30 Tipos de pássaro maçarico mais conhecidos na natureza
Conheça os tipos de pássaro maçarico e como diferencias estas aves da família Scolopacidae, que possuem característicos bicos longos.
Hoje no blog dos pássaros vamos trazer aos nossos leitores algumas informações sobre alguns tipos de maçarico e como diferenciar cada espécie.
Além disso, as aves desta espécie são consideradas de médio porte, fora seus bicos chamativos possuem pernas longas. Tendem a ser encontrados habitando em regiões costeiras.
São aves migratórias, que voam longas distancias de um ponto ao outro mudando de habitat.
Tipos de pássaro maçarico
Maçarico-rasteirinho
Maçarico-rasteirinho (Calidris pusilla) é uma ave que pertence a família Scolopacidae, conhecido como maçarico-rasteiro e pilrito-semipalmado.
Esta é uma ave que infelizmente está considerada em ameaça de extinção pela lista nacional de espécies ameaçadas de extinção, do Ministério do Meio Ambiente.
É um tipo de maçarico que se distribui pelo Novo Mundo, sendo muito parecido com o pilrito-pequeno, distinguindo-se desta espécie pelas pequenas palmações entre os dedos das patas o bico e as patas são pretas.
O maçarico-rasteirinho mede entre 13 e 15 centímetros de comprimento e pesa entre 20 e 41 gramas, e sua envergadura mede entre 34 e 37 centímetros de comprimento.
Além disso, eles tem os pés e bico pretos, o corpo é cinza-amarronzado escuro na sua porção superior e branco na porção inferior.
Maçarico-marmóreo
O maçarico-marmóreo (Limosa fedoa) é uma espécie de ave da família Scolopacidae, é a maior espécie de seu gênero.
O maçarico-marmóreo mede cerca de 40 a 50 cm de comprimento, contando com um bico grande de 8 a 13 cm e uma envergadura de 70 a 88 cm.
Os adultos da espécie têm longas pernas cinza-azuladas e um bico rosa muito grande com uma leve curva para cima e preto na ponta.
Com relação ao pescoço, peito e barriga são de coloração marrom-pálida com barras escuras no peito e nos flancos, as costas são pontilhadas e escuras, e também mostram bordas da asa canela quando em voo.
O maçarico-marmóreo é uma ave migratória, e seu habitat são as pradarias do norte do oeste do Canadá, e nos Estados Unidos ocorre perto de pântanos ou lagoas.
No outono, esta ave migra em bandos para a costa da Califórnia, o Golfo do México, México e América do Sul.
Maçarico-do-alasca
O maçarico-do-alasca (Calidris mauri) é uma espécie de ave da família Scolopacidae, conhecido em Portugal como pilrito-ocidental.
Este tipo de maçarico é uma ave que pequeno porte com 14–17 cm de comprimento, a ave possui pernas pretas, às vezes tingida de esverdeado ou acastanhado, com pequenas membranas entre os dedos, particularmente entre o dedo médio e o externo.
Bico deste maçarico é preto, ligeiramente curvado com ponta bastante fina, medindo cerca de 2,5–3 vezes a distância loral, a íris varia entre o marrom e o marrom escuro.
A plumagem reprodutiva dos machos ligeiramente mais avermelhada na cabeça, costas e escapulares, ja as fêmeas são maiores e mais pesadas. E os do juvenil distinta, apresentando quantidades variáveis de castanho.
Habita em áreas úmidas, tanto no interior como no litoral.
Maçarico-de-perna-vermelha
O maçarico-de-perna-vermelha (Tringa totanus) é uma espécie de ave da família Scolopacidae, conhecido como cacongo ou perna-vermelha-comum.
O maçarico-de-perna-vermelha tem tamanho de 26 cm, que como o nome indica tem as patas vermelhas e o bico vermelho, com a ponta escura.
