Conheça os tipos de Gavião e como diferenciar estas fantásticas aves de rapina que chamam a atenção das pessoas pelo seu porte e plumagem chamativa.
Hoje no blog dos pássaros vamos trazer aos nosso leitores algumas informações sobre os tipos de Gavião e como diferenciar cada espécie.
Tipos de Gavião
Gavião de penacho
O gavião de penacho (Spizaetus ornatus) é um pássaro da família dos acipitrídeos, conhecido como apacamim, urutaurana, apacanim-pinima, papa-tucano e gavião-calçado.
O gavião de penacho pode medir até 68 cm de altura e a ter 140 centímetros de largura.
Além disso, as asas do gavião são redondas e curtas. Já a sua cauda, pernas e garras são longas.
Na cabeça possui penas com 10 cm, que formam um penacho preto, que lhe confere o nome: gavião de penacho.
As laterais da cabeça, nuca e peito são a cor de castanho, com a garganta, o ventre e a barriga são brancos, com barras irregulares negras.
O dorso e as asas são marrom, quase escuro, as perna são emplumadas e a cauda longa apresenta três barras cinza-pardacentas.
O gavião de penacho é estritamente da floresta, pode ser encontrado nas mais distintas variações das florestas equatoriais e tropicais úmidas e estacionais.
No cerrado, pode ser observado em matas de galeria e matas ciliares preservadas, situadas até 900 m acima do nível do mar.
Ao contrário de sua espécie, ele não plana com muita regularidade, no entanto, no período reprodutivo pode ser observado voando com mais frequência sobre a mata, vocalizando e realizando voos nupciais.
Canto do gavião de penacho
Gavião pato
O gavião pato (Spizaetus melanoleucus) é uma ave accipitriforme da família Accipitridae, que inclui a maioria das espécies de aves de rapina diurnas, como águias, gaviões, búteos, abutres ou milhafres.
O gavião pato é uma ave que chega a medir de 51 a 61 cm, com envergadura de até 117 cm, e seu peso está entre 600 e 800 g.
Além disso, ele tem plumagens na cabeça, nuca, na cor branca, região superior do dorso e as asas são cinza escuros, quase castanhos escuros.
No topo de sua cabeça há um pequeno topete na cor preto que tem uma forma de coroa.
Esta espécie apresenta também uma máscara preta que contrasta e destaca a íris amarela, enquanto os tarsos são completamente emplumados
Este tipo de gavião gosta de habitar florestas, matas mais arbóreas do cerrado, clareiras e bordas de matas.
Ele também preferi áreas semiabertas com mosaicos de florestas altas e campos ou cerrados para caçar.
Vive solitário ou em pares, costuma voar alto planando por longas horas, especialmente nas horas mais quentes da manhã (entre 9 e 12 h), podendo passar despercebido por um observador
Canto do gavião pato
Para ouvir o canto gavião pato basta clicar no botão play.
Gavião-pega-macaco
O gavião-pega-macaco (Spizaetus tyrannus) é um pássaro da família dos acipitrídeos, conhecido também por apacanim, papa-mico ou ainda papa-macaco.
O gavião-pega-macaco é um pássaro que mede entre 58 e 66 cm e pesa 900g (machos) e 1100g (fêmeas).
Além disso, esta ave apresenta plumagem preta na parte ventral, com o dorso marrom-pardacento escuro (quase negro).
Têm um penacho em forma de coroa, com penas que apresentam cor branca na base, sendo o restante preto.
Apresenta plumagem negra com pequenas pintas brancas no ventre e nos calções, a cauda é longa com três a quatro barras cinzas escuras.
Em voo, o gavião-pega-macaco tem uma silhueta distinta, com amplas asas em forma de pá e uma longa cauda.
A parte inferior das asas apresentam um belo e inconfundível padrão de manchas brancas sobre fundo preto.
O gavião-pega-macaco habita nas florestas, pode ficar imóvel por horas antes de ser percebido nas sombras da folhagem.
Canto do gavião-pega-macaco
Gavião-carijó
O Gavião-carijó (Rupornis magnirostris) é uma ave de rapina da família dos Acipitrídeos a mesma familia das aguias, sendo conhecido em inglês como Roadside Hawk.
O gavião-carijó é uma ave de porte médio que mede cerca de 36 centímetros de comprimento e pesa de 250 a 300 gramas.
