Conheça os 10 tipos de mergulhão e como diferenciar cada espécie. O nome mergulhão vem por conta da característica destas aves de mergulhar para capturar suas presas.
É um pássaro extremamente afetado pela degradação das águas, por conta disso são espécies que estão em perigo de extinção no Brasil. Hoje, no blog dos pássaros vamos falar sobre alguns tipos de mergulhão.
Tipos de mergulhão
Mergulhão-pequeno
Mergulhão-pequeno ( Tachybaptus dominicus) é uma espécie de pato da família Podicipedidae, também conhecido como mergulhão-pompom.
Além disso, este tipo de mergulhão ocorre do sudoeste dos Estados Unidos e México ao Chile e Argentina, sendo também encontrado em Trinidad e Tobago, Bahamas e Grandes Antilhas.
O Mergulhão-pequeno varia em comprimento de 21 a 27 centímetros, dependendo da subespécie) e em peso de 112 a 180 gramas.
O peso varia por região e subespécie, sendo menor no Panamá, onde os machos pesam em média 129 gramas contra 116 gramas para as fêmeas, e mais alto nas Índias Ocidentais, onde os sexos pesam em média 161 e 133 gramas, respectivamente.
No Texas, o tamanho varia de 139 a 122 gramas, mesmo nas subespécies maiores, o mergulhador ainda é menor e mais leve do que todas as outras espécies de mergulhadores.
Como todos os mergulhadores, as pernas ficam bem atrás do corpo e ele não consegue correr bem, embora seja um excelente nadador e mergulhador.
Pequeno e rechonchudo, com um bico bastante curto e pontiagudo e olhos amarelos brilhantes, geralmente parece bastante escuro.
Mergulhão-grande
O mergulhão-grande (Podicephorus major) é uma ave da ordem dos Podicipediformes da família Podicipedidae, que vive em grandes lagos e áreas abertas.
É um tipo de mergulhão que pode ser vista convivendo em pequenos grupos de adultos e juvenis ou casais. É vista habitando em áreas abertas, orlas marítimas, entre outros.
O mergulhão-grande pode ser encontrado no Brasil, no Uruguai, no Chile e no Paraguai.
O mergulhão-grande é a maior espécie de mergulhão medindo entre 67 a 77 cm de comprimento com peso que pode atingir 1600 g. Possui na parte superior de seu corpo na face e no dorso a cor cinza escuro.
Além disso, tem um pequeno topete occipital, pescoço e bico compridos com peito branco e um pescoço na cor castanha.
O mergulhão pode ser visto habitando em represas, banhados, grandes lagos e áreas abertas.
Mergulhão-prateado
O mergulhão-prateado (Podiceps occipitalis) é uma ave da família Podicipedidae, conhecido popularmente como mergulhão-de-orelha-amarela.
O mergulhão-prateado é uma espécie de mergulhão encontrado na parte oeste e sul da América do Sul em altitudes de até 4.000 metros (13.000 pés).
Já o seu habitat natural são os lagos de água doce mas também se alimenta em lagos salinos.
O mergulhão-prateado mede 27 cm, e pesa 225 a 250 g, ele possui a cabeça, pescoço posterior e dorso cinzentos com tons marrons e píleo negro.
Um ponto característico deste tipo de mergulhão é o tufo auricular de penas amarelas em forma de leque, que é menos evidente fora do período reprodutivo e pescoço anterior e partes inferiores brancas; olhos vermelhos.
O mergulhão-prateado se alimenta principalmente de insetos, larva de insetos e pequenos moluscos e peixes.
Mergulhão-de-pescoço-preto
Mergulhão-de-pescoço-preto (Podiceps nigricollis) é um dos cinco mergulhões que ocorrem na Europa, conhecido como cagarraz.
Além disso, em Portugal ocorre principalmente no Inverno, o estuário do Sado é o local mais importante para a invernada desta espécie.
