Tochã-cinzenta ( Chauna torquata ) é uma espécie de ave da família Anhimidae da ordem das aves aquáticas Anseriformes.
É grande, com cerca de 75 cm do bico à cauda, e é considerado um símbolo dos pampas .
Hoje no blog dos pássaros vamos trazer aos nosso leitores algumas informações sobre essa maravilhoso pássaro e origem.
É membro de uma família de aves exclusiva da América do Sul e está relacionada com cisnes e gansos ., embora à primeira vista não se pareça com nenhum dos dois grupos.
Características do tochã-cinzenta
O tochã-cinzenta é uma das maiores aves do sul da América do Sul, com 83 a 90 cm de comprimento e pesando cerca de 4,4 kg. Sua asa plana mede 50 a 57 cm, Sua cauda 22 a 26 cm. E seu colmo 4,0 a 5,4 cm.
Eles são robustos com uma cabeça desproporcionalmente pequena e um bico marrom acinzentado “semelhante a uma galinha”. Os sexos têm a mesma plumagem.
A cabeça e as partes superiores são cinza com um “colar” preto aveludado ao redor da base do pescoço. Suas asas e cauda são escuras e a asa tem duas esporas afiadas em suas mãos .
A frente do pescoço, o peito e os lados são de um cinza pálido levemente manchado e com listras brancas. Sua barriga é cinza claro ou branco sem marcas. Suas pernas e pés são rosados.
Habitat do tochã-cinzenta
Habita zonas húmidas tropicais e subtropicais, incluindo lagos, pântanos e prados inundados com árvores dispersas.
Distribuição geográfica
O tochã-cinzenta é encontrado da metade oriental da Bolívia ao sul da Argentina até a província de Buenos Aires e do leste pelo Paraguai até o sudoeste do Brasil e Uruguai. Também foi documentado como vagabundo no sudeste do Peru.
Reprodução do tochã-cinzenta
O tochã-cinzenta forma laços de pares de longo prazo que, em alguns casos, duram por toda a vida. Machos e fêmeas cortejam com envaidecimento mútuo e dueto.
Eles constroem um grande ninho de gravetos e juncos perto de águas rasas e geralmente nidificam no mesmo local por vários anos. O tamanho típico da ninhada é de três a cinco ovos, mas pode ter até sete; os ovos são postos em outubro e novembro.
Ambos os pais incubam os ovos e cuidam dos filhotes. O período de incubação é de 43 a 46 dias; a emplumação ocorre oito a dez semanas após a eclosão e os filhotes são independentes após cerca de 12 semanas.
Alimentação do tochã-cinzenta
O tochã-cinzenta se alimenta de folhas, caules e sementes de plantas aquáticas e também de algumas culturas. Eles geralmente pastam como gansos, mas foram vistos cavando em busca de comida. Rebanhos de até cerca de 100 forrageiam juntos na estação não reprodutiva.
Canto do tochã-cinzenta
O “chamado de trombeta alto, não melodioso e de duas notas” do gritador sulista foi ainda descrito como “um baixo, gutural, quase latido, breve oh-WOOOW que também soa às vezes como be-SERK “.
As chamadas das fêmeas são um pouco mais fracas e mais agudas do que as dos machos. Os gritadores chamam tanto em vôo quanto quando empoleirados, e a chamada pode ser ouvida a até 3 km.