Tiriba-pérola: características, alimentação e habitat
Tiriba-pérola ( Pyrrhura lepida) é uma ave da família Psittacidae, é considerada vulnerável e esta sob grave pressão de exploração.
Hoje no blog dos pássaros vamos trazer aos nosso leitores algumas informações sobre essa maravilhoso pássaro e origem.
Além disso, esta ave é endêmico do centro e norte do Maranhão, este pequeno periquito é praticamente desconhecido em campo.
A tiriba-pérola encontrado nas florestas úmidas e suas bordas e em florestas secundárias antigas, onde geralmente é vista voando na subcopa em grupos barulhentos ou comento silenciosamente em árvores com frutos.
Características da tiriba-pérola
A tiriba-pérola é uma ave que mede 24 centímetros de comprimento e pesa entre 80 e 102 gramas.
Além disso, a espécie foi separada recentemente da tiriba-de-barriga-vermelha, o adulto tem o manto verde e a coroa é de coloração cinza amarronzado escuro, a face é verde com uma mancha azul e apresenta a região auricular de coloração cinza claro.
Os olhos são marrom escuro e apresentam anel orbital branco distinto, o bico em forma de gancho característico das aves deste gênero é cinza escuro.
O Peito superior e garganta apresentam aparência escamada mas nunca na quantidade encontrada na tiriba-do-xingu, fundindo-se com azul em direção ao ventre.
A porção inferior do ventre é verde tingido de azul e vermelho, as penas rêmiges primárias são de coloração azul escuro, enquanto que as secundárias são azul-esverdeado.
Alimentação
tiriba-perola
A tiriba-pérola se alimenta de pequenos frutos e sementes no dossel e no subdossel de florestas úmidas e matas de transição.
Habitat
É encontrada nos estados do Pará, Maranhão e Tocantins, incluindo a parte florestada (oeste) da Ilha do Marajó, e é limitada a leste pelo rio Araguaia-Tocantins.
A tiriba-pérola vive nas florestas úmidas e florestas de transição da Amazônia oriental. Vive em pequenos bandos de até 10 indivíduos, voando rapidamente no dossel e sob o dossel.
Distribuição geográfica
A tiriba-pérola é endêmica do Brasil, ocorre no Pará, Maranhão e Mato Grosso.