, muitas vezes também este ano), ninhos de corvos altos tornam-se ninhadausado com abordagem livre.

A espécie não constrói seu próprio ninho. Durante o período de migração, o falcão arbóreo pode ser observado em quase todos os habitats.

Canto do falcão europeu

A chamada típica consiste em um “kikiki” agudo e pontiagudo, que geralmente pode ser ouvido em uma série de chamadas longas, mais rápidas e depois mais lentas.

Geralmente soa um pouco abafado, então um pássaro que chama geralmente parece mais distante do que realmente é.

Há um grande número de outras vocalizações, por ex. B. o chamado Lahnen , um “gjii” suave, que também pode ser ouvido durante o namoro.

https://www.passaro.org/wp-content/uploads/2023/01/Canto-do-falcao-europeu.mp3?_=4

Falcão-americano

Falcao-americano ( Falco sparverius )
Falcao-americano ( Falco sparverius )

Falcão-americano ( Falco sparverius ) é um pássaro da família dos Falconidae que pertence ao gênero falcão.

Também chamado de gavião-pardal , é o menor e mais comum falcão da América do Norte. Tem uma variação de tamanho de aproximadamente dois para um em relação às subespécies e sexo, variando em tamanho do peso de um gaio azul a um pombo de luto .

Ele também varia para a América do Sul e é uma espécie bem estabelecida que evoluiu em 17 subespécies adaptadas a diferentes ambientes e habitats nas Américas.

Exibe dimorfismo sexual em tamanho (as fêmeas são moderadamente maiores) e plumagem , embora ambos os sexos tenham um rufouscostas com barramento perceptível.

Sua plumagem é colorida e atraente, e os juvenis são semelhantes em plumagem aos adultos. Os músculos peitorais de voo do falcão-americano constituem apenas cerca de 12% do seu peso corporal, em comparação com cerca de 20% dos falcões voadores mais fortes, como o peregrino.

Os falcões americanos alimentam-se principalmente de pequenos animais, como gafanhotos , grilos , borboletas , mariposas , libélulas , besouros , lagartos , ratos , ratazanas , musaranhos , sapos , e pequenos pássaros.

Falcão-borni

Falcao-borni (Falco biarmicus)
Falcao-borni (Falco biarmicus)

Falcão-borni (Falco biarmicus) é uma ave de rapina pertencente a da família dos falconídeos, conhecido como alfaneque e falcão lanário.

O falcão-borni é nativo da África, embora também seja encontrado na Europa, no Cáucaso e na Península Arábica.

Este tipo de falcão é robusto, mede cerca de 45 centímetros de comprimento e sua plumagem é mais escura no dorso do que na barriga; onde tem manchas marrons e brancas, as patas são amarelas com unhas pretas e o bico é claro.

Contudo, esta ave é bastante sedentário, mas alguns casais se afastam durante o estágio de acasalamento, eles escolhem as bordas rochosas dos penhascos para nidificar.

Ela se reproduz em penhascos de alta montanha em climas desérticos, semi-desertos e mediterrâneos.

No inverno, muitas vezes desce em planícies e estepes, a chamada é um típico grito de falcão.

falcão-borni prefere habitat aberto e é principalmente residente, mas algumas aves se dispersam mais amplamente após a época de reprodução.

Falcão-gerifalte

Falcao-gerifalte (Falco rusticolus)
Falcao-gerifalte (Falco rusticolus)

Falcão-gerifalte (Falco rusticolus)  é a maior espécie de falcão do mundo. É circumpolar nas regiões árticas da Eurásia e América do Norte.

Do tamanho de um falcão, o gerifalte é a maior espécie de falcão do mundo. O comprimento do corpo de um gerifalte varia entre 48 e 61 centímetros.

O empurrão ( mola de comando ) corresponde a 19 a 24 centímetros do comprimento do corpo . A envergadura varia entre 105 e 131 cm.

A espécie apresenta acentuado dimorfismo sexual em tamanho e peso ; Os machos pesam 960 a 1300 gramas, em média 1070 gramas, as fêmeas 1400 a 2000 gramas, em média 1710 gramas.

As diferenças de cores entre os sexos são pequenas, porém, os machos tendem a ter uma plumagem um pouco mais pálida que as fêmeas.

As asas são mais largas, principalmente na base do corpo, as secundárias são mais longas e as primárias mais cheias e pontiagudas do que no falcão-peregrino. A cauda longa e larga chama a atenção.

A cera e os pés são cinza-azulados em pássaros jovens. Os pássaros adultos, por outro lado, têm uma cor amarela aqui. A íris é marrom escura, o anel ocular ao redor é amarelo. O bico é de cor cinza-azulada; a ponta do bico é claramente mais escura.

