Conheça os tipos de pássaro balança rabo e como diferenciar essas pequenas aves que chamam atenção pelo seu chamado característico.
Hoje no blog dos pássaros vamos trazer aos nosso leitores algumas informações sobre os tipos de pássaro balança rabo e como diferenciar cada espécie.
Muitas dessas aves que levam o nome balança são conhecidas por serem beija-flores, como o balanço-rabo-canela uma ave da família Trochilidae, é um raro beija-flor da Mata Atlântica.
São pequenas aves que possuem um canto muito chamativo e alto, com notas que se espalham por todo o seu habitat.
Tipos de pássaro balança
Balança-rabo-escuro
O balança-rabo-escuro (Threnetes niger) é uma espécie de beija flor da família Trochilidae, encontrado nas florestas úmidas da Amazônia.
O balança-rabo-escuro é uma ave que mede entre 10 e 12 centímetros de comprimento e as partes superiores e cabeça verde-amarronzadas; estreita faixa superciliar e faixa infraocular esbranquiçada; garganta preta com uma faixa transversal ferrugínea; peito cinza-esverdeado, abdome cinzento; bico preto ligeiramente curvo e não serrilhado na maxila, a cauda curta com face inferior das retrizes escura.
Seu ninho tem forma alongada, terminando em um apêndice caudal que dá equilíbrio ao ninho, é formado por raízes e fibras finas, resultando em um tecido reticulado através do qual os ovos são visíveis.
Alguns restos de líquen e plantas estão presos às paredes externas, o ninho costuma ser pendurado em folha de palmeira ou bananeira, onde a fêmea costuma depositar 2 ovos alongados e brancos.
O balança-rabo-escuro se alimenta principalmente de açúcar, conseguido através do néctar das flores, mas come também pequenos artrópodes.
Balança-rabo-de-chapéu-preto
Balança-rabo-de-chapéu-preto (Polioptila plumbea) é uma espécie de ave da família Polioptilidae, conhecido também como chirito, caga-sebo, gatinha, miador, sibite e tíu.
O balança-rabo-de-chapéu-preto mede cerca de 11 centímetros de comprimento e pesa entre 4,8 e 8 gramas, o macho tem o alto da cabeça preto-brilhante, costas cinzas azuladas, asas negras com contornos brancos nas penas de voo, partes inferiores brancas ou cinza bem claro, cauda negra com penas mais externas brancas.
Por outro lado a fêmea como o macho mas o alto da cabeça é cinza e não negro.
Constrói um ninho em forma de taça em ramos entre 2 e 8 m de altura, põe de 2 a 3 ovos brancos manchados de marrom, o casal é muito reprodutivo, machos e fêmeas constroem o ninho, incubam os ovos e alimentam os filhotes.
O balança-rabo-de-chapéu-preto busca insetos diretamente na folhagem e em ramos pequenos, ele frequentemente acompanha bandos mistos de insetívoros.
O balança-rabo-de-chapéu-preto habita em capoeiras, bordas de florestas, clareiras com árvores esparsas, caatingas e manguezais. Na Amazônia, habita também ilhas e as margens ao longo dos rios maiores, ele vive solitário ou aos pares, balançando constantemente a cauda.
Canto do balança-rabo-de-chapéu-preto
Balança-rabo-canela
O balanço-rabo-canela ( Glaucis dohrnii) é uma ave da família Trochilidae, é um raro beija-flor da Mata Atlântica, também chamado de beija-flor-canela.
O balanço-rabo-canela é uma ave que mede 12 cm, a fêmea é um pouco maior que o macho, e as partes superiores bronzíneo-esverdeadas, partes inferiores canela, faixa superciliar e malar brancas, área pós-ocular negra, bico quase reto e com mandíbula esbranquiçada.
Além disso, todas as retrizes bronze-metálico uniforme tendo as laterais a ponta branca.
A época da reprodução do balanço-rabo-canela vai de setembro a fevereiro, o macho e fêmea só se aproximam no período de acasalamento, depois são independentes e brigam para defender seu território.
O ninho é construído pela fêmea, e tem formato alongado, terminando num apêndice caudal que dá equilíbrio ao ninho.
É formado por raízes e fibras finas, resultando em um tecido reticulado através do qual os ovos são visíveis, alguns restos de líquen e plantas estão presos às paredes externas.
A fêmea costuma botar 2 ovos oblongos e brancos com período de incubação de 15 dias e após o nascimento dos filhotes cabe a ela alimentar a prole, os filhotes ficam no ninho por cerca de 27 dias.
Canto do balança-rabo-canela
O canto do balança-rabo-canela é descrito como semelhante ao do balança-rabo-de-bico-torto, um rápido seep-seep-seep, uma série descendente… de notas seee.
Balança-rabo-de-bico-torto
O balança-rabo-de-bico-torto (Glaucis hirsutus) é uma ave da ordem dos Apodiformes da família Trochilidae, é conhecido também como beija-flor-besourão.
