O tiriba-grande ( Pyrrhura cruentata) é uma espécie de papagaio da família dos psitacídeos conhecido também como cara-suja e fura-mato-grande.
Hoje no blog dos pássaros vamos trazer aos nosso leitores algumas informações sobre essa maravilhoso pássaro e origem.
O tiriba-grande é bastante distinto e globalmente ameaçado, é encontrado nas florestas úmidas e bordas, geralmente em grupos.
Além disso, esta espécie possui a cauda longa, é predominantemente verde, com a coroa e bochechas castanho-avermelhada, orelhas amarelas, peito azul, barriga e sob a cauda vermelhos.
Características do tiriba-grande
O tiriba-grande é uma ave que mede 30 cm de comprimento, é a maior espécie do gênero Pyrrhura.
Esta é uma espécie que pode ser sintópico com a tiriba-de-testa-vermelha e a tiriba-de-orelha-branca, da qual se distingue pelo tom mais claro das auriculares e pelo píleo marrom escuro.
Alimentação
Esta espécie se alimenta de fruto da figueira, do fruto e flor do jambeiro, do fruto da goiabeira e dos frutos da aroeira-vermelha.
Habitat
O tiriba-grande é encontrado da Mata Atlântica montanha às florestas úmidas das baixadas litorâneas, em matas de tabuleiro entre 0 e 400 m de altitude e, mais raramente, alcança os 920m no interior de Minas Gerais.
Ameaças
O desmatamento extenso e contínuo explica sua atual distribuição fragmentada. Sua aparente tolerância a plantações de cacau sombreadas oferece pouca esperança, já que as técnicas de sombreamento incluem o uso de bananeiras e erythryna em vez de floresta em pé desde a década de 1980, e os preços instáveis levaram a uma mudança para o pastoreio.
Muitas populações remanescentes são agora afetadas por ameaças específicas do local, como B. Conflitos entre a conservação do habitat e os direitos das comunidades locais no Parque Nacional Monte Pascoal.
A captura de aves engaioladas para comercialização é um fenômeno relativamente novo, mas a espécie é rara no mercado nacional e internacional.
Fotos do tiriba-grande
Distribuição geográfica
O tiriba-grande é endêmica do Brasil, ocorre no sul da Bahia, Minas Gerais, Espírito Santo e Rio de Janeiro.