Tirano de bico largo de cabeça prateada ( Platyrinchus platyrhynchos ) é um membro menor da família dos tiranos . com um comprimento corporal de 7,5 centímetros .
A espécie tem cabeça redonda e grossa com bico largo e curto, preto na parte superior e branco na parte inferior.
Hoje no blog dos pássaros vamos trazer aos nosso leitores algumas informações sobre essa maravilhoso pássaro e origem.
Devido à sua distribuição mais ampla e porque não há ameaças conhecidas para esta espécie, a IUCN classifica esta espécie como ( menos preocupante ) de menor preocupação.
Características do tirano de bico largo de cabeça prateada
Em média mede 10,5 cm de comprimento. A cabeça é cinza com uma pequena mancha branca na coroa; o dorso é marrom escuro; a garganta é esbranquiçada e as partes inferiores são ocre profundo.
A espécie tem cabeça redonda e grossa com bico largo e curto, preto na parte superior e branco na parte inferior. O pescoço é muito curto. A barriga é de cor amarelada. A área branca do queixo é particularmente marcante.
Reprodução do tirano de bico largo de cabeça prateada
Para construir o ninho, a fêmea usa samambaias e outras fibras vegetais, que ela constrói em um ninho esférico com seda de aranha.
O ninho é feito nas forquilhas das árvores mais altas, geralmente 1 a 2 metros acima do solo da floresta. A fêmea põe apenas 2 ovos, com 2 dias de intervalo.
A fêmea assume sozinha o negócio da criação. Ao cuidar dos filhotes, que abandonam o ninho após 2 semanas, ela é sustentada pelo macho.
Habitat do tirano de bico largo de cabeça prateada
Distribui-se desde o leste e sul da Colômbia, passando pelo sul da Venezuela, Guiana , Suriname , Guiana Francesa , Amazônia brasileira , leste do Equador, leste do Peru, até o noroeste e nordeste da Bolívia .
Esta espécie é considerada rara e local em seu habitat natural : no sub- bosque da floresta úmida de Terra Firme e nas florestas de solos arenosos, 5 abaixo dos 500 m de altitude .
Alimentação do tirano de bico largo de cabeça prateada
Alimenta-se principalmente de insetos , que captura na face inferior das folhas, geralmente a uma altura entre três e cinco metros do solo.
Estado de conservação
Devido à sua distribuição mais ampla e porque não há ameaças conhecidas para esta espécie, a IUCN classifica esta espécie como ( menos preocupante ) de menor preocupação.