A 5 tipos de galinha da angola mais conhecidos que ainda são facilmente encontrados na África e algumas partes do mundo.
A galinha-d’angola, ou galinha da Angola, como também é chamada, é uma espécie de origem africana que chegou ao Brasil através dos colonizadores portugueses.
No Brasil, o pinto de penas cinzas e muitas manchas brancas é o mais comum e mais conhecido. Sua canção inconfundível proclamando “sou fraco, sou fraco” torna o pássaro ainda mais amado e popular aqui. Não há quem não sorria e se divirta vendo um desses pássaros cantar.
Hoje no blog dos pássaros vamos trazer aos nossos leitores algumas informações sobre os tipos de galinha da angola mais conhecidos.
tipos de galinha da angola mais conhecidos
Galinha da angola de peito branco
A galinha da angola de peito branco é uma ave terrestre de tamanho médio (40-45 centímetros) e cabeça pequena. A cabeça e a parte superior do pescoço são nuas e coloridas de vermelho.
É branco puro na parte inferior do pescoço, peito e parte superior das costas, enquanto o resto do corpo é finamente branco marmorizado preto. Os sexos são iguais, mas a fêmea é um pouco menor.
Galinha da angola plumífera
A galinha da angola plumífera tem um comprimento de corpo de 45-50 cm, a pintada europeia é uma das espécies de pintadas de tamanho médio e tem aproximadamente o tamanho de um faisão, o peso é entre 750 e 1000 g.
O dimorfismo sexual não é pronunciado, mas os machos são ligeiramente maiores, a íris é marrom, as pernas e os pés são cinza-azulados, de comprimento médio e não apresentam esporão, o bico é cinza azulado.
Os pássaros adultos usam uma crista característica de penas rígidas e pretas de até 3 cm de comprimento na coroa – uma característica distintiva que torna a espécie, no máximo, confundida com as pintadas de crista ruffed intimamente relacionadas.
Galinha da angola negra
A galinha da angola negra é um dos tipos de galinha da angola mais conhecidos, tem cabeça e a parte superior do pescoço de uma pintada negra adulta não têm penas, revelando a pele rosada. Uma crista de penas curtas e felpudas está na testa e na coroa, e a garganta e a parte inferior do pescoço têm uma dispersão de penas felpudas.
As penas do corpo e da cauda são pretas com algumas marcas salpicadas mais pálidas na barriga. Os machos têm de um a três esporões nas pernas, enquanto as fêmeas não têm nenhum ou um único esporão curto.
Os juvenis são semelhantes, mas têm pontas amareladas nas penas na parte superior, peito malhado e barriga branca. O bico é cinza esverdeado e as pernas marrom acinzentadas.
Galinha da angola Fraca-Cristata
A forma nominal da galinha da angola fraca-cristata atinge um comprimento de corpo de 48 a 50 cm, é uma das espécies de pintadas de tamanho médio e tem aproximadamente o tamanho de um faisão, os machos pesam entre 750 e 1573 g com uma média de 1149 gramas.
O dimorfismo sexual não é pronunciado, mas os machos são ligeiramente maiores, a íris é marrom, as pernas e pés são marrom-escuros a pretos, de comprimento médio e não apresentam esporão, o bico é cinza azulado e clareia na ponta.
Os pássaros adultos usam uma crista característica de penas pretas duras de até 2,6 cm de comprimento na coroa – uma característica distintiva que torna a espécie no máximo confundida com as pintadas européias intimamente relacionadas.
Galinha da angola vulturina
A galinha-d’angola vulturina é um dos tipos de galinha da angola mais conhecidos que possui a cabeça e pescoço nus, como um abutre e, também um colar de penas no pescoço, penas azuis e o resto do corpo é preto e branco com pintas e riscas.
Além disso, não existe dimorfismo sexual, sendo apenas o macho um pouco maior do que a fêmea, e os jovens são semelhantes mas com as cores menos vivas e brilhantes.