Além disso, as fêmeas são maiores que os machos, e as aves adultas apresentam a base do bico amarelo e a ponta do bico preto, a cabeça e a parte superior das asas são marrons, mas tornam-se cinzas à medida que a ave envelhece.
O peito é ferruginoso, a barriga e as pernas são brancas e finamente barradas com listras marrons.
Já a base da cauda é branca com duas listras pretas bem visíveis na extremidade da cauda.
Suas asas são bejes com finas listras escuras, elas são largas e de comprimento médio adequadas para planar em espaços abertos.
Além disso, esta espécie de gavião costuma voar com a sua parceira, batendo rapidamente as asas e plainando em círculos, dessa forma chamando a atenção pela gritaria que produz.
Este tipo de gavião é uma ave carnívora que se alimenta de pássaros, lagartos, largatixas, cobra, mariposas, cigarras, besouros, gafanhotos, morcegos, ratos, aranhas, coelhos, lebres, pintinhos e frangos.
Canto do gavião-carijó
O gavião-carijó vocaliza durante todo o ano, e durante o período reprodutivo a vocalização torna-se ainda mais intensa.
Gavião-real
Gavião-real (Harpia harpyja) é uma ave de rapina da família Accipitridae, conhecido como gavião-de-penacho, guiraçu, harpia e uiraçu, gavião-rei, gavião-gato, urucotim, ouiracu e gavião-pega-macaco.
O gavião-real é uma ave de grande porte, sendo considerada a mais forte do planeta.
Ela mede entre 90 e 105 centímetros de comprimento e apresenta uma envergadura de mais de 200 centímetros.
Os sexos são semelhantes, mas a fêmea é muito maior, seu peso varia entre 4 e 4,8 kg para machos e entre 7,6 e 9 kg para fêmeas.
Os adultos têm as partes superiores cinzentas escuras, as asas são largas, relativamente curtas e arredondadas.
A cauda longa é listrada de branco e tem a ponta arredondada, a parte inferior é branca, exceto por uma faixa cinza escuro no peito.
As coxas são brancas, finamente listradas de preto, a cabeça é cinza, mais pálida do que as outras partes superiores, com um distinto tom cinza.
Tem uma bela crista erétil com penas de diferentes tamanhos na parte occipital da cabeça, o bico adunco é robusto e de cor cinza escuro e tem meninges cinza-escuras quase pretas.
Os olhos são castanhos escuros e as pernas e pés são amarelos, os pés são fortes e têm longas garras pretas.
O gavião-real habita em florestas primárias densas e florestas de galeria e vive solitário ou aos pares na copa das árvores, apesar do seu tamanho, é bastante ágil e difícil de ser visto.
Canto do gavião-real
O gavião-real possui o canto em forma de assobiado, forte e bem audível à distância.
Gavião-preto
O gavião-preto (Urubitinga urubitinga) é uma ave da família Accipitridae, conhecido também como cauã, gavião-caipira, gavião-da-mata, gavião-caripira, gavião-fumaça, tauató-preto, urubutinga, urubitinguá e gavião-caipira.
O gavião-preto é uma ave que mede cerca de 63 centímetros de comprimento.
Além disso, o seu padrão de plumagem é praticamente inconfundível, sendo o adulto negro com exceção de uma barra branca na cauda, e o bico (exceto a ponta) e os tarsos são amarelos.
Constrói seu ninho com galhos e galhos no alto das árvores, geralmente perto de rios e pântanos.
A fêmea põe de 1 a 2 ovos com período de incubação de 40 dias, os filhotes podem ser dependentes de seus pais por mais de 7 meses depois de deixar o ninho.
Este tipo de gavião se alimenta de rãs, lagartos, cobras, ratos, insetos e peixes etc. e filhotes de aves caídos do ninho, carniça e frutas, como o cajá-mirim.
O gavião-preto habita em pântanos, alagados e bordas de matas, frequentemente próximo à água, ele vive solitário, aos pares ou, ocasionalmente, em pequenos grupos.
Canto do gavião-preto
Gavião-pombo-pequeno
O gavião-pombo-pequeno (Amadonastur lacernulatus) é uma espécie ave da família Accipitridae, conhecido como gavião-pomba, gavião-branco, gavião-pombo e gavião-soleiro.
O gavião-pombo-pequeno possui a cabeça e partes inferiores do corpo de cor branco puro, em voo pode ser confundido com pombos.
Além disso, o dorso é anegrado, as asas têm desenho negro na face ventral, sendo também negra a face dorsal.
