12 Tipos de pássaro mutum mais conhecidos
Conheça os tipos de mutum e como diferenciar essas aves da família Galliformes da família Cracidae que tem várias espécies.
Hoje no blog dos pássaros vamos trazer aos nossos leitores algumas informações sobre alguns tipos de mutum e como diferenciar cada espécie.
Além disso, essas são maravilhosas aves que possuem características únicas em termos de aparência e distribuição geográfica.
Tipos de mutum
Mutum-do-nordeste
O mutum-do-nordeste (Mitu mitu) é uma ave da família Cracidae conhecido também como mutum-de-alagoas, mitu e mutu.
O mutum-do-nordeste é uma ave que possui aproximadamente de 83 a 90 cm de comprimento, pesa entre 2,75 e 3,0 quilogramas e apresenta uma plumagem uniformemente negra com reflexos azulados.
Além disso, as penas da região ventral e da parte inferior da cauda são marrons.
Com relação as penas da cauda são também negras, com o seu ápice branco-sujo ou amarronzado e o bico é bicolor, vermelho na base e tornando-se róseo-esbranquiçado em direção à ponta.
O Mutum é uma espécie de ave terrícola, originária da Mata Atlântica brasileira densa, mais especificamente da região nordeste.
Por dispersar sementes, o mutum-do-nordeste assume um papel fundamental na regeneração das florestas onde vive e age como um guardião ambiental.
Este tipo de mutum pode ser encontrado na Mata Atlântica brasileira densa, mais especificamente da região nordeste.
Mutum-pinima
O mutum-pinima (Crax fasciolata pinima) é uma ave da família Cracidae, conhecido também como mutum-de-penacho e mutum-pinicha (Pará e Maranhão).
O mutum-pinima é uma ave que mede cerca de 83 centímetros de comprimento e pesa 2,7 quilogramas.
Além disso, o macho é preto com a região da barriga branca e a fêmea tem a plumagem preta listrada de branco, cabeça e pescoço preto, peito canela e barriga bege.
Esta espécie se alimenta de de frutos, folhas e brotos de plantas, ele caça também caramujos, gafanhotos, pererecas, lagartixas e outros pequenos animais.
No entanto, quando perto de fazendas não hesita a ciscar perto das galinhas, porém ao primeiro sinal de um ser humano próximo volta para seu habitat.
Mutum-de-penacho
O mutum-de-penacho (Crax fasciolata) é uma ave da família Cracidae, conhecido também como mutum-pinima e mutum-pinicha (Pará e Maranhão).
Este tipo de mutum é uma ave que mede cerca de 83 centímetros de comprimento e pesa 2,7 quilogramas.
Além disso, o macho é preto com a região da barriga branca e a fêmea tem a plumagem preta listrada de branco, cabeça e pescoço preto, peito canela e barriga bege.
O mutum-de-penacho pode ser encontrada ao sul do Rio Amazonas, na região compreendida entre o Rio Tapajós e o Maranhão, do Brasil central até o oeste de São Paulo, Paraná e Minas Gerais.
Encontrado também na Bolívia, Paraguai e Argentina, as populações da Amazônia, pertencentes à subespécie Crax fasciolata pinima, encontram-se ameaçadas de extinção, sobretudo em consequência da caça.
Mutum-cornudo
Mutum-cornudo (Oreophasis derbianus) é uma grande ave galinácea da família Hokko, é classificado no gênero monotípico Oreophasis.
O mutum-cornudo atinge um tamanho de cerca de 85 cm. A parte superior é preta brilhante. As patas são vermelhas, a íris é branca e o bico é amarelo.
O chifre vermelho no topo da cabeça é característico. O peito e a parte superior do abdômen são brancos, e suas longas penas da cauda são pretas com uma faixa branca perto da base.
Ambos os sexos parecem iguais. Os juvenis são mais pálidos com um chifre menor. Sua cauda e asas são marrons.
Mutum-cornudo consomem principalmente frutas e folhas verdes. Durante alguns estudos realizados recentemente em Chiapas, constatou-se que no cardápio desses animais aparecem os frutos de 40 espécies pertencentes
Mutum-de-bico-azul
Mutum-de-bico-azul (Crax alberti) é uma espécie de ave rara e criticamente ameaçada da família Cracidae do gênero dos Crax.
O mutum-de-bico-azul tem 82,5 a 92,5 cm de comprimento e pesa 3,2 a 3,6 kg. É o único mutum com cera azul e acácia , esta última encontrada apenas no macho.
Os machos são em sua maioria pretos com a cloaca e a ponta da cauda brancas. As fêmeas também são em sua maioria pretas, mas a parte inferior da barriga e a cloaca são ruivas.
Eles têm barras brancas finas nas asas e na cauda, e uma rara forma “barrada” também tem barras no peito e na barriga. Ambos os sexos possuem crista erétil, sendo a do macho preta e a da fêmea preta e branca.
Este tipo de mutum habita ocorrências florestais úmidas e não perturbadas nas planícies e contrafortes e nas encostas das montanhas inferiores das zonas tropicais e tropicais superiores.
No passado foi encontrado em altitudes de até 1200 m, hoje é mais provável que seja encontrado abaixo de 600 m.
Mutum-de-bico-amarelo
Mutum-de-bico-amarelo (Crax daubentoni) é uma espécie de ave da família Cracidae que pertence ao gênero Crax.
O mutum-de-bico-amarelo tem 84 a 92,5 cm de comprimento. Os machos geralmente pesam entre 2.925 e 3.200 g, mas um pesava apenas 1.625 g. Uma fêmea pesava 2.325 g.