Além disso, a a sua plumagem varia do Inverno para a Primavera, passando dos tons acinzentados lisos no dorso, e peito e abdómen claros, para um padrão barrado na cabeça, peito e dorso.
Esta é um ave bastante vocal quando assustada, tal como as restantes límicolas, é facilmente reconhecível em voo pelas orlas brancas na parte posterior das asas.
Habita e migra entre regiões da Europa, África e Ásia, em Portugal, por exemplo, é comum em suas zonas úmidas do litoral, especialmente durante os períodos de invernada e de passagem migratória, entre Agosto e Abril.
Maçarico-de-perna-amarela
Maçarico-de-perna-amarela (Tringa flavipes) é uma espécie de ave que pertence a família Scolopacidae, ele é parecido com a perna-vermelha-comum, distinguindo-se desta espécie pelas patas amarelas e pela ausência de barra alar branca.
Este tipo de maçarico tem cerca de 25 centímetros e o bico tem apenas 35 milímetros, a parte superior da sua plumagem é cinzenta e pintalgada de branco, já o seu peito é claro com riscos cinzentos e o ventre é branco.
Além disso, as suas pernas são altas e amarelas e a cauda é branca.
Este espécie habita em áreas úmidas, tanto no interior como no litoral.
Maçarico-tereque
O maçarico-tereque (Xenus cinereus) é uma espécie de ave da família Scolopacidae, e da ordem Charadriiformes, conhecido também como maçarico-sovela.
O maçarico-tereque possui ventre branco e peito bege, com a coroa clara, bico curvo cumprido e escuro com base laranja-claro.
A espécie tem uma linha branca (sobrancelha) e linha preta que passa pelo olho escuro, e os pés e tarsos laranja-cinzento e asas castanhas.
O maçarico-tereque é encontrado no norte da Rússia, a oeste até a fronteira com a Escandinávia e leste do rio Kolyma, e migra para o sul no inverno, do sul da África até o norte da Austrália, e no Brasil, foi registrado no município de Paraty, Rio de Janeiro.
Maçarico-de-papo-vermelho
O maçarico-de-papo-vermelho (Calidris canutus) é uma ave que pertence a família Scolopacidae, também conhecido como seixoeira e maçarico-de-peito-vermelho.
Este tipo de maçarico é uma ave que mede cerca de 24 cm de comprimento, e se caracteriza pelo bico fino e pelas patas esverdeadas.
Com relação a plumagem de inverno é essencialmente acinzentada, mas na primavera os adultos adquirem um tom laranja.
O maçarico-de-papo-vermelho habita em ambientes aquáticos.
Maçarico-de-colete
O maçarico-de-colete (Calidris melanotos) é uma ave que pertence a família Scolopacidae, conhecido como pilrito-peitoral, pilrito-de-colete.
O maçarico-de-colete mede cerca de 19 a 24 centímetros, e o macho pesa 85 gramas e a fêmea, 60 gramas.
Além disso, esta espécie tem pés e pernas amarelados, pescoço e peito com estriado escuro e nitidamente separados da parte branca do lado ventral.
O maçarico-de-colete habita em praias, banhados, lagoas e margens de rios.
Esta espécie de maçarico é encontrada do Novo Mundo à Sibéria, no Brasil como viajante , pode ser encontrado tanto no interior como no litoral, até o Rio Grande do Sul.
Maçarico-de-bico-virado
Maçarico-de-bico-virado (Limosa haemastica) é uma ave que pertence a família Scolopacidae, é uma espécie visitante setentrional de águas interiores e da orla marítima.
O maçarico-de-bico-virado é uma ave que mede entre 35 e 40 centímetros de comprimento, os adultos apresentam a plumagem de coloração marrom acastanhada.
Além disso, o peito e flancos são fortemente rajados, o ventre é liso e ligeiramente acastanhado, os lados da cabeça e pescoço são de coloração cinza pálido com rajado escuro.
Habita em campos alagados, praias, lamas, e lagos raso e no Brasil, ocupa águas interiores e a orla. marítima.
