Aves

3 Tipos de pássaro Moleiro mais conhecidos

Por Clério Luiz, em 28/02/2023
Tipos de Moleiro mais conhecidos

Conheça os tipos de pássaro Moleiro e como diferenciar estas aves da família Stercorariidae, aves de características migratórias que reproduzem em áreas temperadas.

Tipos de Moleiro mais conhecidos
Tipos de Moleiro mais conhecidos

Hoje no blog dos pássaros vamos trazer aos nosso leitores algumas informações sobre os tipos de pássaro moleiro e como diferenciar cada espécie.

Tipos de Moleiro

Moleiro-pomarino

mandrião-pomarino  (Stercorarius pomarinus)
mandrião-pomarino  (Stercorarius pomarinus)

mandrião-pomarino  (Stercorarius pomarinus) é uma ave caradriforme da família Stercorariidae, conhecido como  moleiro ou mandrião-pomarino.

Uma característica marcante no verão são as penas inusitadas que usa em sua cauda central em forma de colher, que mede até 11 centímetros.

Essas plumas da cauda são perdidas durante os meses de inverno, o que pode dificultar a distinção entre adultos e juvenis, os adultos em plumagem reprodutiva têm longas penas centrais da cauda em forma de colher como uma característica especial.

As partes superiores são castanhas muito escuras, o gorro é mal definido e estende-se abaixo do bico e tem uma grande mancha branca no exterior das asas.

A fase escura é rara, é marrom bem escuro mas mantém as manchas brancas nas asas, os juvenis têm aparência variável, geralmente com partes superiores listradas de marrom e listras pretas e brancas na parte inferior das asas e na área infracaudal.

Assim como os demais mandriões, o mandrião-pomarino persegue gaivotas e outras aves marinhas, a fim de lhes roubar o alimento, as aves jovens e ovos, pequenos animais de todos os tipos, peixes e carniça.

Moleiro-grande

moleiro-grande (Stercorarius skua)
moleiro-grande (Stercorarius skua)

O moleiro-grande (Stercorarius skua) é uma ave marinha de grande porte, pertencente à família Stercorariidae, conhecido também como mandrião-grande.

Este tipo de pássaro moleiro mede cerca de 50-58 cm de comprimento e tem uma envergadura de asa de 125-140 cm, as fêmeas são ligeiramente mais pesadas que os machos, pesando cerca de 1,41 kg.

O adulto é de cor marrom-acinzentada, enquanto os juvenis são de coloração marrom mais clara, é uma ave bem adaptada ao voo, de cauda curta e robusta.

É fácil distinguir o grande moleiro das outras espécies de moleiros, nem que seja pelo seu tamanho e pelas penas brancas que tem debaixo das asas e peito grande.

Geralmente não há dificuldade em distinguir, ás vezes pode ser difícil distinguir esta espécie do moleiro do sul, uma espécie que também é grande.

moleiro-grande costuma acasalar na Islândia, Noruega, Ilhas Faroé, na Irlanda e na Escócia e nas ilhas desta, o acasalamento ocorre em ilhas rochosas ou com charnecas.

Além disso, os ninhos são feitos de relva, a progenitora coloca dois ovos acastanhados, tal como outros moleiros, o moleiro-grande é uma ave bastante protetora, fazendo voos rasantes para afugentar humanos ou predadores que se aproximem do ninho.

Moleiro-parasítico

mandrião-pomarino  (Stercorarius pomarinus)
mandrião-pomarino  (Stercorarius pomarinus)

Moleiro-parasítico (Stercorarius parasiticus) é uma ave da familia Stercorariidae, conhecido também como moleiro-parasítico ou mandrião-parasítico.

moleiro-parasítico tem variações de cores de penas entre cinza e branco, mas não se sabe se essas cores lhe dão uma vantagem evolutiva, um adulto pode pesar cerca de 330–570 g ter uma envergadura de 110–125 cm e uma altura de 41–46 cm.

Além disso, a plumagem varia de completamente escura a clara com ventre branco e lados amarelados do pescoço e os imaturos variam em aparência e são geralmente tons quentes de marrom com listras nas asas marrom claro.

Ele normalmente tem uma raque de quatro a seis penas externas brancas, mais do que a toupeira de cauda longa, mas menos do que a toupeira ártica, o bico é relativamente longo e fino, todas as espécies de moleiros caçam outras aves para roubar sua comida.

Este tipo de pássaro moleiro rouba a maior parte de sua comida de outras aves marinhas, como papagaios-do-mar, andorinhas-do-mar ou gaivotas.

Além disso, o moleiro atacará no meio do voo e assediará o pássaro alvo para que deixe cair a comida capturada, e o moleiro parasita pode então pegar/roubar o peixe e levá-lo para seu ninho, há situações em que o parasita do moleiro forma bandos com outras aves e persegue a vítima até que ela largue a presa.

Sair da versão mobile