7 Tipos de pássaro íbis: características, habitat, informações e muito mais
Descubra quais são os tipos de pássaros íbis mais conhecida e saiba também como diferenciar cada espécie. Além disso, a os íbis são um grupo de aves pelecaniformes da família Threskiornithidae.
Estas aves habitam pântanos, florestas e planícies, sendo geralmente encontradas nas margens de lagos ou rios de regiões quentes.
Além disso, as aves pertencentes a esta subfamília também são conhecidas como curicacas, tresquiórnis e entre outros nomes, sendo que as espécies brasileiras têm nomes locais muito variados.
Hoje no blog dos pássaros vamos trazer aos nosso leitores algumas tipos de pássaros íbis e como diferenciar cada espécie.
Características gerais dos íbis
As aves íbis são pernaltas com pescoços longos e bicos longos e curvados para baixo, eles são, em sua maioria, animais sociáveis que vivem e se alimentam em grupos.
Eles vivem em áreas costeiras ou perto da água e se alimentam na lama, geralmente crustáceos e moluscos.
Alguns íbis fizeram a transição para uma existência predominantemente terrestre longe da água, nidificando em penhascos em vez de em árvores e arbustos em ilhas protegidas.
O grupo é difundido nas regiões quentes de todos os continentes, eles são monogâmicos e muito territoriais quando nidificam e se alimentam, todas as espécies existentes são capazes de voar.
Tipos de pássaro íbis
Íbis-sagrado
O Íbis-sagrado (Threskiornis aethiopicus) é uma ave muito curiosao, que era criado no Antigo Egito e está presente em muitos países da Europa, onde não deveria estar.
Este tipo de pássaro íbis é uma das espécies mais conhecidas, com bico curvo que aparecem em numerosos desenhos do Antigo Egito. Além disso, o ibis-sagrado é nativo da África e do Oriente Médio.
Íbis-sagrado-de-madagascar
O íbis-sagrado-de-madagascar (Threskiornis bernieri) é uma espécie de ave de grande porte que pode ser encontrada na ilha de Madagáscar e nas ilhas Seychelles e seus habitats naturais são florestas de mangal tropicais ou subtropicais, águas estuarinas, zonas intertidais e lagoas costeiras de água salgada.
No entanto, este tipo de pássaro íbis esta ameaçada pela perda de habitat.
O íbis-sagrado-de-madagascar adulto possui em média 70–85 cm de altura, e uma envergadura de 112–124 cm.
Com relação a plumagem é predominantemente branca, frequentemente com coloração amarelo-acastanhada.
Há também penas ornamentais pretas no dorso com coloração azul ou verde formadas pelas escápulas inferiores e terciárias, que se tornam mais proeminentes na época reprodutiva. Bico, cabeça, pescoço e pernas são pretos.
Íbis-pescoço-de-palha
O íbis-pescoço-de-palha (Threskiornis bernieri) é uma ave grande, com cerca de 59–76 cm de comprimento, uma envergadura de aproximadamente 100–120 cm, e um peso que varia de 1,1 a 1,5 kg.
O íbis-pescoço-de-palha se alimentam principalmente de invertebrados aquáticos e terrestres, embora suas dietas possam variar.
Em águas rasas, esta espécie se alimenta de insetos aquáticos, moluscos, rãs , lagostins de água doce e peixes.
Por outro lado, em terra eles se alimentam de gafanhotos, grilos e outros insetos e também comem pequenos lagartos e outros pequenos répteis, sapos, serpentes e roedores; dejetos humanos também podem compor parte de suas dietas.
Íbis-branco-australiano
O íbis-branco-australiano (Threskiornis molucca) é uma espécie que pode ser encontrado por toda a Austrália, e de certa forma são primos do Urubu brasileiro, historicamente raro em áreas urbanas, o íbis-branco-australiano tem emigrado para áreas urbanas da costa leste da Austrália desde a década de 1970.
Porém agora ele é comumente visto em Wollongong, Sydney, Gold Coast, Brisbane e Townsville.
Este tipo de pássaro íbis adulto tem a cabeça preta nua, enquanto o juvenil tem a cabeça emplumada.
A ave tem plumagem predominantemente branca, com uma cabeça preta pelada, bico longo e curvado para baixo, e pernas pretas.
Íbis verde-oliva
O Íbis verde-oliva (Bostrychia olivacea) foi incluído em vários gêneros, como Geronticus, Comatibis e Harpiprion, antes de finalmente ser classificado entre os Bostrychia.
Este tipo de pássaro íbis relativamente pequeno mede 65–75 cm de comprimento, dependendo da subespécie.
O ibis verde-oliva relativamente pequeno mede 65–75 cm de comprimento, dependendo da subespécie.
Íbis-eremita
O íbis-eremita (Geronticus eremita) é uma espécie de ave conhecido como íbis careca do norte e waldrapp.
Além disso, a distribuição original para a espécie se estendia do sul da Europa e do norte da África ao Oriente Médio.
O íbis-eremita é encontrado em duas populações disjuntas, desde o início do século XX, uma na região ocidental, no Marrocos, nomeadamente no Parque Nacional de Souss-Massa, e outra na parte oriental, na Turquia e Síria.
Além disso, ele é uma ave que apresenta cabeça sem penas com pele nua rosada, bico e patas de cor carmim.
Íbis-do-japão
O íbis-do-japão (Nipponia nippon) é um tipo de pássaro íbis aquática ameaçada, e rara de tamanho médio que antigamente se reproduzia na Rússia, no Japão e na China mas teve sua população severamente reduzida.
Hoje está confinado à província de Shaanxi, no centro da China, onde apenas 250 indivíduos sobrevivem, mas a população está aumentando lentamente graças aos esforços de conservação.
O íbis-do-japão se alimenta de pequenos moluscos e crustáceos nas plantações de arroz, o motivo do declínio populacional está relacionado à substituição do trigo por plantações de arroz.
Habitat dos pássaros íbis
Os íbis são aves que habitam margens de áreas úmidas, pântanos e lagos.