3 Tipos de Uru mais conhecidos
Conheça os tipos de Uru e como diferenciar as características destas pequenas aves da ordem dos galliformes da família Odontophoridae.
Hoje no blog dos pássaros vamos trazer aos nosso leitores alguns tipos de uru mais conhecidos no Brasil.
Tipos de Uru
Uru
Uru-corcovado (Odontophorus gujanensis) é uma ave da ordem Galliformes, da família Odontophoridae, também é conhecido como corcovado e uru-í.
O uru-corcovado mede de 24 a 29 cm de comprimento e pesa entre 260 e 300 gramas, possui a coloração avermelhado uniforme por baixo.
Com relação ao resto da região superior é marrom, com cor enegrecida de linhas e pontos esbranquiçados sobre as costas e coberteiras alares.
Além disso, a sua plumagem é marrom avermelhado com tons ocre e um pequena camurça áspera e preto pouco definido, sem padrões marcantes.
Já a pele facial nua laranja, indivíduo jovem/imaturo e o bico vermelho laranja.
Faz o ninho no chão ou em buracos rasos feitos de folhas e galhos com entrada lateral, a fêmea põe quatro ou cinco ovos brancos medindo 27,6 x 39,1 mm.
A incubação dura entre 24 e 28 dias e os filhotes saem do ninho cerca de 20 horas após a eclosão.
Este tipo de uru habita o chão de florestas úmidas densas, ocasionalmente nas bordas; em capoeiras maduras.
Canto do uru-corcovado
O canto do uru-corcovado é mais lenta e mais baixa ele emite o som de gú-guru, gú-guru… ki, ko, ko…, contraponto da fêmea.
Uru-do-campo
O uru-do-campo (Colinus cristatus) é uma ave Galliforme da família Odontophoridae, conhecido como uru.
O uru-do-campo menor representante da família Odontophoridae, mede entre 18 e 24 centímetros e pesa entre 132 e 153 gramas.
Como o nome científico sugere, esta espécie tem uma crista distinta, são aves que, além da cauda curta, possuem um corpo pequeno, curto e compacto, possuem hábitos terrestres.
De acordo com as variações geográficas e subespécies, apresenta variação significativa na coloração da face e do peito e no comprimento da crista, isso é especialmente verdadeiro para os machos.
Em termos de características compartilhadas, essas aves geralmente têm uma bela coloração marrom manchada de cinza e branco, a íris é marrom-escura, o bico curto e forte é preto e os tarsos e pés são amarelo-acinzentados.
As fêmeas têm cores menos ricas que os machos da espécie, com cabeça, pescoço e peito mais marcados, nitidamente mosqueado ou mosqueado de preto.
Os juvenis se assemelham às fêmeas, mas suas listras ou manchas são menos pronunciadas.
Esta espécie habita em savanas e campinas amazônicas, em solos arenosos ao norte do Amazonas e também das capoeiras e zonas rurais.
O uru-do-campo pode ser encontrado no Brasil em Roraima, no Amapá e norte do Amazonas, presente também nas Guianas, Venezuela, Colômbia e Equador.
Uru-de-topete
O uru-de-topete (Odontophorus stellatus) é uma ave galliformes da família Odontophoridae, que possui um característico penacho em cima de sua cabeça.
Este tipo de uru ocorre na Amazônia brasileira, leste do Peru e do Equador e também no noroeste da Bolívia.
A ave mede entre 24 e 28 cm de comprimento, com os machos da espécie sendo um pouco maiores que as fêmeas. Possui um amarelo que se destaca ao redor de seus olhos com um bico enegrecido.
Além disso, tem uma plumagem inferior castanha com pintas brancas, e uma plumagem superior em marrom oliva.
Se tratando de dimorfismo sexual a fêmea é mais escura que o macho, e também é um pouco menor.
Para defender seu ninho de predadores, o uru-de-topete constrói em meio a folhas secas no meio de raízes de árvores.
O uru-de-topete habita em florestas úmidas e de terra firme.