Tiziu: características, comportamento, reprodução, alimentação e canto
O Tiziu (Volatinia jacarina) é uma ave neotropical da família Thraupidae que ocorre do sul do México até a Argentina, conhecido como bate-estaca, serrador e serra-serra.
Hoje no blog dos pássaros vamos trazer aos nosso leitores algumas informações sobre essa maravilhosa ave e origem.
Além disso, esta ave é observada em todas as regiões do Brasil, sendo muito comum em áreas de vegetação antropomorfizada.
Características do tiziu
O Tiziu é um pássaro que possui 12 centímetros de comprimento e pesa cerca de 100 gramas.
Esta espécie é sexualmente dismórfica, ou seja, os machos diferem das fêmeas.
O macho é todo preto com um brilho azul metálico, exceto para uma pequena mancha branca nas partes subaxilares.
Além disso, as fêmeas jovens são de cor marrom, quando as fêmeas de tiziu atingem a maturidade sexual tornam-se marrom-oliva na parte superior, marrom-amarelada na parte inferior, com peito e laterais escuros.
O macho muda de plumagem 2 vezes por ano, a primeira mudança ocorre após a época de reprodução quando ele perde a plumagem azul-preta da cabeça, dorso e peito e fica marrom assim Fêmeas.
Ele fará a muda novamente antes da época de reprodução e terá penas preto-azuladas, mostrando que está pronto para acasalar.
Alimentação do tiziu
O tiziu é um pássaro que se alimenta de sementes de ciperáceas e gramíneas, como a braquiária, ele também captura insetos como cupins e formigas.
Além disso, ele costuma frequentar comedouros de sementes como painço, alpiste e quirela de milho fininha.
Por outro lado em cativeiro é necessário oferecer uma boa mistura de sementes, composta por exemplo com 50% de alpiste, 30% de painço amarelo, 10% de níger.
Reprodução
Sua época de reprodução no cerrado coincide com a estação chuvosa de novembro a março, quando a disponibilidade de recursos é maior, principalmente insetos, fonte de proteína essencial para o crescimento dos jovens, e sementes de gramíneas, principal fonte de alimento para os adultos.
No final Durante a estação reprodutiva, a maioria dos indivíduos deixa a região e só retorna na estação reprodutiva seguinte.
No entanto, no Pará, por exemplo, a reprodução pode continuar ao longo do ano.
Comportamento
Além disso, durante os meses de novembro a abril, bandos de Tiziu migram para o planalto central brasileiro.
Com a chegada destes é seguida pela exibição de displays sexuais e demarcação de pequenos territórios de 13,0 a 72,5 m2.
Canto de tiziu
Muitos gosta de escutar um tiziu cantando, apesar de seu canto ser curto, esganiçado e estereotipado.
Portanto, quando ele abre o bico, acaba emitindo seu canto característico “ti” “ti” “Tiziu” acredita-se que é para chamar a atenção da fêmea e delimitar o seu território.
Além disso, a fêmea de Tiziu não canta, só vocaliza um piado, sendo que este piado de fêmea é muito utilizado para esquentar os machos.
Fotos do tiziu
Habitat e distribuição geográfica
Esta espécie habitat em áreas abertas, capinzais, jardins, savanas, capoeiras, campos, campos cultivados, beira dos brejos e perto de habitações.
No entanto, ela também pode ser encontrada em todo o Brasil e em todos os países da América do Sul, no México e no Panamá.