A alimentação deste tipo de maçarico é composta principalmente de crustáceos, vermes e moluscos, que busca sondando o fundo arenoso ou lamacento das lagoas e praias.
Maçarico-de-bico-torto
O maçarico-de-bico-torto (Numenius hudsonicus) é uma ave limícola que pertencente a família Scolopacidae, também conhecido como maçaricão e pirão-gordo (CE).
O maçarico-de-bico-torto mede cerca de de 37 a 47 cm de comprimento, e pesa de 270 a 493 g, co relação a sua coloração é marrom acinzentado, com dorso branco e um bico longo e curvo (mais longo na fêmea adulta) com uma dobra ao invés de uma curva suave.
Além disso, as únicas espécies comuns semelhantes na maior parte da área de distribuição desta ave são os maçaricos maiores.
Embora essa espécie é menor, tem um bico mais curto e curvo, uma faixa na coroa central e supercílios fortes.
Esta é uma ave migratória visitante do hemisfério norte, visto com maior frequência na área litorânea, vasculhando alimento na linha da maré, a espécie se associa muitas vezes a outras aves limícolas grandes.
Esta espécie pode ser encontrada no sul da América do Norte e da América do Sul.
Maçarico-de-costas-brancas
O maçarico-de-costas-brancas (Limnodromus griseus) é uma espécie de ave que pertence a família Scolopacidae, que se distribui desde a América do Norte, passando pela América Central e pelo Caribe, até o norte da América do Sul.
O maçarico-de-costas-brancas possui a cor marrom escuro na parte superior e avermelhado na parte inferior, e a cauda tem um padrão de barras pretas e brancas, as pernas são amareladas.
Além disso, a barriga avermelhada e os flancos barrados da plumagem reprodutiva do maçarico-escolopáceo-americano, a plumagem de inverno é majoritariamente cinza.
Este tipo de maçarico pode medir de 23 a 32 cm de comprimento, de 46 a 56 cm de envergadura e pesar de 73 a 155 g.
Esta espécie habita em pântanos, marismas, lodaçais ou clareiras florestais no norte da América do Norte.
O maçarico-de-costas-brancas é encontrado na América do Norte, América Central, Caribe, e norte da América do Sul.
Maçarico-de-bico-fino
O maçarico-de-bico-fino (Calidris bairdii) é uma espécie de ave que pertence a família Scolopacidae, conhecido também como pilrito-de-bico-fino.
O maçarico-de-bico-fino é uma ave que mede entre 14 e 17 centímetros de comprimento e pesa entre 32 e 63 gramas, sua envergadura varia entre 36 e 40 centímetros.
As aves adultas têm pés pretos e um fino bico curto, e são marrons escuros na parte superior e brancos por baixo, principalmente com uma mancha preta na garupa.
Com relação a cabeça e o peito são castanho-claros com listras escuras, na plumagem de inverno, esta espécie é mais pálida com um cinza acastanhado na parte superior.
O maçarico-de-bico-fino é uma ave migrante de grandes distâncias, apresentando área de invernada na América do Sul.
Maçarico-branco
O maçarico-branco (Calidris alba) é uma ave charadriiforme que pertence a família Scolopacidae, conhecido também como pilrito-das-praias
Este tipo de maçarico mede entre 18 e 20 centímetros de comprimento, e o seu peso varia de 40 a 100 gramas, no inverno é muito pálido, quase branco para além de uma mancha escura no ombro.
Além disso, a ave juvenil apresenta uma plumagem preta e branca e mostra muito mais contraste do que o adulto, é a única espécie do gênero Calidris que não possui o dedo traseiro (hálux).
A plumagem não-reprodutiva é essencialmente cinzento e branco, adquirindo tons vermelho-ferrugem na cabeça e no peito durante a estação reprodutiva, os juvenis são fortemente malhados no dorso de preto e branco.
