Aves

10 Tipos de galinhas mais conhecidas

Por Alan Costa, em 09/02/2023
Tipos de galinhas mais conhecidas

Conheça tipos de galinhas mais conhecidas e como diferencia-las, são os animais domésticos mais espalhados e abundantes pelo mundo.

Tipos de galinhas mais conhecidas
Tipos de galinhas mais conhecidas

Hoje no blog dos pássaros vamos trazer aos nosso leitores tipos de galinhas mais conhecidas e suas características.

Tipos de galinhas

Galinha da Angola

galinha da angola (Numida meleagris)
galinha da angola (Numida meleagris)

A galinha da angola (Numida meleagris) é uma ave  da ordem dos galináceos, e da família Numididae conhecido também como pintada-comum  e galinha-d’angola

A galinha da angola é uma ave originária da África e introduzida no Brasil pelos colonizadores portugueses, que a trouxeram da África Ocidental.

Este tipo de galinha é uma ave muito peculiar, pois tem longas penas escuras e pescoço e cabeça calvos.

Esta ave tem entre 53 e 58 cm de altura, tem um corpo redondo e uma cabeça pequena. Pesam cerca de 1,3 kg em média, podem viver cerca de 12 anos em estado selvagem e alguns outros em cativeiro.

As subespécies apresentam variações em sua aparência na forma, tamanho e cor dos cascos e face barbas. Esta espécie de ave têm asas curtas e arredondadas e a cauda é igualmente curta.

As galinha da angola são equipados com garras poderosas que usam para raspar o chão para encontrar comida, como as galinhas domésticas, embora raramente as raízes das plantas se rompem.

Já a plumagem é uma mistura de cores cinza escuro. com um toque de branco.

Galinha-d’água

galinha-d_água (Gallinula galeata)
galinha-d_água (Gallinula galeata)

A galinha-d’água (Gallinula galeata)  é uma ave gruiforme da família Rallidae, conhecida também como galinhola, jaçanã-galo, peituda e frango-d’água.

A galinha-d’água é uma ave aquática que possui a coloração cinza escuro, ao longe parecendo negro, com uma série de linhas brancas, largas, abaixo da asa fechada.

Área branca sob a cauda. Na cabeça, um grande escudo frontal vermelho une-se à pele vermelha nua na base do bico, que é amarela com apenas a ponta visível.

Pernas e pés amarelados. Junto ao corpo, a perna é avermelhada.

Os dedos são longos e as pernas grossas, ambas verde-amareladas.

Os adultos têm um bico vermelho brilhante com uma ponta amarela, uma fina linha branca seguindo a curva das asas e duas manchas brancas na parte inferior da cauda.

Os juvenis são mais pálidos e cinzentos do que os adultos e não têm um bico distinto.

Galinha vulturina

galinha vulturina ( Acryllium vulturinum)
galinha vulturina ( Acryllium vulturinum)

A galinha vulturina ( Acryllium vulturinum) é uma ave proveniente da África pertencente a família Numididae, também é conhecida por pintada-abutre, fraca-vulturina ou cabeça-de-abutre.

Este tipo de galinha possui a cabeça e pescoço nus, semelhante ao um abutre e, também um colar de penas no pescoço, penas azuis e o resto do corpo é preto e branco com pintas e riscas.

Além disso, não existe praticamente dimorfismo sexual, sendo apenas o macho um pouco maior do que a fêmea. Com relação aos jovens são semelhantes mas com as cores menos vivas e brilhantes.

A galinha vulturina se alimenta de ervas, folhas, brotos e insetos.

Galinha Rhode Island

Galinha Rhode Island
Galinha Rhode Island

Galinha Rhode Island é uma raça americana de frango doméstico . É a ave do estado de Rhode Island ,Foi desenvolvido no final do século XIX .

Essa e uma ave desenvolvida a parti do cruzando pássaros de origem oriental, como o malaio com pássaros marrons da Itália. Era uma raça de duplo propósito.

Criada tanto para carne quanto para ovos; cepas modernas foram criadas por suas habilidades de postura. As cepas não industriais tradicionais do Rhode Island Red são listadas como “watch”.

A cor da plumagem do vermelho tradicional de Rhode Island varia de um rosa profundo lustroso a quase preto; a cauda é principalmente preta.  A crista pode ser simples ou rosada; é vermelho vivo, assim como os lóbulos das orelhas e as barbelas.

Os pássaros têm olhos vermelho-alaranjados, bicos marrom-avermelhados e pés e pernas amarelos, muitas vezes com um pouco de vermelho nos dedos e nas laterais das patas. Linhagens industriais podem ser menores e de cor mais pálida do que a raça de tipo antigo.

Galinha Sussex

Galinha Sussex
Galinha Sussex

A Galinha Sussex é uma raça britânica de frango de dupla finalidade , criado tanto por sua carne quanto por seus ovos .

Oito cores são reconhecidas tanto para aves de tamanho padrão quanto para galinhas anãs . Uma associação de raça , o Sussex Breed Club, foi organizada em 1903.

O ruivo era originalmente de peito preto; ele e o marrom podem ter sido influenciados pelo jogo indiano . A variedade buff surgiu na década de 1920, e foi seguida pela branca, um esporte da luz. A variedade mais recente é a prata.

No início do século XX, até o advento das linhagens híbridas comerciais por volta da época da Segunda Guerra Mundial , o Sussex e o Rhode Island Red eram as duas principais raças de corte no Reino Unido.