O Mergulhão-de-pescoço-preto é um pequeno mergulhão com partes inferiores brancas e pretas da nuca até o dorso e cauda com penas esbranquiçadas nos flancos.
Tem as bochechas brancas e um olho vermelho bem característico e marcante, isso no
inverno.
Na Primavera muda a sua plumagem para tons mais claros, com o corpo em tons de castanho e o pescoço e a cabeça pretos, de onde sobressaem à vista belas e longas penas amarelas.
É um tipo de mergulhão muito ativo e devido ao seu pequeno tamanho pode ser difícil de encontrar em águas turbulentas de estuários, e idealmente sua localização será facilitada se for observada de um ponto mais alto que a linha d’água.
O Mergulhão-de-pescoço-preto geralmente nidifica colonialmente em vegetação de pântano emergente e pouco espaçada, ou em tapetes densos de algas flutuantes, por vezes longe da costa.
Além disso, o ninho é uma plataforma flutuante de vegetação aquática fixa à vegetação emergente, como juncos.
Mergulhão-de-crista
Mergulhão-de-crista (Podiceps cristatus) é uma espécie da família Podicipedidae conhecido também como mergulhão-de-poupa.
O mergulhão-de-crista é uma ave grande, elegante, mergulhador de pescoço comprido, e na plumagem reprodutiva, exibe bochechas avermelhadas distintas e penas pretas (geralmente mantidas baixas, perto da cabeça).
Além disso, na plumagem de inverno, tem pescoço e bochechas brancas e uma faixa escura passando pelos olhos.
O mergulhão-de-crista constrói uma plataforma-ninho flutuante e durante o inverno é por vezes avistado em águas costeiras no mar (sobretudo durante tempo muito frio).
Além disso, os casais em época de nidificação são territoriais, mas pode formar bandos durante o inverno.
O mergulhão-de-crista pode ser encontrado na Guatelama, Europa, Ásia, África e Austrália.
Mergulhão-colombiano
Mergulhão-colombiano (Podiceps andinus) é uma espécie extinta de mergulhão que não é vista viva desde 1977.
Este tipo de mergulhão já foi comum em uma área extremamente pequena na Colômbia. O mergulhão andino tinha uma forte semelhança com um mergulhão de pescoço preto , mas ao contrário deste último, tinha um pescoço frontal castanho.
Segundo alguns ornitólogos, era apenas uma subespwécie do mergulhão de pescoço preto. O alcance do mergulhão andino incluía apenas as províncias colombianas de Boyacá e Cundinamarca .
Suas áreas de reprodução foram os pântanos ao redor da capital Bogotá e as margens da Laguna de Tota (Lago Tota).
Os pântanos foram amplamente drenados durante o século 20, e as zonas úmidas remanescentes ficaram tão contaminadas por esgoto e lixo que as populações de mergulhões andinos entraram em colapso na década de 1950.
Animais individuais viveram até a década de 1970. O último mergulhador andino foi visto no Lago Tota em 1977. Uma busca intensiva pela espécie não teve sucesso em 1981/82.
Mergulhão-de-pescoço-ruivo
Mergulhão-de-pescoço-ruivo (Podiceps grisegena) é uma ave aquática da família dos mergulhões . Distribuído no hemisfério norte.
A natureza da nutrição durante o período de nidificação varia dependendo da vizinhança de outra espécie intimamente relacionada de cogumelos venenosos – mergulhões : onde seus intervalos se cruzam, é baseado em invertebrados .
Por outro lado, onde o principal competidor comedor de peixe está ausente (e este é o noroeste da Europa e América do Norte ), a base da dieta é o peixe.
O mergulhão-de-pescoço-ruivo é comparável em tamanho a um pato de tamanho médio, como o wigeon ou pintail .
Este é um representante bastante grande da família dos mergulhões, um pouco inferior em tamanho na Eurásia ao grande mergulhão , na América do Norte ao mergulhão americano ocidental e ao mergulhão de Clark .