Cauda curta e branca com uma base estreita e uma faixa anteapical preta, devido à cor branca pura, a espécie é perceptível de longe.
Tem um comprimento de 43-52 cm, uma envergadura de 96 cm, uma asa de 295 mm, uma cauda de 157 mm, um bico de 23 mm e um tarso de 85 mm.
Ocorre desde o nível do mar até uma altitude de cerca de 900 metros. Embora passe a maior parte de sua vida sozinho.
O gavião-pombo-pequeno pode se juntar a outros bandos de pássaros para capturar invertebrados e outros pequenos animais.
Há também registros de indivíduos seguindo grupos de primatas e até tratores pelos campos para capturar animais em fuga.
O gavião-pombo-pequeno pode ser encontrado na Floresta Atlântica do Brasil Oriental, da Bahia até Santa Catarina, sendo espécie endêmica do Brasil.
Por outro lado, ao Paraná é considerada espécie rara com pouquíssimos registros, todos eles na floresta atlântica, onde parece preferir as regiões primitivas.
Gavião-gato-do-nordeste
O gavião-gato-do-nordeste (Leptodon forbesi) é uma ave da família Accipitridae, conhecida como gavião-de-pescoço-branco.
O gavião-gato-do-nordeste possui 50 centímetros de comprimento, esta ave quando adulto tem uma cabeça cinzenta com um colarinho branco, dorso escuro e ventre claro e o seu rabo é cinza com penas pretas e pontas esbranquiçadas.
Vive no alto das árvores, de onde vigia seu território e localiza suas presas. Este gavião prefere florestas onde há rio, mas pode ser encontrado em áreas em regeneração e matagais maduros, como no caso da Fazenda Cidade Viva, uma área de aproximadamente 30-50 hectares
O gavião-gato-do-nordeste é encontrado apenas na região nordeste do Brasil, nas formações florestais dos Estados de Sergipe, Alagoas, Pernambuco, Paraíba e extremo sul do Rio Grande do Norte.
Gavião-de-cabeça-cinza
O gavião-de-cabeça-cinza (Leptodon cayanensis ) é uma ave de rapina família Accipitridae, conhecido também como gavião-gato, meaú, coã e gueú.
Este tipo de gavião é uma ave que mede entre 46 e 54 centímetros de comprimento, o macho pesa entre 415 e 455 gramas e a fêmea entre 416 e 474 gramas.
Além disso, a sua envergadura está entre 90 e 110 centímetros de comprimento, e possui asas e cauda longas, no adulto, a cabeça cinza destaca-se da barriga e peito brancos, bem como das costas negras.
A cauda desta ave é negra, possui três largas faixas brancas, sendo a mais interna menor e parcialmente escondida pelas penas do ventre.
As asas abaixo são pretas com penas listradas cinza claro, as pernas são fortes e cinza azuladas, da mesma cor da pele nua das narinas.
A ave jovem tem uma plumagem diferente, o topo da cabeça é escuro com a cabeça, pescoço e barriga sendo brancos.
O dorso, embora preto como no adulto, não é uniforme e possui áreas mais claras, a pele nua ao redor das narinas, rosto e pernas é amarela.
O gavião-de-cabeça-cinza habita em florestas e matas abertas, matas ribeirinhas, mata seca e cerradões, visto ocasionalmente em áreas de vegetação mais aberta.
Além disso, ele voa por dentro da mata, assim como pode sobrevoar a grande altura, apesar do tamanho, movimenta-se com facilidade pela vegetação e é difícil localizá-lo.
Gavião-real-falso
O gavião-real-falso (Morphnus guianensis) é uma águia neotropical da família dos acipitrídeos, conhecido como uiraçu-falto, uiraçu a única espécie do gênero Morphnus.
O gavião-real-falso é uma ave que mede de 81 a 91 cm de comprimento, sendo as fêmeas maiores e mais robustas que os machos.
Na cabeça, esbranquiçada ou acinzentada, tem uma pena escura com uma única pena preta central maior, que a distingue da gavião-real de duas penas.
Pode ocorrer em fases claras e escuras (melânicas). Na fase clara mais comum, o abdome é predominantemente branco com listras bege claro começando no peito acinzentado.
A cauda tem um padrão de treliça. Em vista dorsal as asas são pretas. O padrão melânico incomum foi originalmente descrito como uma espécie distinta que mais tarde foi desconsiderada.
É quase inteiramente preto, mosqueado de branco, com listras brancas na barriga.