As principais presas do gerifalte são geralmente os ptarmigans. Os ptarmigans respondem por até 98% do espectro de presas, especialmente durante a oviposição.

Falcão-do-tanoeiro

Falcao-do-tanoeiro ( Accipiter cooperii )
Falcao-do-tanoeiro ( Accipiter cooperii )

Falcão-do-tanoeiro ( Accipiter cooperii ) é uma ave norte-americana da família dos falcões da ordem dos falcões.

O falcão-do-tanoeiro é um falcão de tamanho médio, com comprimento de corpo de 37 a 47 cm e envergadura de 64 a 87 cm. Na forma é um falcão típico com asas largas e arredondadas e uma cauda relativamente longa.

A cabeça geralmente parece relativamente grande e os ombros largos. Os pássaros adultos têm partes superiores cinza-azuladas com uma crista preta contrastante e um olho vermelho.

A parte de baixo é brilhante e fortemente cruzada em vermelho ferrugem. O pássaro jovem é marrom com a parte inferior clara fortemente estriada longitudinalmente.

A espécie é muito parecida com o Gavião Americano , mas este é sempre um pouco menor com a cabeça menor e mais arredondada e pernas mais finas. O pássaro jovem também tem listras mais grossas abaixo.

Em vôo, o tordo tem uma cabeça saliente e uma cauda mais longa e arredondada com uma larga faixa branca na extremidade (o American Sparrowhawk tem uma cauda cortada sem corte com uma faixa fina na extremidade).

Este tipo de falcão já foram muito caçados porque eram suspeitos de caçar aves – eles eram, portanto, frequentemente chamados de “açores”. No entanto, descobriu-se que os gaviões raramente caçam animais de estimação e, como resultado, raramente são caçados.

Falcão-caburé

falcao-cabure (Micrastur ruficollis)
falcao-cabure (Micrastur ruficollis)

O falcão-caburé (Micrastur ruficollis) é um ave de rapina falconiforme da família Falconidae, conhecido também como gavião-mateiro, gavião-caburé, coã-mirim, taguató-mateira, gavião-mateira entre outros.

O falcão-caburé mede entre 31 a 38 cm de comprimento com a fêmea sendo mais pesada que o macho. Possuindo uma plumagem acinzenta na maior parte do corpo e uma garganta clara.

Além disso, tem um cauda longa negra e um dorso mais amarronzado. Tem destaques em amarelo na região da face ao redor dos olhos e também em suas grandes pernas.

Começa sua temporada de nidificação no início de fevereiro, no fim da estação seca. Pondo de 2 a 3 ovos brancos dentro do buraco de árvores, os filhotes nascem depois de aproximadamente 35 dias depois da fêmea coloca-los.

Além disso, o inicio do acasalamento é realizado pelo macho, que canta para chamar a atenção da fêmea.

A fêmea é responsável por defender o território para proteger os ovos de predadores.

O falcão-caburé habita em florestas tropicais, florestas pantanosas, bordas de florestas, matas de galeria, florestas secundárias. Dentre outros biomas nos países que esta ave de rapina é avistada.

Canto do falcão-caburé

https://www.passaro.org/wp-content/uploads/2023/02/Canto-do-falcao-cabure.mp3?_=5

Falcão-críptico

Falcao-criptico (Micrastur mintoni)
Falcao-criptico (Micrastur mintoni)

Falcão-críptico (Micrastur mintoni) é uma ave de rapina que pertencente á família Falconidae, também conhecido como falcão-amazônico.

Este tipo de falcão possui de 33 a 38 cm de comprimento, os indivíduos adultos se diferem dos outros falcões florestais, pois além da voz diferenciada o falcão-críptico possui uma mancha branca central larga na cauda.

Além disso, os juvenis possuem duas bandas largas esbranquiçadas, a plumagem da nuca e da coroa são escuras, o bico é curto, afiado e recurvado.

Pouco se sabe sobre a reprodução desta ave, porém sabe-se que nidifica no alto das árvores.

Esta ave é difícil de observar devido comportamento discreto, permanece na vegetação a maior parte do tempo e eventualmente vocaliza antes do nascer do sol.

Habita as florestas úmidas das terras altas do sudeste da Amazônia e as florestas de tabuleiro da Mata Atlântica do leste do Brasil.

Canto do falcão-críptico

O canto do falcão-críptico é alto e emite um som de ank, ank, ank… rápido e grave, durando um minuto ou mais.