Em comparação com o mergulhão , o mergulhão-de-pescoço-ruivo tem um pescoço mais curto e maciço; um tufo curto e reto é frequentemente desenvolvido na parte de trás da cabeça, que é claramente visível quando o pássaro está fortemente excitado .
Um mergulhão adulto da subespécie nominativa atinge um comprimento de 40–50 cm , uma envergadura de 77–85 cm e uma massa de 692–925 g.
O bico é reto, longo, escuro com base amarela, mais opaco no inverno. O dimorfismo sexual na cor não é expresso, mas se manifesta em tamanho: os machos são um pouco maiores que as fêmeas.
Mergulhão-caçador
O mergulhão-caçador (Podilymbus podiceps) é uma da ordem Podicipediformes da família Podicipedidae, conhecido também como peca-parra.
É o único representante vivo do gênero Podilymbus após a extinção do mergulhão-de-atitlan, revisto habitando em lagoas, lagos, entre outros. Este mergulhão foi descrito pelo zoólogo Carlos Lineu
O mergulhão-caçador mede cerca de 38 cm de comprimento com uma envergadura entre 45 e 62 cm, podendo pesar até 560 g. É uma espécie de porte pequeno que tem um pescoço curto.
Além disso, tem uma plumagem na cor cinza amarronzada que é útil para se camuflar nos pântanos em que habita. Quando filhote possui listras pretas e brancas. E não possui dimorfismo sexual entre macho e fêmea.
O mergulhão-caçador quando está na época reprodutiva emite vários sons como cacarejos e grunhidos. É uma ave parcialmente migratória quando não está na sua época de reprodução.
Esta espécie de mergulhão é vista habitando em lagoas, lagos, brejos, águas abertas que tenham vegetação. É uma ave sedentária que habita nestas regiões por longos períodos de tempo
Mergulhão-de-orelha-branca
O mergulhão-de-orelha-branca (Rollandia rolland) é uma ave da família Podicipedidae, conhecido também como mergulhão-de-cara-branca.
O mergulhão-de-orelha-branca pode ser encontrado em vários países da América do sul como no Brasil, no Peru, no Paraguai, no Chile, na Argentina entre outros.
Faz seus ninhos entre os meses de setembro e dezembro, pondo de 4 até 6 ovos. Quando está descansando após o período reprodutivo, este mergulhão apresenta uma plumagem castanha.
Este tipo de mergulhão gosta de habitar em lagos, estuários e lagoas. Sendo visto com vivendo em pares e bandos.
Mergulhão-do-titicaca
Mergulhão-do-titicaca (Rollandia microptera) é uma espécie de ave podicipediforme da família Podicipedidae que habita as terras altas do Peru e da Bolívia .
Como o próprio nome indica, sua principal população se encontra no Lago Titicaca , embora também se estenda pelos lagos Uru Uru e Poopó, rio Desaguadero, e algumas lagoas que se conectam com o Lago Titicaca em anos chuvosos.
O Mergulhão-do-titicaca mede entre 28–45 cm de comprimento e pesa até 600 g. A sua coloração torna-o inconfundível. Na plumagem de seu corpo, predomina o marrom.
Sua coroa é preta e a parte inferior da cabeça e a frente do pescoço são brancas, enquanto o restante do pescoço é marrom avermelhado, assim como os flancos. Sua íris e a parte inferior do bico são amarelas.
A única espécie semelhante é o mergulhão-de-pescoço -vermelho , que não está diretamente relacionado a ele e não é encontrado na América do Sul, cuja garganta é acinzentada, não branca.
Seu único congênere, o Sapling Grebe , parece bem diferente. Os juvenis são mais acinzentados, o branco do pescoço estendendo-se para baixo.
Suas asas curtas não lhe permitem voar, embora as bata enquanto corre a uma velocidade considerável. Ele é um excelente mergulhador e atinge uma velocidade máxima de 3,5 km/h (2 nós ).