Torda-mergulheira (Alca torda) é uma ave da família Aukidae e o único membro do gênero Alca também conhecido como Razorbill.
A Torda-mergulheira é um auk de construção poderosa com um bico alto e comprimido lateralmente e uma cauda incomumente longa para um auk.
Na água e em voo, lembra os guillemots , dos quais difere, porém, pelo bico mais poderoso e pela cauda mais longa. Em terra, o Razorbill anda e se empoleira em uma postura ereta.
Hoje no blog dos pássaros vamos trazer aos nosso leitores algumas informações sobre essa maravilhoso pássaro e origem.
Na Europa Central , a torda-mergulheira é uma ave local de reprodução e verão. Os hóspedes de inverno também ficam regularmente nas costas do Mar do Norte e do Leste. O Razorbill foi listado como Quase Ameaçado pela IUCN desde 2015.
Características da torda-mergulheira
Os animais adultos medem de 38 a 43 cm de comprimento e têm uma envergadura de 60 a 69 cm. Pesam entre 600 e 800 gramas, o que é cerca de 22% mais leve que os guillemots , que se parecem com eles, pelo menos para o observador de pássaros inexperiente .
O dimorfismo sexual é apenas ligeiramente pronunciado. Na plumagem reprodutiva, o dorso e a cabeça são pretos, e a barriga e a parte inferior das asas são brancas.
Uma fina linha branca vai do olho até o bico superior. O bico é preto com uma linha vertical branca proeminente logo antes das narinas.
O vestido simples é basicamente igual à plumagem, mas a garganta, as laterais do pescoço e o rosto atrás dos olhos são brancos. As linhas brancas na cabeça e no bico são menos proeminentes ou ausentes.
Os juvenis têm plumagem semelhante à plumagem simples. No entanto, seu bico é mais curto, mais estreito e puramente preto.
Reprodução da torda-mergulheira
A torda-mergulheira retornam às suas colônias de reprodução entre o final de fevereiro e maio, dependendo da latitude. A fidelidade do incubatório é muito alta e chega a 91,5%.
O torda-mergulheira nidifica na costa, em falésias ou em praias planas cobertas de penedos. Raramente os razorbills constroem seus ninhos livremente em saliências rochosas. Normalmente, o ninho é encontrado em uma cavidade ou nicho na rocha.
O período de incubação é muito variável e dura entre 28 e 43 dias, o que provavelmente se deve à diferente intensidade de incubação no início da estação reprodutiva, bem como às influências climáticas.
Os filhotes abandonam o ninho em média 17 a 18 dias. Eles então usam seu segundo vestido de penugem, o chamado mesoptile , que é formado por penas intermediárias com uma haste mais grossa e raios semelhantes a penugem.
Habitat da torda-mergulheira
A faixa de reprodução do torda-mergulheira inclui as costas boreais e subárticas do Atlântico Norte entre 43° e 73° de latitude norte. A área de distribuição sobrepõe-se fortemente à dos guillemots.
Ao contrário desta espécie , o torda-mergulheira só é encontrado no Atlântico Norte. O foco de distribuição é na Islândia, onde cerca de 65 a 70% da população mundial se reproduz.
Outros 20 por cento se reproduzem nas Ilhas Britânicas e 10 por cento da população global está distribuída em pequenas colônias principalmente no Canadá e na Noruega .
No inverno, os pássaros europeus migram para o Mediterrâneo ocidental e os americanos para a Terra Nova e a Nova Inglaterra .
Os movimentos migratórios são, portanto, mais pronunciados do que em outros auks que se reproduzem no Atlântico. Eles retornam aos seus criadouros em março.
Alimentação da torda-mergulheira
A dieta do torda-mergulheira consiste principalmente em peixes como arenque , galeota e espadilha , mas também crustáceos e vermes marinhos.
Fotos da torda-mergulheira
Estado de conservação da torda-mergulheira
Sua área de distribuição é extremamente grande, mas seu número está diminuindo. Está listado como uma espécie moderadamente ameaçada na Lista Vermelha da IUCN . Protegido na Hungria, seu valor de conservação da natureza é HUF 25.000.