Papagaios

6 Tipos de maitaca mais conhecidas

Por Alan Costa, em 18/01/2023
especies de maitaca mais conhecidos

Há alguns tipos de maitaca distribuído em toda região, cada uma com características únicas essas aves são neotropicais, de corpo atarracado e cauda curta, semelhantes aos papagaios do género Amazona, porém menores.

As maitacas  têm em média, uma expectativa de vida de trinta anos e medem de 27 a 29 centímetros e podem pesar de 230 a 250 gramas.

especies de maitaca mais conhecidos
especies de maitaca mais conhecidos

Além disso, essas aves ocorrem no Brasil da região nordeste (Maranhão, Piauí, Pernambuco, Alagoas) na região sudeste (Espirito Santo, Minas Gerais, Rio de Janeiro, São Paulo) e região sul (Paraná, Santa Catarina, Rio Grande do Sul), passando pela região centro-oeste (Goiás e Mato Grosso).

Também elas podem ser encontradas na Bolívia, no Paraguai e na Argentina.

As maitacas vivem em uma variedade de habitat que inclui florestas úmidas, de galeria, savanas e áreas cultivadas, até os 2000 metros de altitude.

No entanto, geralmente voam em bando de seis a oito indivíduos, por vezes até de cinquenta aves quando a comida é muito abundante.

Esta espécie também costuma banhar-se em lagos para se refrescar e se alimentam de frutos e sementes, tais como pinhão do pinheiro-do-brasil, frutos da figueira e mangas.

Hoje no blog dos pássaros vamos trazer aos nosso leitores alguns tipos de maitaca e como diferenciar cada espécie.

Tipos de maitaca

Maitaca-de-cabeça-azul

maitaca-de-cabeca-azul (pionus menstruus)
maitaca-de-cabeca-azul (pionus menstruus)

A maitaca-de-cabeça-azul (Pionus menstruus) é um papagaio de tamanho médio com cerca de 27 cm de comprimento.

O corpo é predominantemente verde, com cabeça e pescoço azuis e coberturas infracaudais vermelhas.

A  maitaca-de-cabeça-azul alimenta-se principalmente de  frutas , flores e sementes , e às vezes grãos.

Este tipo de maitaca cobre grandes partes da América tropical, da Costa Rica à Bolívia e sudeste do Brasil.

Maitaca-verde

maitaca-verde(pionus maximiliani)
maitaca-verde(pionus maximiliani)

A maitaca-verde (Pionus maximiliani) é encontrado no leste do Brasil , centro e leste da Bolívia, Paraguai e norte da Argentina, ele tem  em uma ampla gama de habitats arborizados, desde a floresta subtropical úmida até a caatinga árida .

Além disso, este  tipo de maitaca é bastante comum em grande parte de sua distribuição. Geralmente é visto em pares ou pequenos bandos.

maitaca-verde atinge um comprimento total de 29 cm a plumagem é predominantemente verde opaca, a parte inferior é mais pálida e tingida de marrom bronze.

A testa e as rédeas são pretas, as penas das bochechas verdes são forradas de azul, e o queixo e a garganta são verdes com faixas azuis na área da garganta.

Maitaca-de-testa-branca

maitaca-de-testa-branca (pionus senilis)
maitaca-de-testa-branca (pionus senilis)

A maitaca-de-testa-branca (Pionus senilis) é encontrado localmente em terras baixas e sopés de até 1600 m de altitude no dossel e nas bordas da floresta, e em bosques semi-abertos adjacentes e vegetação secundária

maitaca-de-testa-branca  é um papagaio de tamanho médio com cerca de 24cm de comprimento, tem corpo largo e cauda curta com íris marrom-escura e anel ocular rosa-acastanhado.

O bico é amarelado com uma leve coloração verde, sua testa, coroa e tradições são de um branco puro com uma mancha branca no queixo e no centro da garganta.

A barriga é principalmente verde; as cores basais das penas no peito são verdes com pontas azul-escuras e azul-arroxeadas e azul-claro na faixa subterminal.

Maitaca-asa-de-bronze

maitaca-asa-de-bronze (pionus chalcopterus)
maitaca-asa-de-bronze (pionus chalcopterus)

A maitaca-asa-de-bronze (Pionus chalcopterus) tem cerca de trinta centímetros de comprimento, apresenta plumagem azul-celeste, manchado de branco sobre o pescoço.

As penas da frente orladas de rosa, o rabo é vermelho, circulado no ocular rosado, mais vivo na época de nidificação e olhos castanhos.

Este tipo de maitaca mede cerca de 30 cm e 210g, apresenta plumagem azul-celeste, manchado de branco sobre o pescoço e as penas da frente orladas de rosa, o rabo é vermelho, circulado no ocular rosado, mais vivo na época de nidificação, e olhos castanhos, seu bico é amarelo pálido.

Maitaca-roxa

maitaca-roxa (pionus fuscus)
maitaca-roxa (pionus fuscus)

A maitaca-roxa (Pionus fuscus) está presente principalmente no Brasil, assim como outros países como Colômbia, Guiana Francesa, Venezuela e Suriname.

maitaca-roxa  mede de 24 a 26 cm de comprimento e sua coloração geral azul-violeta escuro, mancha vermelha ao redor da narina, e lados do pescoço manchados de branco em diferentes proporções.

O corpo castanho-escuro contrasta com as asas azul-púrpura e o vermelho da garupa e base da cauda.

Maitaca-de-cara-manchada

maitaca-de-cara-manchada (pionus tumultuosus)
maitaca-de-cara-manchada (pionus tumultuosus)

A maitaca-de-cara-manchada (Pionus tumultuosus) é uma ave de pequeno porte médio, mede 29 cm e pesa 250g.

Além disso, o seu corpo possui coloração verde oliva, mais pálida no ventre e na nuca possui uma coroa de penas vermelho escuro.

Sua cabeça é vermelha, que vai mudando para o roxo na altura do pescoço, a cauda verde possui uma mancha vermelha na parte inferior.

Este tipo de maitaca habita em montanhas tropicais ou subtropicais húmidas entre os 1400 e os 3000 metros de altitude em áreas caracterizadas por terrenos acidentados e inóspitos.

maitaca-de-cara-manchada pode ser visto sozinho, aos pares ou em pequenos bandos, e ás vezes, eles são acessíveis na natureza e são inteligentes e curiosos, mas às vezes tímidos.

Sair da versão mobile