Tiriba-de-cara-suja: características, reprodução, alimentação, habitat e ameaças
Tiriba-de-cara-suja (Pyrrhura griseipectus) é uma espécie de papagaio que pertencem a familia Psittacidae, também conhecido como tiriba-de-peito-cinza ou periquito-cara-suja.
Hoje no blog dos pássaros vamos trazer aos nosso leitores algumas informações sobre essa maravilhoso pássaro e origem.
Além disso, esta espécie vive em matas secas que ocorre na Bolívia, Paraguai, Argentina e em parte do Centro-Oeste do Brasil.
Características da tiriba-de-cara-suja
A tiriba-de-cara-suja medi cerca de 27 cm de comprimento, com o alto da cabeça pardo e cauda com parte superior vermelha.
Os sexos são iguais e os adultos da subespécie nominal P. m. molinae são marrons opacos da testa à nuca e têm bochechas verdes, protetores de orelha monótonos e um anel branco cremoso de pele nua ao redor dos olhos.
Além disso, as suas partes superiores são verdes, e o queixo, a garganta e as laterais do pescoço são escamosos, marrons e esbranquiçados.
Seu abdômen é avermelhado e seus flancos inferiores e área cloacal são verdes, sua asa é predominantemente verde com penas de voo azuladas, sua cauda é avermelhada opaca.
Reprodução da tiriba-de-cara-suja
A estação reprodutiva ocorre durante a estação chuvosa, quando a fêmea põe de cinco a oito ovos em tocas cavadas por pica-paus, eles também usam tocas de pica-pau para dormir.
Habitat
A tiriba-de-cara-suja habita florestas em áreas de elevada altitude na sua restrita área de distribuição, compartilhando-a com poucas espécies similares.
Ameaças
A maior ameaça para a espécie é o comércio de vida selvagem, e provavelmente há mais animais em cativeiro do que na natureza.
Rebanhos inteiros são capturados nas reentrâncias à noite e vendidos em feiras secretas. Afinal, o desmatamento e a especulação imobiliária rapidamente lotaram seu habitat.
Fotos da tiriba-de-cara-suja
Distribuição geográfica
A tiriba-de-cara-suja é endêmica do Brasil, a maior parte dos registros atualmente são para o estado do Ceará, destacando, Serra de baturité, Quixadá e Ibaretama, também nos estados de Pernambuco, Paraíba e Alagoas.