Tirano pigmeu de cauda curta: características, reprodução, habitat, alimentação e canto
Tirano pigmeu de cauda curta (Myiornis ecaudatus) é uma espécie de ave da família dos Tyrannidae que pertence ao gênero dos Myiornis
É nativa da América do Sul , na bacia amazônica , no escudo das Guianas e no sopé nordeste da Cordilheira dos Andes . Não é apenas o menor papa-moscas, mas também o menor passeriforme do mundo.
Hoje no blog dos pássaros vamos trazer aos nosso leitores algumas informações sobre essa maravilhoso pássaro e origem.
O tirano pigmeu de cauda curta é na verdade um pássaro muito pequeno, comparável em tamanho a pequenos beija -flores . Mede em média 6,5 cm e pesa cerca de 4,2 g .
Características do tirano pigmeu de cauda curta
O tirano pigmeu de cauda curta é na verdade um pássaro muito pequeno, comparável em tamanho a pequenos beija -flores . Mede em média 6,5 cm e pesa cerca de 4,2 g .
Em vez disso, seu bico preto pontiagudo é desproporcionalmente longo, embora também pequeno, para um pássaro desse tamanho.
Além disso sua cabeça é cinza e tem bigodes enegrecidos e uma pequena mancha branca entre os olhos e o bico. O dorso é verde-oliva profundo e as asas são enegrecidas. Sua cauda é muito curta e também escura.
Suas partes inferiores são branco-amareladas com sombreamento esverdeado no peito e nos flancos, e as bordas internas das penas de vôo são amarelas. Ambos os sexos têm aparência semelhante.
Habitat do tirano pigmeu de cauda curta
O tirano pigmeu de cauda curta percorre a maior parte da bacia amazônica e norte e centro da América do Sul. Está presente no norte da Bolívia , norte e centro-oeste do Brasil , leste do Peru , sudeste e centro da Colômbia , leste do Equador , sul e sudeste da Venezuela , Guiana Francesa , Guiana , Suriname e Trinidad e Tobago .
É uma ave sedentária de densas florestas úmidas , embora ocasionalmente seja encontrada em bosques abertos e ao redor de árvores altas em clareiras.
É localmente bastante comum na maior parte de sua distribuição, mas não é fácil de ver devido ao seu tamanho e canto parecido com o de um sapo. Até 900 m de altitude .
Reprodução do tirano pigmeu de cauda curta
Eles constroem seu ninho em forma de bola com uma entrada lateral entrelaçando musgos e fibras vegetais. Eles os situam em alturas entre 1 e 8 metros, e nunca perto do dossel da selva. A fêmea geralmente põe dois ovos brancos com manchas acastanhadas.
Alimentação do tirano pigmeu de cauda curta
O tirano pigmeu de cauda curta alimentam-se exclusivamente de insetos
Canto do tirano pigmeu de cauda curta
A música deles consiste em repetidos ” crik ” ou ” sriip? » que podem ser confundidos com cantos de grilos ou sapos.
Comportamento
O tirano pigmeu de cauda curta costuma capturar insetos entre as folhas das árvores. Ocasionalmente, pode pegar insetos em vôo depois de persegui-los, permanecendo muito quieto.
Os movimentos de voo deste minúsculo pássaro são um pouco semelhantes aos dos insetos, embora mais vigorosos. Suas mudanças repentinas de direção em vôo dificultam o acompanhamento com os olhos.