Além disso, geralmente esta espécie canta ao amanhecer, que consiste na repetição de uma nota única uk uk uk uk….

https://www.passaro.org/wp-content/uploads/2023/03/canto-do-falcao-criptico.mp3?_=6

Falcão-de-buckley

falcao-de-buckley (Micrastur buckleyi)
falcao-de-buckley (Micrastur buckleyi)

O falcão-de-buckley (Micrastur buckleyi) é uma ave falconiforme da família Falconidae, também é conhecido como falcão-de-nuca-branca.

falcão-de-buckley mede entre 41 e 48 centímetros, ele é a réplica menor do falcão-relógio, o adulto apresenta o dorso preto com partes inferiores branco-creme, cabeça e colar nucal preto, com uma faixa da mesma cor estreita que se estende até abaixo dos olhos, a íris escura e cauda com quatro faixas brancas.

O falcão-de-buckley nidifica em oco de árvore em uma altura de 27 metros aproximadamente, ele põe dois ovos marrom-avermelhados em novembro e incubados pela fêmea enquanto o macho faz a guarda e a garantia da alimentação.

O falcão-de-buckley habita em matas de terra firme, matas de várzea e matas ralas em ilhas fluviais, com predominância de imbaúbas e também, matas secundárias altas.

Canto do falcão-de-buckley

O canto do falcão-de-buckley é  alto e emite um som de kawah, koh, porém às vezes seguido de baixos sons de koh, esta é uma ave que geralmente fica no interior de florestas sendo infrequentemente visto.

https://www.passaro.org/wp-content/uploads/2023/03/canto-do-falcao-de-buckley.mp3?_=7

Falcão-de-coleira

Falcao-de-coleira ( Falco femoralis)
Falcao-de-coleira ( Falco femoralis)

Falcão-de-coleira ( Falco femoralis) é uma ave de rapina da família Falconidae, conhecido também como gavião-de-cerrado, caurégavião-pombo,  falconete, gavião-do-campo,  falcao-aplomado e olheiro.

Ambos os sexos do falcão-de-coleira são semelhantes, porém a fêmea é maior do que o macho, esta é uma  espécie esbelta, de asas e cauda bastante longas.

A cabeça, testa, coroa, nuca e pelagem são cinza ardósia com franjas de penas brancas, as bochechas e garganta são brancas, separadas por uma faixa escura nas maçãs do rosto.

Possui largas faixas supraoculares brancas que se unem na nuca onde sua coloração torna-se amarelada, e abaixo desta uma faixa cinza ardósia que desce pelas laterais da pescoço termina cabeça.

A cauda é escura, finamente listrada com cinco faixas brancas e uma faixa terminal branca, uma borda traseira claramente esbranquiçada pode ser vista na asa aberta, asa secundária com uma larga ponta branca, que é muito pronunciada em vôo.

Nas partes inferiores, tem o peito branco, e o ventre escuro é fino com penas com bordas ou bordas brancas. A cruz e os calções são castanhos.

O bico é cinza escuro com cera amarela, os olhos são castanhos escuros com um anel amarelo. Os tarsos e as patas também são amarelados.

O imaturo tem o dorso castanho-escuro com o peito malhado e as sobrancelhas mais claras.

Falcão-de-peito-laranja

falcao-de-peito-laranja ( Falco deiroleucus)
falcao-de-peito-laranja ( Falco deiroleucus)

O falcão-de-peito-laranja ( Falco deiroleucus) é uma ave de rapina da família Falconidae, conhecido como falcão-de-peito-vermelho, gavião-brasil, cauré-de-brasa, cauré-açu, coã-vermelho e coã-peito-ferrugem.

Este tipo de falcão tem o peito vermelho alaranjado, e a fêmea é maior que o macho, assim como todos os falcões verdadeiros possuem uma forma aerodinâmica extremamente adaptada para a velocidade.

Quando adulto, o peito da frente é avermelhado em vez de preto com listras brancas; e o traseiro, flancos e asas inferiores pretos com curvas e manchas amareladas.

Além disso, o imaturo com peito dianteiro creme-ferrugem listrado de preto, um fator relevante que pode dificultar a identificação em campo está na semelhança de sua plumagem com a do cauré.

O falcão-de-peito-laranja se alimenta de diversas aves e de morcegos, e na maioria das vezes abate aves em pleno voo.

Ele utiliza-se somente das garras para a captura da vítima a qual é rapidamente morta com o auxílio de um golpe de bico afiado que lhe secciona a espinha dorsal, e devora primeiro a cabeça e depois a musculatura peitoral, segurando-a com uma das garras.

Sair da versão mobile