9 Tipos de grou mais conhecidos
Conheça quais são os tipos de grou e saiba como diferenciar cada espécie, ao todo existem catorze espécies e está distribuído pela América do Norte, Europa e Ásia, África e o norte da Austrália.
Além disso, esta aves pertencem á família de aves gruiformes, que inclui os animais conhecidos popularmente como grous.
Hoje no blog dos pássaros vamos trazer aos nosso leitores alguns tipos de grou mais conhecidos.
Características gerais do grous
Os grous são pássaros grandes, geralmente com plumagem cinza, branca e marrom, as penas das asas secundárias são muito longas e voltadas para baixo, uma característica do grupo.
Algumas espécies possuem penas ornamentais na região da cabeça, o bico é longo e reto, o pescoço é longo, assim como as pernas, os quatro dedos são curtos, com o quarto ficando acima dos outros.
Os grous são pássaros sociais que se comunicam uns com os outros emitindo gritos altos, eles são migratórios e sempre voam com o pescoço estendido.
Durante a época de reprodução, constroem um ninho de lama e vegetação em áreas pantanosas, onde põem dois ovos, os adolescentes recebem atenção de ambos os pais.
Tipos de grou
Grou-australiano
O grou-australiano (Grus rubicunda) é uma ave de grande porte com cerca de 1,20 m de altura e envergadura de 2 metros, esta espécie possui o pescoço comprido e pernas altas e habita áreas pantanosas e costeiras.
Com relação a plumagem desta ave tem uma cor característica cinzenta-prateada, que contrasta com a zona da face que é vermelha viva.
Além disso, o grou-australiano habita planícies de inundação de rios, áreas costeiras lamacentas e pantanosas ou agrícolas bem irrigadas, podendo ocupar também zonas dentro do continente, desde que haja condições apropriadas.
Além disso, este tipo de grou é uma ave diurna e não territorial que se desloca frequentemente dentro da sua distribuição geográfica.
O grou-australiano vive normalmente em casais, mas se as condições forem de abundância podem formar-se bandos de dezenas destas aves.
Grou-americano
O grou-americano (Grus americana) é um tipo de grou conhecido como grou-assobiador ou grou-cantor.
Além disso, o grou-americano é uma ave da América do Norte que se encontra ameaçado sobretudo devido à perda de habitat.
O grou-americano é têm uma coloração branca, possuindo uma coroa vermelha no topo da cabeça, o bico é alongado, comprido e de cor negra.
Esta ave possui o pescoço alongado e as patas são compridas e nas pontas das asas são pretas, a grande mancha vermelha na cabeça.
Ele tem uma mancha vermelha se estende desde a bochecha ao longo do bico e por cima da cabeça.
Esta espécie de ave têm olhos amarelos e pernas finas e pretas, ele tem a altura de aproximadamente 1,5 metro, e uma envergadura de 2,3 metros.
Grou-pequeno
O grou-pequeno (Grus virgo) tem o tamanho médio de 85–100 cm de comprimento, 76 cm de altura, este é o menor tipo de grou.
Além disso, o grou-pequeno é um pouco menor que o grou-comum, mas tem plumagem semelhante, e tem uma longa faixa branca no pescoço e o preto no pescoço se estende até o peito em uma pluma.
Assim como os demais grous, esta espécie tem uma exibição dançante, mais balética que o grou comum, com menos saltos.
Grou-comum
O grou-comum (Grus grus) habita no norte da Europa e a porção ocidental da Ásia, este tipo de grou é uma ave de grande porte, ele chega a medir até 1,30 metro de altura e chegar a 2,4 metros de envergadura com suas asas abertas.
Além disso, a espécie possui a plumagem é cinza na maior parte do corpo, mas apresenta partes mais escuras nas costas e em cima do rabo.
O grou-comum pode ser reconhecido pelas cores de sua cabeça, que apresentam diferentes tonalidades, incluindo vermelho, branco e preto, isso os distingue de outras espécies de grous, como o grou-de-pescoço-preto e o grou-monge.
A aparência do grou-comum é semelhante em machos e fêmeas e só podemos diferenciá-los quando são jovens.
