Torcicolo (Jynx torquilla) é uma espécie de pica-pau pertencente à família dos picídeos, é uma das duas espécies existentes de aves do gênero Jynx, a outra é o torcicolo-de-garganta-castanha.
O torcicolo também é conhecido como papa-formigas, cabeça-de-cobra, doudinha, formigueiro, gira-pescoço, peto-formigueiro e peto-da-chuva.
Hoje no blog dos pássaros vamos trazer aos nosso leitores algumas informações sobre essa maravilhoso pássaro e origem.
Visitante de verão pouco comum a relativamente comum, ocorre em regiões quentes e invernos na África e em pequeno número na Península Ibérica.
Características do pássaro torcicolo
O torcicolo é uma pequena ave da família dos pica-paus, esta espécie tem a plumagem castanha e cinzenta tem um aspecto críptico, tornando esta ave difícil de detectar, especialmente quando pousada nos troncos das árvores.
O canto característico que o torcicolo emite na primavera é o principal meio de detecção desta espécie, ele também tem uma faixa preta larga que corre da coroa até ao dorso.
Alimentação
Esta ave se alimenta no solo, sondando-o com a sua língua longa enquanto procura formigas, ele também salta com movimentos deliberados e algo bruscos, abrindo com frequência a cauda e girando a cabeça.
Além disso, não se parece com nenhuma outra ave europeia, mas a sua plumagem críptica e hábitos letárgicos podem fazer com que não se repare nele.
Habitat
O torcicolo prefere habitar em terrenos abertos com árvores dispersas, pomares e terrenos agrícolas.
Onde encontrar o pássaro torcicolo
O torcicolo é uma ave distribuída pelo estado do Nordeste, é uma ave essencialmente estival, presente entre os meses de abril a outubro, embora seja ocasionalmente observada no sul do país durante o inverno.
Já nos meses de abril e maio, o torcicolo é mais fácil de ser observado devido à maior atividade vocal nessa época do ano.