Topetinho-verde: características, habitat, reprodução, alimentação e canto
Topetinho-verde (Lophornis chalybeus) é uma especie de ave da família dos Trochilidae que pertence ao gênero dos Lophornis.
Hoje no blog dos pássaros vamos trazer aos nossos leitores algumas informações sobre essa maravilhoso pássaro e origem.
E endêmica da região sudeste do Brasil nos estados do Espírito Santo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, São Paulo, Paraná e Santa Catarina, o estoque é classificado pela IUCN como ” quase ameaçado ” .
Características do topetinho-verde
A Topetinho-verde tem 7,5 a 9,1 cm de comprimento; os adultos pesam cerca de 3 g, ambos os sexos têm um bico curto, reto e preto.
Suas partes superiores são verde-bronzeado com uma faixa clara na garupa, sua garupa inferior e abrigos infracaudaissão de bronze arroxeado e sua cauda é de cobre arroxeado com pontas claras nas penas externas.
Os machos adultos têm uma testa verde iridescente com uma faixa de penas pretas duras ao redor, eles têm tufos verdes nas bochechas com pontas brancas e uma juba ao redor do bico e do queixo que é verde brilhante com pontas brancas.
O peito é esbranquiçado com listras pretas e o ventre marrom acinzentado com uma faixa preta no meio, a fêmea adulta tem as bochechas enegrecidas sem os tufos do macho, mas com um “bigode” branco.
Seu queixo é amarelo-claro com uma mancha escura no centro e o restante da parte inferior é marrom com escamas esbranquiçadas, os juvenis são semelhantes à fêmea adulta.
Habitat do topetinho-verde
Habita florestas primárias e secundárias úmidas e também cerrado . Em elevação, varia do nível do mar até 1.000 m.
Distribuição geográfica
A topetinho-verde é encontrada no sudeste do Brasil, do sul do Espírito Santo até Santa Catarina, vários registros no nordeste da Argentina não foram confirmados, então o Comitê de Classificação Sul-Americana da American Ornithological Society (SACC) o lista como hipotético naquele país.
Reprodução do topetinho-verde
Os topetinho-verde masculinos exibem para as fêmeas pairando e queimando as penas da testa e da bochecha. A época de reprodução foi relatada por diferentes autores como de agosto a novembro, mas também de outubro a fevereiro.
O ninho é uma xícara de penugem de planta macia e geralmente é pendurado na ponta de galhos finos entre 2 e 5 m acima do solo. A fêmea incuba a ninhada de dois ovos por 13 a 14 dias; o emplumamento ocorre cerca de 22 dias após a eclosão.
Alimentação do topetinho-verde
A dieta da topetinho-verde é néctar e pequenos insetos. Alimenta-se pairando para retirar o néctar de uma grande variedade de flores, mas também pode perfurar a base das flores para “roubar” o néctar.
Canto do topetinho-verde
A topetinho-verde é quase toda silenciosa. Dá “um pequeno ‘tsip’ ou ‘chip'” durante a alimentação. Suas asas fazem “um zumbido baixo de abelha” ao pairar.