O balança-rabo-de-bico-torto mede 13 centímetros de comprimento e pesa 7 gramas, bico de 3 centímetros, esta é uma ave robusta, de bico longo e curvo, com mandíbula amarelo-claro e maxila negra.
Além disso, as partes superiores verde-bronzeadas, a faixa pós ocular escurecida e estreita faixa superciliar branca; partes inferiores ferrugíneas, sendo mais intenso na garganta e peito superior.
Cada uma das penas da cauda são castanhas com larga faixa subterminal negra e ponta branca sendo as centrais verdes e não alongadas.
Por outro lado, a fêmea é mais clara ventralmente e tem o bico mais curvo que o macho, e pousado, ou mesmo a pairar em voo, pode ser visto balançando insistentemente a cauda para frente e para trás, fazendo jus a seu principal nome popular.
Canto do balança-rabo-de-bico-torto
O canto do balança-rabo-de-bico-torto é uma sequência descendente e decrescente, o som emitido é em forma de st-st-st, i-i-ü-ü-ü-ü-ü.
Balança-rabo-de-garganta-preta
Balança-rabo-de-garganta-preta (Threnetes leucurus) é uma ave da família Trochilidae, também conhecido como beija-flor-de-cinta.
O balança-rabo-de-garganta-preta é uma espécie de ave que mede 11 cm, nas partes superiores e cabeça verde-amarronzadas, estreita faixa superciliar e faixa infraocular esbranquiçada, e a garganta preta com uma faixa transversal ferrugínea, sendo mais pálida na fêmea e imaturo.
Além disso, o peito cinza-esverdeado, abdome cinzento; bico ligeiramente curvo e não serrilhado na maxila, mandíbula cinzenta.
Por outro lado, a cauda curta com cores branco-amareladas, sendo que as pontas tem coloração diferente de acordo com a subespécie.
Durante a reprodução do balança-rabo-de-garganta-preta ocorre com a aproximação de um outro exemplar ou voando diante da fêmea, o macho cantando insistentemente expande a cauda movendo-a para adiante e para trás como um pêndulo, expondo a grande área clara das retrizes laterais, exibindo também o desenho da garganta.
Além disso, o ninho tem formato alongado, terminando num apêndice caudal que dá equilíbrio ao ninho, é confeccionado com finas raízes e fibras, resultando um trançado reticulado através do qual se vêem os ovos.
Canto do balança-rabo-de-garganta-preta
Canto do balança-rabo-de-garganta-preta é fino e agudo ele emite um som de zit-zit-zeri, além disso, as suas vocalizações também se caracterizam por um frasear acelerado e agudo de 5 a 10 notas repetido em intervalos de vários segundos.
Balança-rabo-de-máscara
Balança-rabo-de-máscara (Polioptila dumicola) é uma ave passeriforme da família Polioptilidae, conhecido também como cebinho-azulado.
O balança-rabo-de-máscara tem cerca de 12 centímetros de comprimento, e pesa menos de 7 gramas, ele aparenta estar em busca contínua por alimentação.
Além disso, seu lado superior é cinzento e a parte inferior é branca (cinzento-azulado na região sul), o macho tem uma máscara negra no rosto.
Esta espécie faz o ninho delicado, parecendo com o ninho dos beija-flores, ele é dissimulado, por fora, por liquens presos por teias de aranha.
Esta ave vive nos campos abertos, entre árvores espinhentas, ele habita no cerrado e em áreas urbanas, vive abertamente na copa das árvores, exposto ao vento e à forte insolação.
Canto do balança-rabo-de-máscara
O balança-rabo-de-máscara tem uma voz bonita e na primavera está sempre cantando muito suavemente, o som emitido é uma voz grä, zeret-grä.
Além disso, no período reprodutivo o macho possui um canto alto e melodioso com diversos motivos alternados, que podem lembrar os de outras aves, alguns terminando como risadas.
Balança-rabo-do-nordeste
Balança-rabo-do-nordeste (Polioptila plumbea) é uma pequena ave ada família dos Polioptilidae que pertence ao gêneros dos Polioptila.
O balança-rabo-do-nordeste adulto tem 10 a 12 cm de comprimento e pesa 6 a 8 g (0,21–0,28 onças). Seu ” jizz ” é semelhante ao de outros gnatcatchers ; um pequeno pássaro com um bico relativamente longo e fino, uma cauda longa e frequentemente erguida, partes superiores cinza e partes inferiores esbranquiçadas.
As rectrizes centrais são pretas, enquanto as externas são brancas (consequentemente, a cauda aparece principalmente preta de cima, branca de baixo), e há uma mancha branca na asa (causada por ampla borda branca nas terciais ) .
Homens do indicado O grupo tem um gorro preto contrastante que chega logo abaixo do olho, enquanto isso falta nas fêmeas, que em vez disso têm um gorro cinza (mesma cor do dorso).
Algumas fêmeas têm uma mancha pós-ocular preta irregular. Isso é especialmente proeminente nas fêmeas da subespécie atricapilla do nordeste do Brasil .