Este tipo de gavião alimenta-se principalmente de mamíferos arborícolas (preguiças, macacos e porcos-espinhos), aves, e ocasionalmente répteis.
O gavião-real-falso habita em florestas conservadas ou com pouca alteração, chamadas de primárias e secundárias.
Esta espécie vive em altitudes que vão desde o nível do mar até acima dos mil metros, vive sozinho ou em pares, passando boa parte do tempo imóvel, oculto em um poleiro alto de onde procura suas presas.
Gavião-do-banhado
O gavião-do-banhado (circus buffoni ) é uma ave de rapina da família Acipitrídeos conhecido como gavião-do-mangue ou tartaranhão-do-brejo.
O gavião-do-banhado é uma espécie que mede de 46 a 60 cm de comprimento, inconfundível ave paludícola de asas e cauda extremamente compridas.
Cor muito variável, com exceção das marcações da asa e cauda, machos com topos cor de ardósia, testa e sobrancelhas brancas, rémiges, coberturas cinza claro e cauda com listras pretas, garupa e barriga brancas, a última manchada de preto.
As fêmeas e imaturos listrados de marrom escuro por baixo, calças enferrujadas, há uma mutação preta ou marrom escura (polimorfismo) em ambos os sexos, com o padrão de asas e caudas inalterado
O gavião-do-banhado se alimenta de anfíbios, mamíferos, pássaros chocando no ninho, com seus ovos e filhotes, e outros pequenos animais.
O gavião-do-banhado é nativa da América do Sul, sendo encontrada em diversos países, como Venezuela, Colômbia, Paraguai e Argentina.
Ele também é encontrado em grande parte do Brasil, exceto na região amazônica e nas áreas mais áridas da região nordeste.
Gavião-miudinho
O gavião-miudinho (Accipiter superciliosus ) é uma ave de rapina da família Accipitridae, conhecido como gavião-caçador-pequeno, tauató-í, tauató-mirim, gavião-mirim, gavião-passarinho, gavião-canário.
O gavião-miudinho mede entre 24 e 27 centímetros de comprimento, pesando o macho por volta de 75 gramas e a fêmea entre 115 e 134 gramas.
A cabeça tem plumagem marrom escura que chega até a nuca, e suas costas são cinza.
A cauda é listrada com largas faixas cinza, partes superiores cinza ardósia e partes inferiores brancas ou castanhas com finas faixas cinza.
O bico curvo é curto com cera amarela, os olhos são amarelos ou alaranjados e cercados por pele nua amarelada.
Os tarsos são amarelos e seus pés têm dedos longos com garras pretas que são especializadas na captura de pássaros, especialmente pássaros pequenos como beija-flores. A fêmea se assemelha ao macho na aparência.
Este tipo de gavião habita o estrato médio de florestas primárias e secundárias, mas é observado sobrevoando clareiras e plantações.
O gavião-miudinho ocorre da América Central à Argentina, no Brasil, possui duas populações separadas, na Amazônia e na costa do Sul e Sudeste.
Gavião-belo
O gavião-belo (Busarellus nigricollis ) é uma ave de rapina da família Accipitridae, conhecido também como gavião-lavadeira, gavião-velho, gavião-de-cabeça-branca, gavião-padre, gavião-panema e gavião-balaio e gavião-tenente.
O gavião-belo é uma ave que mede entre 46 e 53 centímetros de comprimento, com uma envergadura total que varia entre 1,10 e 1,30 metro.
Nos adultos, a cabeça é branca suja, com uma coroa levemente manchada de marrom escuro, o manto, as asas e a cauda são inteiramente marrom-alaranjados com finas listras pretas confinadas à raque das penas.
As cores primárias são todas preta, os terciários são laranja-avermelhados com grandes bordas escuras, em vôo você pode ver que as asas são largas e arredondadas.
A cauda é curta, quadrada e preta com uma pequena ponta branca e 2 ou 3 finas listras vermelho-a laranjadas em sua base.
O gavião-belo se alimenta de insetos, caramujos e principalmente peixes, os quais consegue capturar em águas rasas próximas à borda, segurando-os com os pés, graças aos dedos serrilhados e às unhas compridas e curvas.
Gavião-pombo-grande
O gavião-pombo-grande (Pseudastur polionotus) é um ave da família Accipitridae, conhecido como gavião-branco, urubitinga, gavião-de-rabo-curto e gavião-pombo-branco.
O gavião-pombo-grande é uma espécie de ave que mede cerca de 48 e 53 cm, com a região do dorso e asas cinza escuro, e em algumas coberteiras margeadas de branco.
