10 Tipos de zarro mais conhecidos no Brasil
Tipos de zarro são patos que pertencem a família Anatidae, os zarros representam tipos de patos-selvagens migratórios, este gênero compreende doze espécies, das quais três espécies, são aves reprodutoras regulares na avifauna da Europa Central.
Por outro lado há também dois tipos de zarro que são as espécies mais raras e são consideradas criticamente ameaçadas de extinção.
Hoje no blog dos pássaros vamos trazer aos nossos leitores algumas tipos de zarro e como diferenciar cada espécie.
Tipos de zarro
Zarro-malgaxe
O zarro-malgaxe (Aythya innotata) é uma espécie que tinha sido considerada extinta na década de 1990, porém espécimenes foram redescobertos no Lago Matsaborimena em Madagáscar em 2006.
E hoje este tipo de zarro se tornou é uma das aves mais raras do mundo, restando menos de 50 indivíduos.
O zarro-malgaxe é um pato de tamanho médio entre 42 e 56 centímetros de tamanho, os patos juvenis têm íris marrons e são de uma cor marrom pálida ou opaca ou castanha com um estômago mais escuro.
Com relação aos adultos são de cor mais escura, embora durante o primeiro inverno de um pato macho, sua íris fique branca.
Os machos reprodutores têm cabeça, queixo, garganta, peito e pescoço castanho-escuros, com marrom-escuro na parte superior do corpo, suas asas são marrom-escuras com uma barra branca.
Zarro-bastardo
O zarro-bastardo (Aythya marila) é encontrado norte da Europa e inverna sobretudo nas zonas costeiras Europa central, a Península Ibérica situa-se a sul da sua área normal de invernada e a espécie pode ser considerada um invernante muito escasso no território português.
Este tipo de zarro é um pato de tamanho médio, medindo de 42 a 51 cm, com envergadura de 71 a 80 cm e cabeça grande e arredondada.
O zarro-bastardo macho tem a plumagem reprodutiva tem a cabeça preta com reflexos verdes, o pescoço, o peito e a região caudal também são pretos, em vez disso, sua barriga e flancos são brancos.
Por outro lado, a fêmea é marrom claro, com flancos acinzentados claros e dorso cinza um pouco mais escuro, como característica mais marcante em sua aparência, possui uma grande área branca ao redor do bico.
Zarro-castanho
O zarro-castanho (Aythya nyroca) é uma espécie de pato mergulhador, do grupo dos zarros, que se caracteriza pela plumagem castanha, com as penas infracaudais brancas.
Esta espécie distribui-se sobretudo pelo leste da Europa, e em Portugal é raro, sendo observado anualmente em números muito reduzidos.
O macho reprodutor é um castanho rico e escuro na cabeça, peito e flancos com coberturas infracaudais de branco puro contrastantes, em vôo, a barriga branca e a mancha sob as asas são visíveis.
Por outro lado as fêmeas são mais opacas e marrons que os machos, e os macho tem um olho amarelo e as fêmeas têm um olho escuro.
Zarro-de-colar
O zarro-de-colar (Aythya collaris) é bastante parecido com o zarro-negrinha, distinguindo-se desta espécie pelo formato mais anguloso da cabeça, pela risca vertical branca no flanco e pela mancha branca no bico, perto da extremidade deste.
Este tipo de zarro é nativo da América do Norte, sendo bastante raro na Europa, onde contudo aparece com alguma regularidade nos meses de Outono e Inverno.
Além disso, em vôo, ambos os sexos podem ser identificados por listras cinzas em vez de brancas nas asas. A plumagem feminina (peito e ventre) é marrom com um tom cinza mais escuro (costas, asas e cabeça).
Ambos os sexos possuem bicos cinza-escuros com listras horizontais brancas proeminentes, os juvenis são semelhantes às fêmeas, mas sua coloração é mais difusa e as barras do bico são menos pronunciadas.
Zarro-negrinha
O zarro-negrinha (Aythya fuligula) distribui-se pelo centro e pelo norte da Europa, geralmente em lagos e rios de corrente lenta, em Portugal é um invernante pouco comum.
Além disso, o macho tem a plumagem preta e branca e possui uma crista, enquanto a fêmea é mais acastanhada e tem a crista reduzida, embora com alimentação variada apreciam sobretudo moluscos.
Zarro-comum
O Zarro-comum ( Aythya ferina ) é uma espécie de zarroa da família Anatidae que vive na Eurásia e África .
Este tipo de zarro é uma ave reprodutora da zona paleártica temperada. Portanto, é uma ave reprodutiva e anual em grandes partes da Europa Central.
No entanto, também se reproduz na zona mediterrânica, bem como nas águas salgadas e salobras das estepes e zonas desérticas.
É um pato mergulhador de tamanho médio com um pescoço relativamente curto e uma cabeça triangular característica. O zarro-comum tem 42-49 cm de comprimento e uma envergadura de 72-82 cm.
Zarro-americano
O zarro-americano (Aythya affinis) imaturo se assemelham às fêmeas adultas, mas são mais opacos e quase não têm branco na base do bico e ambos os sexos têm remiges secundários brancos, bico cinza-azulado com uma pequena unha preta na ponta e pés cinza.
Além disso, esta espécie de pato têm íris amarelo claro, enquanto as fêmeas são laranja a amarelo e variam com a idade e os juvenis são marrons.
Por outro lado os filhotes peludos se assemelham muito aos de espécies relacionadas, com partes superiores marrom-escuras e partes inferiores amarelo-claras, queixo, sobrancelhas e manchas dorsais.
Zarro-grande
O zarro-grande (Aythya valisineria) é uma espécie de pato mergulhador ossui uma plumagem que se assemelha à do pato ruivo e do zarro. Além disso, entre 1955 e 1993, a população do zarro-grande diminuiu 0,6% ao ano.
Além disso, este tipo de zarro tem uma cabeça distinta em forma de cunha e um pescoço longo e gracioso, o macho adulto tem bico preto, cabeça e pescoço castanho-avermelhados, peito preto, dorso acinzentado, garupa preta e cauda marrom-escura.
Zarro-australiano
O zarro-australiano ( Aythya australis) popularmente conhecido como cabeça-dura, pato de olhos brancos, ele é o único verdadeiro pato mergulhador encontrado na Austrália.
O zarro-australiano é visivelmente mais arredondados na forma geral do que a maioria dos patos, tanto o macho quanto a fêmea são castanho-chocolate bastante uniformes na parte superior, com flancos ruivos e partes inferiores brancas.
Este tipo de zarro é encontrado em regiões costeiras mais úmidas da Austrália, particularmente no sudeste, mas são conhecidos por se dispersarem até a Nova Guiné, Nova Zelândia e Ilhas do Pacífico.
Zarro-de-baer
O zarro-de-baer (Aythya baeri) é um pato mergulhador encontrado no leste da Ásia e residente no norte e centro da China.
O zarro-de-baer anteriormente foi criada no sudeste da Rússia e nordeste da China, migrando no inverno para o sul da China, Vietnã, Japão e Índia.
Além disso, esta espécie de zarro é categorizado como um animal selvagem protegido a nível nacional de primeira classe na China e uma espécie globalmente ameaçada de extinção.