Habita no litoral de areia das praias, mas também ocorre nas correntes de areia, lama e nas margens de lagos e rios, mais raramente ocorre em costas rochosas.
O maçarico-branco é uma ave que migra grandes distâncias, viajando entre 4.800 a 16.000 km de um terreno fértil para os seus sítios de invernada, a espécie é encontrada América do Sul.
Maçarico-galego
O maçarico-galego (Numenius phaeopus) é uma ave Charadriiforme que pertence a família Scolopacidae, também conhecido como maçaricão.
O maçarico-galego é uma ave de tamanho médio, que mede entre 40 e 46 centímetros de comprimento com uma envergadura entre 76 e 89 centímetros.
O macho pesa entre 268 e 550 gramas e a fêmea pesa entre 315 e 600 gramas, o seu longo bico descreve uma suave curva a partir da base.
Além disso, a espécie se assemelha muito ao maçarico-de-bico-torto, porém apresenta uma diferença na região do uropígio, que no maçarico-galego é de coloração branca, enquanto que no maçarico-de-bico-torto é da mesma coloração do dorso.
Esta é uma espécie de ave migratória visitante do hemisfério norte, mas de ocorrência ocasional no Brasil. Costuma passar seu período de invernada na África, no sul da Ásia e Oceania.
Além disso, no Brasil, prefere áreas de sapais e zonas entre marés, podendo ocorrer por vezes em praias.
Maçarico-acanelado
O maçarico-acanelado (Tryngites subruficollis) é uma ave que pertence a família Scolopacidae. é uma espécie parecido com o combatente, sendo contudo um pouco mais pequeno e sem branco nas asas ou no uropígio.
Este tipo de maçarico é uma espécie de ave que mede entre 18 e 20 centímetros de comprimento e o macho da espécie pesa entre 53 e 117 gramas e a fêmea entre 46 e 81 gramas.
A sua envergadura mede entre 43 e 47 centímetros, e o seu bico preto e curto, com pernas amarelas, os adulto com coroa e partes superiores escamadas de marrom-escuro e pardo, e face e partes inferiores pardas, crisso mais claro; um anel ocular claro destaca o olho escuro na face “lisa”.
Além disso, o Jovem com escamado marrom e branco por cima, mais acentuado que no adulto, e em voo, as penas de voo escuras fazem algum contraste com as coberteiras marrons, branco contrastante por baixo da asa.
O maçarico-acanelado é migrante boreal raro, em áreas de capim baixo, aparece também em areais ao longo de rios, sobretudo durante a migração para o sul.
A ave ocorre longe da água, ocasionalmente em pequenos bandos; caminha em silêncio, movendo a cabeça, com aspecto simpático.
Maçarico-de-coxas-arrepiadas
O maçarico-de-coxas-arrepiadas (Numenius tahitiensis) é uma ave que pertence a família Scolopacidae, conhecido também como maçarico-real, kivi ou kivikivi (Mangareva).
O maçarico-de-coxas-arrepiadas tem um bico longo e curvo e penas eriçadas na base das pernas, seu comprimento é de cerca de 40–44 cm e envergadura de cerca de 84 cm, porém as fêmeas são maiores que os machos.
Além disso, o tamanho e a forma são os mesmos do maçarico, e a plumagem é semelhante, manchada de marrom na parte superior do corpo, com barriga clara e cauda cor de ferrugem ou amarelada.
Com manchas amareladas maiores na parte superior do corpo, a barriga clara não marcada e os flancos pouco marcados, a cor da cauda e a garupa laranja-clara o distinguem do maçarico.
O maçarico-de-coxas-arrepiadas é encontrada na Oceania tropical, e inclui Micronésia, Fiji, Tuvalu, Tonga, Ilhas Havaianas, Samoa, Polinésia Francesa e Tongareva ( Atol de Penrhyn ).