Além disso, a cabeça, nuca e região do peito e ventre são de um branco imaculado, enquanto a cauda curta apresenta cor preta da base até a região mediana, branca no restante.
Com relação ao imaturo a cabeça e pescoço são rajados, com estrias cinza-amareladas.
Esta ave vive em florestas primárias e secundárias, mas existem várias observações de indivíduos frequentando matas bem alteradas e plantações.
Além disso, ele costuma sobrevoar a pouca altura a copa das florestas.
O gavião-pombo-grande pode ser encontrado na faixa litorânea do Brasil oriental, nordeste da Argentina e Paraguai.
Gavião-de-sobre-branco
O gavião-de-sobre-branco ( Parabuteo leucorrhous) é uma ave de rápida da família Accipitridae, também conhecido como tauató-de-pinheiro, gavião-preto, gavião-da-serra, asa-branca, tautó-de-asa-branca.
Este tipo de gavião mede de 33 a 38 cm e pesa entre 290 gramas (macho) e 389 gramas (fêmea)
Além disso, o adulto possui plumagem predominante preta, com calções ferrugíneos, crisso e uropígio brancos.
Esta ave tem a cauda preta com duas barras brancas delimitando o terço medial da cauda, as coberteiras inferiores são brancas e as rêmiges são pretas, criando belo contraste quando a ave está em voo.
Com relação ao indivíduo jovem apresenta as partes superiores escuras, o peito e ventre são claros com estrias largas e escuras.
Esta espécie pode ser encontrado na Venezuela, Colômbia, Equador, Peru, Bolívia, Paraguai, Argentina e no Brasil.
Também no Brasil, Rio de Janeiro, São Paulo, Minas Gerais, Paraná, Santa Catarina, Espírito Santo, no sul da Bahia e de Goiás, ocorrendo também ao leste de Mato Grosso do Sul até o norte do Rio Grande da Sul.
Gavião-cinza
O gavião-cinza (Circus cinereus) é uma ave accipitriforme da família Accipitridae, conhecido também como caracoleiro, gavião-bico-de-gancho, gavião-cinzento-do-banhado e tartaranhão-cinza.
O gavião-cinza é menor do que a fêmea, possuindo comprimento médio de 40 centímetros, enquanto que a fêmea chega a 50 centímetros.
Além disso, tanto o macho como a fêmea possuem um colar de penas ao redor do pescoço, que quando eriçado faz a cabeça parecer maior.
No início de outubro, constrói seu ninho na vegetação de brejo, bordas de regiões alagadas ou nelas, entre juncos e 10 cm acima do nível da água.
O ninho é forrado de plantas macias e penas, no qual a fêmea põe de 3 a 4 ovos azuis claros com tamanho médio de 46mm x 35mm.
O gavião-cinza pode ser encontrado no Brasil nos estados da Região Sul, e no Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná, além de outros países da América do Sul, Argentina, Chile, Colômbia, Bolívia, Equador, Peru, Paraguai e Uruguai.
Gavião-bombachinha
O gavião-bombachinha ( Accipiter bicolor) é uma ave accipitriforme da família Accipitridae, também é chamado de tauató-caçador, gavião-caçador, gavião-risada, tauató-cinza.
O gavião-bombachinha é uma espécie exclusivamente florestal, medindo de 30 a 42 cm, o adulto apresenta plumagem cinza na parte ventral e cinza-escuro no dorso, com calções alaranjados e cauda com três barras cinza, e seu peso é de 205 a 250 gramas.
Durante a época de reprodução, costuma voar sozinho ou aos pares em altitudes elevadas, realizando uma série de acrobacias e mergulhos múltiplos após uma sucessão de batidas rápidas de asas.
Ela põe de um a quatro ovos, que são incubados por 33 a 37 dias, afêmea incuba os ovos na maior parte do tempo e o macho traz comida para o ninho.
Os filhotes são alimentados por cerca de sete semanas, com alguns voltando periodicamente nas próximas semanas para os pais os alimentarem.
A corte ocorre entre julho e agosto e sua época de reprodução geralmente começa entre outubro e novembro.
Devido ao seu comportamento críptico, provavelmente foi subestimado em pesquisas ornitológicas e pode ser mais comum do que parece.
Não se preocupa em caçar em áreas humanizadas, mas logo retorna às matas densas, a espécie requer áreas extensas e contíguas para completar seu ciclo de vida.