Linhagens utilitárias do Sussex desenvolvidas, com melhores capacidades produtivas, mas menores e menos marcadas do que o esperado para fins de exibição.

Este tipo de galinha é gracioso com costas longas, largas e planas; um esterno longo e reto; ombros largos; e uma construção retangular. A cauda é mantida em um ângulo de 45 graus em relação ao corpo.

Galinha Marans

Galinha Marans
Galinha Marans

A Galinha Marans é uma raça francesa de galinha de dupla finalidade , criada tanto para carne quanto para seus ovos marrons escuros.

Originou-se perto da cidade portuária de Marans, no departamento de Charente-Maritime , na região de Nouvelle-Aquitaine , no sudoeste da França.

Os ovos são de um rico marrom, variando do mogno ao chocolate ; apenas uma outra raça de galinha, a Penedesenca da Catalunha , tem um ovo marrom escuro.

Dez cores são reconhecidas no padrão da raça francesa para grandes aves: branco, trigo, cuco prateado, cuco dourado, preto, preto acobreado, preto prateado, azul cobre, amarelo de cauda preta e colombiano.

As cores bantam são preto, branco, cobre-preto e cuco prateado. Quatorze cores são listadas pela Entente Européenne . O tipo britânico, com pernas sem penas, não é reconhecido na França.

No Reino Unido são reconhecidas cinco cores: preto, cuco escuro, cuco dourado e cuco prateado, com hastes sem penas; e preto-cobre, com hastes emplumadas.

Eles devem ter olhos laranja. As patas são geralmente ardósia ou rosa, as solas dos pés devem ser sempre brancas, pois os Marans têm a pele branca, não amarela.

Galinha Austrolorp

Galinha Australorp
Galinha Australorp

A galinha australorp é da Austrália. Foi desenvolvida cruzando galinhas Orpington pretas importadas da Inglaterra. O foco de seu desenvolvimento foi a produção de ovos sem comprometer o tamanho e a qualidade da carne.

Esta raça alcançou excelentes resultados na Austrália. Uma galinha conseguiu bater um recorde absurdo ao botar 364 ovos em 365 dias.

O Australorp preto é o mais comum e popular, mas também tem penas azuis. Suas penas assumem cores sutis e vibrantes como roxo e verde ao sol.

A laca é vermelha brilhante e considerando o tamanho da cabeça do animal, eles são bem grandes. São aves grandes que pesam de 3 a 4 quilos.

Os jovens geralmente estão prontos para procriar aos 5-6 meses de idade. Eles são quietos, calmos e se dão muito bem em reprodução fechada. Eles podem viver cerca de 6-10 anos. Eles também são criados como pássaros ornamentais e/ou de estimação.

Galinha pinta asturiana

Galinha pinta asturiana
Galinha pinta asturiana

A galinha pinta asturiana é de uma raça espanhola de frango, sendo a única de sua raça nativa do principado das Astúrias, local no noroeste da Espanha.

Além disso, seu nome vem da língua asturiana, o pita significa “galinha” e o pinta significa “manchado” ou “pintado”.

É uma ave de peso médio, com os machos pesando até 5 kg e as fêmeas cerca de 3 kg. Marcada pelas manchas em sua plumagem.

Este tipo de galinha possui quatro variedades de cores, a Pinta Negra com penas pretas com bordas brancas, a Pinta Roxa com um manchado de vermelho-marrom, a Branca e a Adeul que é na cor preta.

Galinha Wyandotte

Galinha Wyandotte
Galinha Wyandotte

Galinha Wyandotte é uma raça americana de frango desenvolvida na década de 1870. Foi nomeado para o povo indígena Wyandot da América do Norte.

O Wyandotte é uma raça de duplo propósito, mantida por seus ovos marrons e sua carne de pele amarela. É um pássaro de exibição popular e tem muitas variantes de cores . Era originalmente conhecido como Sebright americano .

Wyandotte é uma ave bastante grande, com peso para aves adultas na faixa de 2,7 a 4 kg . O corpo é de comprimento médio, largo nas costas e com peito profundo, cheio e bem arredondado.

Tem as pernas limpas e as penas bem fechadas, e tem um crânio largo com uma crista rosa. A pele e as patas são amarelas, e os lóbulos das orelhas, rosto e barbilhões são vermelhos.

Galos Wyandotte prateados podem ocasionalmente exibir penas de galinha .Nos Estados Unidos, nove variedades de cores são reconhecidas pela American Poultry Association: preto , azul , buff , colombiano , dourado atado, perdiz , prata atado , a lápis prateado e branco .

Galinha Barbuda do Catolé

Galinha Barbuda do Catolé
Galinha Barbuda do Catolé

Galinha Barbuda do Catolé é uma das raças de galinha nativas do Brasil, do estado da Bahia. Pertence a família Gallus Domesticus.

É uma ave que ainda estão se desenvolvendo estudos sobre ela, para descobrir características genéticas, como funciona sua população.

Este tipo de galinha possui um tamanho médio, o seu nome é espirado no aspecto de penas em sua face que parece uma barba. Além disso, é conhecida por colocar muitos ovos.

É uma galinha que se destaca por sua cor avermelhada. Seu bico tem um aspecto notável, sendo achatados e curtos com narinas fechadas e seus olhos são mais alongados.

Sair da versão mobile