Os machos do papa-mosquitos de sobrancelha branca ( grupo bilineata ) se assemelham aos machos do grupo nominal, mas o branco de suas partes inferiores se estende claramente acima do olho, resultando em um gorro preto mais restrito, que, no entanto, geralmente está conectado com uma linha preta fina da nuca até a parte de trás do olho.
As fêmeas se assemelham aos machos, mas com o preto do gorro substituído por cinza, exceto por uma mancha preta irregular na região pós-ocular (ausente em algumas fêmeas).
Como o branco em ambos os sexos se estende acima do olho, eles aparecem com “sobrancelhas brancas” (ao contrário do grupo nominal), resultando no nome comum proposto para este grupo se considerado uma espécie separada.
Canto do balança-rabo-do-nordeste
O balança-rabo-do-nordeste tem uma chamada gezzz fina e vibrante e um swee trinado, see see si si si su su song. No entanto, a estrutura exata e o tom da voz variam muito ao longo de seu alcance.
Balança-rabo-guianense
Balança-rabo-guianense (Polioptila guianensis) é uma espécie de ave pertencente á família Polioptilidae, conhecido também como balança-rabo-da-copa.
O balança-rabo-guianense é uma ave que mede cerca de 11 cm de comprimento, o macho é cinza, com um anel branco ao redor do olho e a fêmea tem a face mais clara.
Além disso, a cabeça, as costas e o peito do macho são cinza-azulados, e as penas mais internas de sua cauda são pretas e as duas externas brancas.
Já a sua garganta e barriga são brancas e a fêmea é semelhante, mas de um cinza mais claro e tem um supercílio branco.
A reprodução do balança-rabo-guianense é essencialmente desconhecida.
O balança-rabo-guianense habita as bordas e a copa de florestas úmidas, ele vive solitário ou aos pares, acompanhando regularmente bandos mistos de aves na copa da floresta ou em suas proximidades.
O balança-rabo-guianense pode ser encontrado no noroeste do Brasil, região de Manaus e do baixo Rio Tapajós até o leste do Pará (região de Belém), também nas Guianas e Venezuela.
Canto do balança-rabo-guianense
O canto do balança-rabo-guianense possui notas de canto finas e indistintas são facilmente ignoradas entre as chamadas de outras espécies em bandos, o canto é bastante simples… e as notas agudas repetidas.
Balança-rabo-leitoso
O balança-rabo-leitoso ( Polioptila lactea) é uma ave passeriforme da família Polioptilidae, esta espécie pode ser visto sozinho ou acompanhando bandos mistos.
O balança-rabo-leitoso é uma ave que mede entre 10 e 12 centímetros de comprimento e pesa aproximadamente 7 gramas.
Além disso, as suas partes inferiores são intensamente amareladas, o loro, em torno do olho e faixa superciliar são brancos, o macho possui uma espécie de boné preto.
O ninho do balança-rabo-leitoso é construído em galhos de árvore, tem o formato de uma tigelinha tapeada por fora com líquens e teias de aranha.
O balança-rabo-leitoso habita na copa das árvores, exposta ao vento e à forte insolação.
O balança-rabo-leitoso se distribui no Paraguai, nordeste da Argentina e no Brasil oriental, do Rio de Janeiro ao Rio Grande do Sul.
Canto do balança-rabo-leitoso
O canto do balança-rabo-leitoso é uma repetição simples e bastante rápida de weet-weet-weet-weet, além disso, o canto é emitido estando a ave ereta como se engolisse água, é extremamente fino, seu timbre podendo ser comparado ao assobio de um maçarico.
Balança-rabo-paraense
O balança-rabo-paraense (Polioptila paraensis) é uma ave passeriforme da família Polioptilidae, várias espécies desse gênero possuem uma aproximação muito forte nos aspectos de plumagem e comportamento, são aves agitadas.
O balança-rabo-paraense é uma ave que tem cerca de 11 centímetros de comprimento, e a plumagem é predominantemente cinza, mas é ligeiramente mais escura no dorso e mais pálida no ventre.
A espécie tem um anel ocular fino e quebrado e penas externas da cauda brancas, esta espécie é bastante escassa e muito fácil de passar despercebida devido ao seu pequeno tamanho e à dificuldade de ver o dossel do chão da floresta.
A alimentação do balança-rabo-paraense é pouco conhecida, mas presume-se que seja composta por artrópodes como a de outros da família Polioptila.
A ave habita as bordas e dossel da floresta primária úmida, principalmente abaixo de 500 m de altitude.
O balança-rabo-paraense é encontrado apenas no Brasil, em uma ampla faixa ao sul do rio Amazonas, desde sua foz a sudoeste quase até o norte da Bolívia.
Canto do balança-rabo-paraense
O canto do balança-rabo-paraense é notas agudas repetidas, entregues uniformemente, o canto típica é uma série rápida de seis a dez notas sip agudas, essas rajadas geralmente são repetidas várias vezes com uma pequena pausa entre elas.