Maçarico-de-asa-branca
Maçarico-de-asa-branca (Tringa semipalmata) esta espécie de ave da família Scolopacidae, anteriormente pertencente ao gênero monotípico Catoptrophorus como Catoptrophorus semipalmatus.
O maçarico-de-asa-branca é uma ave que mede entre 33 e 41 centímetros de comprimento e pesa entre 173 e 375 gramas, a sua envergadura mede entre 56 e 66 centímetros de comprimento.
Além disso, a ave tem o bico reto e as pernas cinzentas, e em voo, destacam-se as grandes áreas negras.
Espécie migratória que possui uma plumagem que varia de acordo com seu período reprodutivo.
Esta é uma e espécie limícola de estrutura similar à do maçarico-de-perna-vermelha, tem tamanho maior que o maçarico-grande-de-perna-amarela e se assemelha às espécies do gênero Limosa quando em voo.
Este tipo de maçarico habita em pântanos de água doce, lamaçais, depressões e outras zonas úmidas continentais, no inverno setentrional, ambas as subespécies são costeiras, sendo encontradas em costas rochosas e arenosas, bem como em lamaçais e pântanos costeiros.
Maçarico-esquimó
O maçarico-esquimó (Numenius borealis) é uma ave migratória da família Scolopacidae, conhecido como maçarico-do-norte.
O maçarico-esquimó é uma ave de grande porte que tem o bico longo e curvo, a sua plumagem é cinza-escura, com manchas pretas nas asas e dorso e marrom por todo o corpo.
Além disso, em voo é possível observar o tom canela embaixo da asa, ele é muito parecido com o maçarico-galego, que ocorre em localidades como Cubatão e Itanhaém.
Esta espécie de maçarico habita em ambientes alagados, banhados e brejos.
O maçarico-esquimó pode ser encontrada entre o Canadá (e possivelmente o Alasca) e a Argentina, passando pelo Brasil no Amazonas, Mato Grosso e São Paulo.
Maçarico-bastardo
O maçarico-bastardo (Tringa glareola) é uma ave da família Scolopacidae também conhecido como maçarico-de-bico-curto (no Brasil).
O maçarico-bastardo é tamanho médio para grande, com pernas amarelo-vivas, barriga branca, plumagem cinza com pintas brancas na parte de cima e no peito, classificado como idêntico ao maçarico-de-perna-amarela.
Além disso, as proporções são fundamentais para separar as duas espécies, maçarico-grande-de-perna-amarela possui o bico maior do que a cabeça e levemente inclinado para cima, corpo maior no geral, pescoço mais longo, cabeça quadrada e um peito maior.
Este tipo de maçarico caminha ativamente, com longos passos, abaixando para capturar os invertebrados nos lamaçais e em águas rasas.
O maçarico é uma das aves mais abundantes e difundidas do planeta. É encontrado em uma variedade de habitats, geralmente perto de corpos d’água.
Maçarico-real
O maçarico-real (Numenius arquata) é uma ave da família Threskiornithidae, também conhecida como curicaca-real e curicaca-cinza.
O maçarico-real é uma ave que mede entre 71 e 76 centímetros de comprimento, e o adulto tem a plumagem com coloração predominantemente cinza chumbo.
As penas de voo e cauda são cinza escuro, quase preto, o peito e o ventre são cinzentos, mas ligeiramente mais pálidos que o manto e as asas.
O manto e as asas são cinza com manchas cinza claro e castanho, a cabeça cinzenta tem uma mancha branca na frente da testa e uma crista espessa de penas cinzentas alongadas nas costas, atingindo a nuca e geralmente pressionadas.
Os lores e o queixo são cinza, o bico é preto, longo e curvado para baixo, e os olhos são vermelho-alaranjado.
Pernas e pés longos são rosa, e ambos os sexos são semelhantes.
O maçarico-real habitat na vegetação aquática como brejos e na margem de lagoas e baías.