O macho é o único mutum com cera amarela nodosa e barbela . Os machos e as fêmeas são em sua maioria pretos com a parte inferior da barriga branca, a área da cloaca e as pontas das penas da cauda.
As fêmeas têm uma cerejeira preta e uma barra pálida no peito e na parte inferior da barriga.
Habita principalmente matas de galeria e arbustos altos nos llanos. Também ocorre em vales e ravinas no sopé das colinas próximas.
Em altitude varia entre 500 e 1.500 m na Colômbia e 100 e 800 m na Venezuela.
Mutum-de-fava
Mutum-de-fava (Crax globulosa) é uma especie de ave ameaçado da família Cracidae que pertence ao gênero dos Crax.
O mutum-de-fava frequenta as florestas úmidas e tropicais de várzea , e raramente atinge mais de 300 metros de altitude.
Apesar de alguns testemunhos afirmarem a pertença desta espécie a zonas secas e proclamarem a sua aversão indiscriminada aos sapais , tudo parece indicar o contrário, visto que é fortemente atraída pelas zonas húmidas.
De fato, vive em várzeas (florestas temporariamente inundáveis ), em ilhas cobertas de árvores no meio de cursos d’água ou em áreas próximas a lagos e reservatórios.
Mutum-de-elmo
Mutum-de-elmo (Pauxi pauxi) é uma ave galiforme da família Cracidae difundida na Venezuela e na Colômbia .
Este tipo de mutum é nativo do noroeste da América do Sul. Seu alcance inclui as áreas montanhosas da Venezuela central e costeira , nas províncias de Miranda e Falcón , e continua para o oeste até a fronteira com a Colômbia .
A espécie está confinada às florestas nubladas subtropicais de uma região montanhosa impermeável; encontra-se entre os 500 e os 2200 metros de altitude, embora seja mais frequente entre os 1000 e os 1500 metros. Prefere ravinas úmidas onde há vegetação rasteira densa e evita bordas de floresta.
Seu cardápio consiste principalmente em frutas caídas , cujas sementes são posteriormente regurgitadas. Às vezes, o hocco de capacete também consome folhas tenras e brotos que encontram na vegetação rasteira.
Mutum-de-alagoas
O mutum-de-alagoas (Pauxi mitu) é uma ave da família Cracidae que pode encontrada no norte da Mata Atlântica brasileira.
O mutum-de-alagoas é uma ave que mede cerca de 83 centímetros de comprimento e pesa entre 2,75 a 3,0 quilogramas.
As penas que cobrem seu corpo são pretas brilhantes com uma tonalidade azul-púrpura, também têm um grande bico vermelho brilhante, achatado nas laterais, com uma ponta branca.
A mesma coloração vermelha é encontrada em suas pernas e pés, as pontas das penas da cauda são marrom claro, com penas marrons sob a cauda.
Ele tem uma mancha cinza única em forma de crescente de pele nua cobrindo suas orelhas, uma característica não encontrada em outros mutuns.
A coloração característica distingue M. mitu como uma espécie separada que difere de outras espécies de mutum, o dimorfismo sexual não é pronunciado as fêmeas tendem a ser mais leves e ligeiramente menores.
O mutum-de-alagoas habita na Mata Atlântica densa, onde vivia no chão.
Mutum-poranga
O mutum-poranga (Crax alector) é um pássaro da galiforme da família Cracidae, conhecido também apenas como mutum.
O mutum-poranga é uma ave de médio porte que mede de 85 até 95 cm de comprimento, possui uma plumagem quase que inteiramente preta com um brilho azul metálico em seu pescoço e cabeça.
Além disso, tenho uma crista proeminente de penas eréteis na região de trás da sua cabeça, um bico forte e comprido de cor amarelo.
No que diz respeito ao dimorfismo sexual da ave o macho e a fêmea possuem uma aparência semelhante, porém a fêmea é um pouco menor.
Este tipo de mutum é encontrada habitando em florestas úmidas e densas, tanto em áreas de planície como em regiões montanhosas de países da América central e do norte da América do sul.
Mutum-de-bico-vermelho
O mutum-de-bico-vermelho (Crax blumenbachii) é uma ave Galliformes da família Cracidae, conhecido também como mutum-do-sudeste ou mutum-do-espirito-santo.
O mutum-de-bico-vermelho é uma ave de grande porte que mede aproximadamente 80 cm de comprimento, tem uma plumagem majoritariamente preta, com uma distinta crista ou penacho de coloração branca na parte superior da cabeça.
Além disso, tem um bico grande robusto de cor vermelha brilhante, que dá inspiração para o nome do pássaro.
Esta espécie é encontrada habitando na América do sul, sobretudo no Brasil, presente nos estados de Minas Gerais, Bahia, Mato Grosso e Goiás. São encontradas em florestas tropicais úmidas e matas ciliares próximas de rios e de córregos.
Mutum-do-norte
O mutum-do-norte (Pauxi tomentosa) é uma ave galliformes da família Cracidae, conhecido também como mutum-ciana, mutum-do-cu-vermelho ou mutum-cavalo-menor.
O mutum-do-norte é uma ave de médio porte com aproximadamente um pouco mais de 80 cm de comprimento, possui uma plumagem predominantemente preta com reflexos azulados.
Além disso, seu bico é de cor vermelha item uma mancha amarela na base, possui uma longa cauda com penas alaranjadas na ponta.
No que se trata de dimorfismo sexual, macho e fêmea tem aparência semelhantes, porém o macho tem um tamanho um pouco maior do que a fêmea.
Este tipo de mutum habita em florestas de mata fechada, no decorrer de lagos e rios, é encontrado em florestas de galeria, áreas de vegetação rasteira espessa.