É comum vê-lo voando em média altitude para voar de uma floresta a outra.
Este tipo de gavião é encontrado por quase todo o Brasil.
Gavião-branco
Gavião-branco ( Pseudastur albicollis) é uma ave de rapina da família Accipitridae, conhecido também como gavião-pombo-da-Amazônia, ele é natural das Américas.
O gavião-branco mede entre 43 a 56 centímetros de comprimento, a sua plumagem é branco com dorso manchado de negro, as asas largas negras, tendo nas coberteiras e terciárias a ponta branca, cauda curta negra de base e larga faixa terminal brancas; cera plúmbea, pernas amarelo-claras.
A espécie constrói ninhos com ramos secos, em forma de plataforma com diâmetro de 50-90 cm, no alto de árvores.
Além disso, normalmente coloca um único ovo, com período de incubação de 34-36 dias, e após 88 dias, os filhotes já estão totalmente emplumados e apto ao voo.
O gavião-branco habita as florestas densas, principalmente em ambientes próximos a corpos d`agua, normalmente ele vive solitário, nas horas mais quentes da manhã pode sobrevoar a floresta.
O gavião-branco vive nas florestas do México, toda a América Central, Colômbia, Venezuela e as Guianas, e no Brasil, na Amazônia até Mato Grosso e norte do Maranhão, estendendo-se ao sul até Goiás.
Canto do gavião-branco
O canto do gavião-branco é um assobio fino e longo o som emitido é em forma de Juuiie.
Gavião-de-cara-preta
Gavião-de-cara-preta (Leucopternis melanops) é uma espécie de ave de rapina da família Accipitridae que pertence ao gênero dos Leucopternis .
O gavião-de-cara-preta é um falcão de tamanho médio com plumagem preta e branca . Tem o ventre branco, uma grande cabeça branca estriada de preto e uma característica “máscara” preta. Abaixo da máscara preta, tem uma cera laranja escura e um bico com ponta preta. A parte de trás do falcão é escura até a cauda com algumas manchas . No entanto, uma única faixa branca se destaca perto da base da cauda.
A plumagem juvenil se assemelha à plumagem adulta, exceto que os juvenis têm listras pretas mais finas na cabeça, duas faixas brancas em vez de uma única na cauda, e marrom nas pontas das penas.
Este tipo de gavião adulto se parece muito com o falcão-de-sobrancelha-branca juvenil . Ambos os falcões têm uma cabeça branca com listras pretas, uma máscara facial preta e manchas brancas nas costas.
A principal diferença entre as espécies irmãs é que há duas bandas brancas na cauda do falcão de sobrancelha branca juvenil , enquanto há apenas uma única banda no falcão de cara preta adulto.
Canto do gavião-de-cara-preta
A chamada de voz é um assobio penetrante, agudo e descendente: “KEEuuu” ou “KEEler” ou “ KEEyer”
Gavião-caboclo
O gavião-caboclo (Buteogallus meridionalis) é uma ave de rapina que pertence a família dos acipitrídeos, conhecido também como gavião-casaca-de-couro, gavião-puva, gavião-terra, urupiranga, gavião-paracatejê, gavião-telha e parkatejê.
O gavião-caboclo é uma espécie de ave de rapina que mede cerca de 55 centímetros de comprimento, com plumagem ferrugínea.
O adulto é todo marrom avermelhado, com pontas das asas e cauda pretas e longas penas. Tem uma estreita faixa branca na cauda.
As pernas e pele nua das narinas, amarelas, o bico preto e olhos é castanho-avermelhados, tal como acontece com outros falcões, os jovens são muito diversos.
Além disso, as cores suaves, costas bronzeadas e barriga creme, com listras verticais escuras e meia gola escura, uma faixa clara acima dos olhos.
Esta espécie se reproduz de julho a novembro, ele faz ninho a pouca altura, sobre árvores baixas ou palmeiras.
O gavião-caboclo põe apenas 1 ovo e raramente põe 2 ovos brancos.
O gavião-caboclo esta presente em quase todo o Brasil, com exceção de áreas densamente florestadas, ele é encontrado também do Panamá à Argentina.
Gavião-de-cauda-curta
Gavião-de-cauda-curta ( Buteo brachyurus ) é uma ave de rapina americana da família Accipitridae que pertence ao gênero dos buteo.
É um pequeno gavião , com cerca de 39 cm de comprimento e 90 cm de envergadura. Os machos pesam em média 400 g e as fêmeas cerca de 500 g, mas a diferença de tamanho é menor do que na maioria das aves de rapina e os sexos são indistinguíveis no campo.