Maçarico-pintado
O maçarico-pintado (Actitis macularius) é uma ave da família Scolopacidae, conhecido como maçarico-maculado, batuirinha, maçariquinho, maçariquinho-pintado, rapazinho (Rio Grande do Sul) e agachadeira (CE).
O maçarico-pintado é uma ave de tamanho médio, com 10 a 18 cm de comprimento e 37 a 40 cm de envergadura.
A fêmea é 20 a 25 g maior que o macho e pesa 43 a 50 g em comparação com 34 a 41 g para o macho.
O maçarico é marrom a cinza-oliva na coroa, nuca, costas e asas, e branco no rosto, pescoço, peito e abdômen.
Seu nome comum deriva das manchas pretas em seu peito e abdômen brancos, particularmente na plumagem de reprodução.
Esta tipo de maçarico habita praticamente qualquer local com água, tanto na costa como nas águas interiores, tais como manguezais e margens de rios e lagos.
Maçarico-pernilongo
O maçarico-pernilongo (Calidris himantopus) é uma ave charadriiforme da família Scolopacidae, conhecido como maçarico-pernas-longas-peludas.
O maçarico-pernilongo mede entre 20 e 23 cm de comprimento, pesa entre 50 e 70 g e tem uma envergadura de asas de até 41 cm, essa espécie assemelha-se ao maçarico-de-bico-curvo com seu bico curvado, pescoço longo e supercílio e uropígio brancos.
Além disso, possui pescoço longo, pálido e supercílio branco, é fácil distinguir esta espécie por suas pernas mais longas e pálidas, que dão origem ao seu nome comum e científico.
É uma ave migratória de longa distância, procria no norte do Canadá e no Alasca, migra para o hemisfério sul durante o inverno boreal, ocorre tanto no litoral quanto no interior, chegando ao Uruguai e à Argentina.
Maçarico-das-rochas
O maçarico-das-rochas (Actitis hypoleucos) é uma ave pertencente à ordem Charadriiformes e à família Scolopacidae, esta é uma espécie que ocorre em Portugal, nomeadamente no Parque Natural da Serra da Estrela.
O maçarico-das-rochas é uma pequena limícola castanha e branca, a cabeça, o peito, o dorso e as asas são castanhas.
Além disso, o ventre é branco, sem riscas, sendo a linha divisória bastante bem marcada, as patas são cinzentas ou esverdeadas.
A característica identificativa que mais facilmente permite separar esta espécie de outras limícolas é a pequena língua branca que a plumagem forma de ambos os lados do pescoço.
Este tipo de maçarico pode ser encontrado na Europa (sobretudo no sul), concentrando-se maioritariamente em África e no sul da Ásia.
Maçarico-sovela
O maçarico-sovela (Xenus cinereus) é uma ave da família Scolopacidae, também conhecido como maçarico-tereque no Brasil.
O maçarico-sovela é uma ave pernalta pequenina única com pernas atarracadas de cor laranja brilhante e um bico visivelmente arrebitado.
Além disso, a sua plumagem é cinza em geral com barriga branca, mas em vôo mostra a borda de fuga branca conspícua para as asas.
Esta espécie é nativa do norte do continente russo/asiático e migra para o sul para chegar à África e ao norte da Austrália.
Maçarico-solitário
O maçarico-solitário (Tringa solitaria) é uma ave charadriiforme da família Scolopacidae, ele é bastante parecido com o maçarico-bique-bique, distinguindo-se sobretudo pelo uropígio escuro.
O maçarico solitário é uma ave de tamanho médio, medindo cerca de 19 centímetros de comprimento, com envergadura entre 38 e 41 centímetros e pesando entre 31 e 65 gramas, sendo as fêmeas maiores.
Além disso, esta ave tem um bico longo, fino e pontiagudo, pernas longas e esverdeadas, um pescoço fino e de tamanho médio, suas costas, asas e cabeça são cinza-esverdeadas e as asas são marcadas com manchas brancas.