Grou-da-manchúria
O grou-da-manchúria (Grus japonensis) é um tipo de grou da Ásia Oriental também conhecido como grou-japonês.
O grou-da-manchúria mede cerca de 150 a 158 cm de altura e 101,2–150 cm de comprimento, ele está entre os maiores e mais pesados grous.
Além disso, esta espécie são identificados por um pedaço de pele vermelha nua na coroa, que se torna mais brilhante durante a época de acasalamento.
No geral, eles são brancos como a neve com asas pretas que podem parecer quase como uma cauda preta quando os pássaros estão eretos, mas as penas reais da cauda são realmente brancas.
Os machos são pretos nas bochechas, garganta e garganta, enquanto as fêmeas são cinza perolado nessas áreas, o bico é verde-oliva a chifre esverdeado, as pernas são cinza-ardósia a preto-acinzentado e a íris é marrom-escura.
Grou-coroado-preto
O grou-coroado-preto (Balearica pavonina) possui plumagem branca e cinzenta e cabeça com uma crista amarela, formada por penas rígidas e cerdosas.
O grou-coroado-preto é a ave mais bonita das aves de sua família, que se destaca entre os gruídeos pelo penacho sedoso que ostenta no alto da cabeça e pela parte nua em tomo dos olhos que é branca manchada de vermelho escarlate.
Este tipo de grou é uma ave pode medir até 105 cm de comprimento, pesar entre 3.000-4.000g, o corpo é quase todo enegrecido, mas há um painel de asa claro, uma bochecha pálida rosa e branca e uma bizarra crista amarela.
Além disso, esta ave geralmente vive em pares ou bandos, que às vezes podem ser grandes e são semelhante ao grou-coroado-cinzento, porém diferenciado por uma coloração de base muito mais escura e mais rosa na face, há pouca sobreposição no intervalo.
Grou-coroado-oriental
O grou-coroado-oriental (Balearica regulorum) é uma espécie de ave conhecido como grou-coroado-comum, grou-coroado-cinza e grou-coroado-azul.
Além disso, o grou-coroado-oriental tem cerca de 1 m de altura, pesa 3,5 kg, a plumagem do corpo é principalmente cinza.
As asas são predominantemente brancas, porém contêm penas com uma variedade de cores, com uma mancha preta distinta no topo.
Com relação a cabeça tem uma coroa de duras penas douradas, os lados do rosto são brancos e há uma bolsa de garganta inflável vermelha brilhante.
Já o bico é relativamente curto e cinza, e as pernas são pretas, eles têm pernas longas para percorrer a grama.
Grou-azul
O grou-azul (Anthropoides paradiseus) é uma ave alta que vive no solo, do género Grus, também conhecido como guindaste de Stanley e grou-do-paraíso.
Além disso, o grou-azul é considerado uma pequena ave com os padrões da família dos grous, com 100-120cm de altura, uma envergadura de 180-200 cm e um peso de 2 kg.
Este tipo de grou é uma ave nacional da África do Sul, que está listada como Vulnerável pela IUCN.
Além disso, esta espécie tem 100–120 cm de altura, com uma envergadura de 180–200 cm, este grou é de cor azul-acinzentada pálida, tornando-se mais escuro na parte superior da cabeça, pescoço e nuca.
A plumagem é nitidamente mais clara, por vezes esbranquiçada e o bico é ocre a acinzentado, com um tom rosa, já a longa ponta se arrastam até o chão.
Grou canadiano
O grou canadiano ( Grus canadensis) esta entre as mais antigas do planeta, um fóssil foi encontrado nos Acampamentos Fósseis de Ashfall no nordeste de Nebraska, estimado em cerca de 10 milhões de anos.
Além disso, este tipo de grou é uma ave de grande porte, ele tem corpo pesado, pescoço longo e pernas, o macho e fêmea são semelhantes em aparência, mas o macho é maior que o feminino.
O adulto é cinza, com pele avermelhada na coroa, tem queixo esbranquiçado, bochechas e garganta superior pretas.
As pernas são negras já a ave juvenil não tem mancha vermelha, a cabeça e o pescoço variam de pálidos a castanhos, seu corpo é cinza, mas manchado de vermelho acastanhado e tem bico pálido e pernas enegrecidas.