Tem asas largas e arredondadas, cujas pontas se curvam para cima à medida que sobem, e uma cauda larga, que apesar do nome comum da ave, tem o comprimento médio de um falcão em proporção ao corpo.
Uma das características desta ave é a fase melânica . Esta espécie ocorre em duas cores. A forma escura é predominante na Flórida , onde é conhecida como “pequeno falcão negro”. A forma clara é mais comum em outras partes da distribuição da espécie.
Na maioria dos urubus norte-americanos (por exemplo, B. jamaicensis ou B. swainsoni ), formas melanísticas são conhecidas, embora a presença de plumagem toda preta seja relativamente rara. Somente na população norte-americana é a forma predominante negra.
A forma clara tem o dorso marrom escuro. A parte inferior é branca, exceto que a cauda e as penas de vôo são cinza escuro, barradas.
A plumagem dos imaturos é semelhante à dos adultos, mas a face é manchada e as faixas da cauda são de igual largura, enquanto o adulto apresenta um espessamento próximo à ponta da cauda.
Canto do gavião-de-cauda-curta
A chamada é descrita como “keeeea”, como “keee” perto do ninho, ou como um “squeee” antes ou durante a interação do parceiro , ou como um assobio descendente lento.
Gavião-caramujeiro
O gavião-caramujeiro (Rostrhamus sociabilis) é uma ave da família Accipitridae. Conhecido também como caramujeiro e gavião-de-aruá.
Este tipo de gavião mede entre 39 e 48 centímetros de comprimento, a plumagem do macho é quase uniformemente cinza azulado escuro.
Além disso, o seu uropígio e as penas da base da cauda são brancos, a cauda é quadrada e apresenta a ponta esbranquiçada precedida de um banda larga de coloração quase preta.
Por outro lado, as pernas são de cor laranja, com longas garras pretas, seu bico é esbelto, fino e preto, com forte curvatura característica na mandíbula superior
Com relação a plumagem da fêmea é marrom escura, com forte estriado por toda a parte ventral, inclusive sob as asas e a garganta e o peito são levemente mais claros que o ventre, a sua cabeça é ocre com listras escuras.
Já a plumagem dos jovens é parecida com a dos adultos do sexo feminino, mas apresenta o peito mais claro e tem a cera mais larga e clara, além de olhos castanhos.
O gavião-caramujeiro se alimenta de grandes caramujos aquáticos chamados aruás, ele utiliza o bico curvo para retirar as partes moles dos caramujos, deixando cair a casca vazia.
A espécie captura os aruás executando um voo rasante sobre os pântanos, pegando-os no chão ou na água com apenas um dos pés e empoleirando-se para comer e Ocasionalmente, em algumas regiões, como no Pantanal de Mato Grosso e na Venezuela, alimenta-se também de pequenos caranguejos.
Gavião-de-costas-vermelhas
Gavião-de-costas-vermelhas ( Geranoaetus polyosoma ) é uma ave de rapina da família Accipitridae que pertence ao genero dos Geranoaetus.
O nome gavião-de-costas-vermelhas é totalmente merecido, pois ambos os sexos ocorrem em vários morfos . Todos os adultos têm cauda branca com uma faixa subterminal preta contrastante e asas cinza com barra escura (em vôo por baixo, os rêmiges aparecem esbranquiçados com barra fina e ponta preta larga).
A plumagem restante varia de cinza muito escuro a esbranquiçado, e alguns indivíduos apresentam marrom-avermelhado nas partes inferiores.
As fêmeas geralmente têm o dorso marrom-avermelhado, que geralmente falta nos machos, embora pelo menos alguns machos também o tenham.
O táxon exsul das Ilhas Juan Fernández é muito menos variável, sendo esbranquiçado na parte inferior e cinza na parte superior em adultos de ambos os sexos.
plumagens adultas distintas são conhecidas nesta espécie, possivelmente a maior de todas as aves de rapina (embora o falcão de cauda vermelha e o urubu da Eurásia também tenham sido notados por um espectro generalizado, mas mais uniforme, de variações de plumagem ) sem relação a variáveis morfométricas e apenas uma pequena variação geográfica.
Gavião-de-rabo-barrado
Gavião-de-rabo-barrado ( Buteo albonotatus ) é um falcão de tamanho médio da família Accipitridae das partes quentes e secas das Américas .