Tem uma cauda listrada com uma linha central escura cruzada por barras em forma de espinha de peixe, uma cabeça pequena com um anel periocular branco em torno de grandes olhos escuros.
Este tipo de maçarico é ave migratória visitante do hemisfério norte, ela habita locais à beira d’água doce, margens lamacentas de rios e lagos, poças de chuva maiores, especialmente quando localizadas em campos com árvores.
Maçarico-do-campo
Maçarico-do-campo (Bartramia longicauda) é uma ave Charadriiforme da família Scolopacidae, conhecido como maçarico.
O maçarico-do-campo mede 29 cm de comprimento, essa atraente espécie campestre difere de outras aves limícolas pela cauda longa.
Além disso, quando comparado à outras espécies de maçarico, apresenta cabeça pequena, cauda longa e bico e pescoço finos.
Com relação ao sua plumagem pardo-amarela, tendo o lado inferior das asas com faixas transversais pretas e penas amarelas.
Estas aves são migratórias do hemisfério norte, o maçarico comum viaja da tundra ártica até os pampas da Argentina.
Maçarico-anão
Maçarico-anão (Numenius minutus) é uma ave da família de Scolopacidae conhecida também como pequeno maçarico.
Este tipo de maçarico é uma espécie de pequeno porte, medindo cerca de 19 cm de comprimento, a sua plumagem possui uma coloração que vai do marrom ao cinza verde-oliva presente em sua coroa, nuca, costas e asas.
Rosto, pescoço, peito e barriga são brancos. Apesar disso, possui manchas pretas no peito e no abdômen – o que deu origem ao seu nome comum.
Caracteriza-se por sua marcha, agachamento da parte de trás do corpo e batidas de asas de curta amplitude.
O maçarico-anão habita nas margens de rios, açudes e lagos.
Maçarico-de-bico-direito
O maçarico-de-bico-direito (Limosa limosa) é uma ave migradora pertencente a família Scolopacidae.
O maçarico-de-bico-direito possui a coloração que varia entre uma plumagem de Inverno com as costas cinzentas e a barriga branca e uma plumagem nupcial rica em tons alaranjados, ocres e vermelhos e barras pretas ao longo da parte anterior do pescoço e barriga.
Além disso, os machos são mais pequenos que as fêmeas, tendo também geralmente uma coloração mais intensa que estas.
O habitat do maçarico-de-bico-direito é em Zonas húmidas no litoral, como estuários e lagoas.
Maçarico de sobre branco
Maçarico de sobre branco (Calidris fuscicollis) é uma ave da família Scolopacidae e da Ordem Charadriiformes conhecido também como maçariquinho ou batuirinha.
O maçarico de sobre branco possui o tamanho médio de 15 a 18cm os adultos têm pés pretos e um bico com uma ponta fina e escura.
O corpo é marrom escuro na parte superior e predominantemente branco na parte inferior, com listras marrons no peito e garupa branca.
Eles têm uma faixa branca em seus olhos. Esta ave tem asas longas durante o voo. No inverno, a plumagem é cinza claro acima.
Este tipo de maçaricos são aves migrantes de longa distância, de invernada no norte da América do Sul.
Maçarico-grande-de-perna-amarela
O maçarico-grande-de-perna-amarela (Tringa melanoleuca) é uma ave da família Scolopacidae também conhecido por maçarico-tititiu.
O maçarico-grande-de-perna-amarela é uma ave de médio têm pernas longas e amarelas e um bico fino, longo e escuro ligeiramente recurvado para cima e cujo comprimento é maior que a cabeça.
A barriga branca, e a plumagem cinza com pintas brancas na parte de cima e no peito, classificado como idêntico ao maçarico-de-perna-amarela.
Caminha ativamente com passadas longas e curvas para pegar invertebrados em planícies de lama e águas rasas.
O maçarico-grande-de-perna-amarela pode ser encontrada no Norte, no Canadá, Brasil e Salina.