O tordo (Turdus philomelos) é um pássaro canoro conhecido como tordo-comum, tordo-músico ou tordo-pinto ele pertence a família dos Turdídeos.
Hoje no blog dos pássaros vamos trazer aos nosso leitores algumas informações sobre essa maravilhosa ave e origem.
Além disso, esta ave possui a coloração acastanhada e tem várias espécies de pássaros são chamadas de tordo, mas os tipos mais conhecidos são o tordo-americano e o tordo-europeu.
Características do tordo
O tordo é uma ave pequena, com 20 a 22 cm de comprimento, a plumagem apresenta um tom castanho liso na parte superior do corpo e tom branco-amarelado, malhado de preto, na parte inferior.
A face inferior das asas apresenta cor amarela-ferrugínea, perceptível em voo.
Distingue-se bem do tordo-ruivo por não possuir listras brancas na cabeça, os dois sexos apresentam morfologia semelhante.
Tolera habitats frios, úmidos e ventosos, mas não os áridos muito quentes ou os habitats frequentemente gelados.
É uma ave tímida e nervosa na presença do Homem, o seu voo é rápido e os indivíduos são normalmente solitários, podendo formar pequenos grupos de alimentação e reprodução.
Reprodução do tordo
O ninho é feito de palha e terra, é bastante espaçoso e a fêmea põe entre 4 e 5 ovos, o que leva 15 dias para eclodir.
Enquanto choca os ovos, ela também cuida da alimentação, quando os filhotes nascem, os dois membros do casal vão em busca de comida.
Alimentação
O tordo é um pássaro omnívoro, consumindo uma grande variedade de invertebrados, especialmente minhocas e caracóis, assim como bagas e drupas.
Distribuição geográfica e habitat
Esta espécie encontra-se um pouco por toda Europa e norte de África e foi também introduzida por volta do século XIX na Austrália e Nova Zelândia, registando-se atualmente três subespécies.
Em Portugal pode ser encontrado em locais como matas ribeirinhas, bosques, florestas e até jardins e parques densamente arborizados.
Espalhados por todo o território nacional, desde as zonas mais altas até ao litoral, embora na época de nidificação prefira a zona do Minho e Tras os Montes.
Nenhuma outra espécie de ave selvagem Portuguesa sofre tantas perdas as mãos dos caçadores estima-se que todos os anos sejam mortos entre seis a oito milhões de Tordo em Portugal.
Canto do tordo
Abundância e calendário
Como criador, o tordo tem uma distribuição limitada no norte do país, que se expandiu para sul nos últimos anos.
A partir de outubro, com a chegada de um grande número de invernantes, a espécie pode ser vista em toda a área.
É uma das espécies mais comuns mortas por caçadores.