O gavião-de-rabo-barrado é um falcão Buteo razoavelmente grande, mas esguio . As aves adultas têm 46 a 56 cm (18 a 22 pol.) De comprimento com uma envergadura de cerca de 117–140 cm (46–55 pol.).
A zona de cauda é comparável em comprimento e envergadura aos grandes buteos comuns encontrados ao norte, como o falcão de Swainson e o falcão de cauda vermelha , mas pode pesar consideravelmente menos.
Sua massa corporal pode variar de 565–1.080 g (1,246–2,381 lb). Nas medições, os sexos são próximos em tamanho, mas a fêmea, com uma média de 900 g (2,0 lb), é muito mais pesada e volumosa que o macho, com uma média de 637 g (1,404 lb).
Entre as medidas padrão, a corda da asa é de 36,5–46 cm (14,4–18,1 pol.), A cauda bastante longa é de 19,4–23,5 cm (7,6–9,3 pol.) E o tarsoé de 6,7–7,8 cm (2,6–3,1 pol.).
A plumagem adulta é predominantemente preta. A notável exceção é que as penas de vôo são barradas com um cinza mais claro, que pode parecer cinza-prateado sólido à distância.
A cauda tem três ou quatro faixas (as “zonas” do nome comum), brancas por baixo e cinza claro por cima, das quais a segunda da ponta é particularmente larga e conspícua. A cera e as pernas são amarelas, as tradições são cinza claro e um leve toque de branco pode ser visto no rosto.
Os imaturos são semelhantes, exceto por pequenas manchas brancas no peito e na cauda com faixas estreitas cinza e pretas e uma ponta larga e escura.
Os adultos do falcão de cauda zonada se assemelham ao falcão negro comummas são distintamente mais esguios em vôo e geralmente pequenos, e têm mais barras brancas na cauda.
Outros falcões Buteo em sua fase escura, especialmente o falcão de asas largas , podem parecer semelhantes, mas geralmente têm coloração mais prateada nas asas e asas mais largas.
Canto do gavião-de-rabo-barrado
A chamada é um grito alto, uma chamada típica de Buteo , diminuindo o tom no final, kra kree-kree-kree-kree . Pelo menos em alguns pássaros, há um aumento abrupto no tom (como uma pausa para uma voz em falsete ) no meio e uma queda igualmente abrupta para baixo.
Eles são mais frequentemente ouvidos vocalizando quando se envolvem em exibições de reprodução no início da temporada de acasalamento. Quando perturbados no ninho, eles podem emitir um raaaaauu longo e grave .
Gavião-do-igapó
Gavião-do-igapó ( Helicolestes hamatus ) é uma ave de rapina sul-americana da família Accipitridae que pertence ao gênero dos Helicolestes .
Este tipo de gavião é uma pipa cinza ardósia com asas largas e arredondadas e uma cauda curta e quadrada. A espécie varia de 36 a 41 centímetros de comprimento e possui uma envergadura de 80 a 90 centímetros.
Não há dimorfismo sexual na plumagem dentro da espécie; no entanto, as fêmeas tendem a ser maiores que os machos, pesando entre 367 e 485 gramas, enquanto os machos pesam entre 377 e 448 gramas.
Seu bico preto caracteristicamente afiado é enganchado, combinado com garras pretas afiadas. Seus olhos são amarelados e seu rosto e pernas são vermelho-alaranjados. Os juvenis se assemelham aos adultos, mas têm olhos castanhos e três faixas brancas estreitas na cauda.
Ambos os gêneros se assemelham ao milhafre-caracol macho , e o milhafre-de-bico-fino tem sido frequentemente incluído no mesmo gênero, Rostrhamus .
Os adultos se distinguem por seus olhos amarelos, em vez de vermelhos, e uma cauda visivelmente mais curta. Outras diferenças são encontradas em asas mais curtas e bicos mais finos.
Os filhotes de milhafres de bico fino ostentam uma plumagem mais semelhante à sua forma adulta do que os filhotes de milhafres à deles.
Canto do gavião-do-igapó
Sua chamada principal é um kee-ee-aay-aay-aay nasal que começa com um aumento acentuado na frequência seguido por um declínio constante. Esta chamada é frequentemente ouvida durante o vôo ou em resposta a predadores.
Sua segunda chamada é uma repetição de ker-ah com frequência oscilante (às vezes seguida pela repetição de ah-ah s) ouvida quando eles se aproximam de seu parceiro no ninho.