Torda-anã: espécies, características, reprodução, alimentação, curiosidades e habitat
Torda-anã (Alle alle) é uma ave marinha que pertence a família Charadriidae, também conhecido como batuíra, batuiruçu-de-axila-preta e maçarico.
Hoje no blog dos pássaros vamos trazer aos nossos leitores algumas informações sobre essa maravilhoso pássaro e origem.
Esta ave nidifica nas regiões árcticas em latitudes muito elevadas (80 graus N) e inverna normalmente no mar acima do Círculo Polar Árctico (por exemplo no Mar de Barents, no estreito da Dinamarca e no Mar da Noruega).
Subespécies
A torda-anã possui três subespécies reconhecidas:
– Pluvialis squatarola squatarola: ocorre no extremo nordeste da Europa, norte da Ásia até o noroeste da América do Norte
– Pluvialis squatarola tomkovichi: ocorre na ilha de Wrangel na costa da Sibéria;
– Pluvialis squatarola cynosurae: ocorre na costas e nas ilhas da região ártica do Canadá; no inverno é encontrado ao longo das costas da América do Norte até a América do Sul.
Características da torda-anã
A torda-anã mede entre 27 e 31 centímetros de comprimento, sua bojo está entre 71 e 83 centímetros, seu gravidade entre 165 e 395 gramas.
Esta é uma ave suficiente igual ao seu congenérico batuiruçu, difere na plumagem de consolação pela fita ou atilho superciliar branca menos visível e de tons mais apagados, afora de receber o ponta levemente mais grosso.
Em voo, destaca-se uma largo mancha negra sob as asas, nas axilares, em plumagem pós e pré-nupcial, os machos exibem as partes inferiores anegradas, quanto seu congenérico, tacha o lombo é maculoso em tons alvinegros sem pálido algum, e o ventre é branco.
Alimentação
A alimentação desta ave consiste em insetos, crustáceos e vermes que encontra na areia ou na lama do litoral.
Habitat
A torda-anã habita em regiões de campos, ocupando também regiões de praias.
Reprodução da torda-anã
Esta espécie de torda pode cerca de 2 ou 3 ovos, que choca durante 20 dias, mais ou menos, e aninha durante o verão do hemisfério norte, na região ártica do Alasca e do Canadá.
Além disso, os filhotes migram também para o sul, quando se aproxima o inverno daquela região.
Curiosidades
Apesar de ser uma ave que pequeno porte, a torda-anã vai e volta do hemisfério norte todo o ano, percorrendo mais de 20.000 km em cada viagem.
Fotos da torda-anã
Distribuição geográfica
No Brasil, a torda-anã pode ser encontrado de setembro a maio nas praias e em toda a costa atlântica e também no litoral de todos os outros continentes.